+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Pessoal, bom dia/boatarde/boanoite;


    Sou iniciante, estou a pouco tempo estagiando em um ISP e estou com dúvidas em como colocar um servidor Radius no ar para autenticar o acesso de clientes, já fiz muita coisa, preciso de uma orientação, vou colocar os passos que já fiz, ( inclusive ja segui por várias vezes o Wiki mas ainda estou com dúvidas..)

    -Uso o Debian,
    Já instalei e configurei, SSH, IPtables, Apache, Mysql,Phpmyadmin e freeradius.

    Já baixei e configurei o Freeradius com as tabelas que são fornecidas no Wiki.
    ( nas - radacct - radcheck - radgroupcheck - radgroupreply - radpostauth - radreply - usergroup )

    E agora, oque faço? Como configuro o MK para que ele interaja e como é feito a adição de usuários no PHPmyadmin..

    Obrigado!
    Att.
    -----------------
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	45,0 KB
ID:      	25697

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Cara, use um programa assim... é só instalar em sua estrutura já pronta
    PHPRadmin
    phpRADmin | Download phpRADmin software for free at SourceForge.net

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Entendi, estou vendo o site, vou baixar para testa-lo, mas me responda, desculpe minha ignorância, mas posso comunicar com os Mikrotiks? Preciso de orientação quanto a isto..
    Grato pela ajuda!

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    acompanhando

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Rapaz, o trem ai eh bem complicadinho... pra voce colocar rodar essa autenticação precisas aprender pra que serve cada tabela no DB... Algumas soh verificam os dados como login e senha, e outras retornam informaçoes pro mkt, como ip, velocidade... Terias que criar um frontend pra adicionar os dados e dpois alterar. Faz muito tempo que nao trabalho com isso, mas pra comunicar com o mkt precisa de um dicionario que vc acrescenta ao radius. Nao lembro se o freeradius ja possui ela por padrao.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    O freeradius já possui o dicionário sim, da uma lida nesses links que ja vai te dar quase tudo o que você precisa:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Router...Authentication

    https://under-linux.org/f210/mikroti...n-senha-96721/

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...aaa_radius.php

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP


    arthurdduarte para o freeradius conversar com o mikrotik vc deve cadastrar o ip do servidor freeradius com a senha no mikrotik, na opção radius, apos isso é so ip no ppp / secrets, na opção ppp Authentication & Accounting e marcar a opção use radius.

    Qualquer duvida é so pedir.
    msn: [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Certo, já fiz a configuração no Winbox, coloquei la no RADIUS, apontei ele para o Servidor onde está instalado o Freeradius.
    Estou vendo um servidor já desativado aqui da empresa com freeradius+phpmyadmin.
    Dai vou analisar aqui, mas sugestões e dicas são bem vindas.rs
    ---
    FallenAngel, vou ler com bastante atenção as páginas que você me passou e vamos trocando informações aqui.
    Farias - estou vendo o soft que voce me passou no link.

    Att.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    Acompanhando, também tenho interesse, dúvidas e curiosidade pelo tema.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    SOLUÇÂO:

    O PROBLEMA SE DEVE AO FATO DE O SOFTWARE WINBOX DA MIKROTIK QUE EU ESTAVA UTILZIANDO USAR MÉTODO DE ENCRIPTAÇÃO CHAP NAS SENHAS, ENTÃO TEM DE SER ADICIONADO PARAMETROS PARA RECONHECER CHAP.

    RECOMENDO A LEITURA DESTE TCC SOBRE SERVIDOR RADIUS.
    http://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/RSS/TCCRSS08B/Julio%20Kuten%20-%20Artigo.pdf

    O
    que foi feito foi o seguinte:

    Em NAS:
    Adicione o NAS que irá requisitar.
    ID - nasname - shortname - type - ports - secret
    1 192.168.8.100 MK-NAS Mikrotik 0 senhasecreta

    - server - community - description
    NULL NULL NULL

    Depois cadastre os usuários em radcheck, e em radgroupcheck - o grupo a qual pertence um usuário que se autentique por exemplo usando CHAP terá nos campos abaixo os seguintes valores.

    ID - groupname - attribute - op - value
    1 grupo_CHAP Auth-Type := CHAP

    E em radusergroup cadastra os usuários pertencentes a um determinado grupo.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    So uma pergunta, nao era mais facil vcter mudado no mikrotik o metodo de autenticação para PAP ao invez de fazer tudo isso???


    Att.
    Claudio

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    O Mikrotik pode sim trabalhar com vários métodos de autenticação, como CHAP/PAP...
    mas o Winbox não, eu não sabia disto, mas por exemplo - para permitir somente usuários de determinado grupo acessarem os equipamentos precisei fazer isto.

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida: Servidor de autenticação Freeradius para ISP

    TÓPICO SOLUCIONADO.

    SOLUÇÃO ESTÁ NESTE LINK ABAIXO - ABRAÇOS A TODOS DO FÓRUM!
    https://under-linux.org/f143/duvida-parametros-para-conexao-pppoe-no-radius-150367/#post568363


    a
    tt..