Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Se entendi direito o que você quer acredito que seja possível sim. Não diretamente mas creio ser possível.
    Só não tenho ambiente para esse tipo de teste aqui.

  2. #22

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Se entendi direito o que você quer acredito que seja possível sim. Não diretamente mas creio ser possível.
    Só não tenho ambiente para esse tipo de teste aqui.
    Então Minelli, obrigado por responder, a idéia é liberar cache "full" de acordo com a capacidade de cada interface...
    tive pensando nisso, criar uma queue tree para cada interface e setar o total de download conforme a capacidade da interface, será q mais alguem já tentou isso? assim que testar posto o resultado..

  3. #23
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Creio que ninguém tenha tentado já que é algo não politicamente correto.

  4. #24

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Última edição por m4d3; 10-08-2011 às 22:54.

  5. #25

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Se não conseguiu ainda por aqui eu consegui fazer:

    Cache Full com ThunderCache 7

  6. #26

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Realmente, informação de qualidade tem feito pouca diferença pra maioria, talvez menos de 5% consiga ler um texto com mais de duas linhas e depois implementar com sucesso tendo ajuda do fórum.

    Muito triste...
    Última edição por m4d3; 11-08-2011 às 10:48.

  7. #27
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    minelli, uma coisa que nunca entendi.

    É para usar o TOS ou procurar pacotes com conteudo X-Cache: Hit ?

    Lembrando que essa solução não resolve o seguinte problema (que pode dar galho para quem tem link pequeno) : O squid, na hora de fazer download, vai buscar sem controle de banda nenhum.

    A banda é controlada na hora que o squid manda dele para o cliente, não na hora que o servidor remoto manda para o squid. O que é amenizado pelo fato do squid transferir pedacos do arquivo de cada vez e não o arquivo inteiro.

    Mesmo assim a minha solução no FreeBSD acredito ser superior, pois controla a banda do próprio squid.

    internet <-> controle da banda 1 (com up/down) <-> squid <-> controle de banda 2 (up/down) <-> cliente

    Podendo cadastrar duas bandas de up/down por cliente (por exemplo, 64/128 depois do squid e 256/1024 antes do squid). A banda é controlada MESMO que quem esteja fazendo download seja o squid, e é controlada POR CLIENTE, de tal forma que nunca o squid satura o link.

    Nunca vi isso no mikrotik.

    Mata essa charada minelli.
    As regras são um exemplo que devem ser adaptadas de acordo com a rede, logo em alguns casos (dependendo do proxy usado) ele poderá marcar com DSCP(TOS) ou por Comment.

    As regras aqui apresentadas são referencia ao titulo do tópico logo a "limitação do proxy para o cliente" e não a velocidade que o proxy baixa da internet.
    Mas para informa-lo é possível sim ter o controle do proxy para a net e do proxy para o cliente e fazer como você quer. Tenho isso em alguns clientes em pleno funcionamento e rodando 100% a alguns anos já.

    Agora sou claro se pensa que vou postar aqui qualquer coisa sobre isso esqueça pois chamais o farei.

  8. #28
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    minelli, tem alguma coisa errada no teu exemplo.

    O cliente vai ter por exemplo 1024kb da assinatura, MAIS 10mb/sec do que vier do cache, confere ? Fazendo o cliente ficar com 11mb/sec.

    Por que o exemplo que eu dei vai limitar a 10mb/sec combinado (tanto não cache hit, quanto cache hit) e no máximo 1mbit/sec se não for cache hit. Justamente por isso um queue deve ser filho do outro...
    Opá vamos reanalisa-lo então....
    O que eu publiquei aqui foi:
    Independente do que o cliente tem de banda setada no queue simple (Esquecendo isso pois não é o foco).
    Tudo que esta como HIT vindo do cache terá limite a 10MiB (total) sendo que cada cliente não buscará mais do que 2MiB do total setado no queue tree.
    Logo o que postei está de acordo com o titulo do post "Cache Full com controle individual por cliente", aparentemente sua interpretação está equivocada.

  9. #29

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Se entendi direito o que você quer acredito que seja possível sim. Não diretamente mas creio ser possível.
    Só não tenho ambiente para esse tipo de teste aqui.
    Tanto é possível e já existe que publiquei em detalhes o metodo de como implantar o recurso. Fico me perguntando como pode o dono do tópico (rodrigoMK) fazer e pergunta e não ler a resposta, como pode ?

    Entendam como uma critica construtiva, copiar e colar é pra iniciantes, até quando?
    Última edição por m4d3; 15-08-2011 às 15:46.

  10. #30

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Copiar e colar e explicar as vezes é bem diferente do que só copiar e colar.

    Não é preciso adaptar o exemplo para o caso específico dele (Isso é trabalho para quem pede). Mas ao menos expliquei o conceito da solução, pelo menos do jeito que eu entendo que deve ser feito (Queue controla banda máxima, queue filho impede que não-cache-hit e trafego não-http ultrapasse a banda normal).

    O resto é script.
    Então JorgeAldo, obrigado por ajudar no fórum, vejo seus posts, de minelli e tantos outros com relativa frequencia, tem bastante gente tentando ajudar no tópico com exemplos relacionados porém limitados. Achei a pergunta bem feita pelo rodrigoMK e até escrevi uma resposta detalhando o procedimento de como implementar.

    Resposta aqui!

    Eu pergunto se leram a resposta ?
    Entenderam o procedimento ? Ficou alguma dúvida ?
    Não era exatamente o que o tópico estava solicitando ?

    Acho que é isso.
    Última edição por m4d3; 15-08-2011 às 16:30.

  11. #31
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Fala Luciano você andava sumido hein......

    Eu vi e li sim o seu poste e também sabia que era possível, mas algumas coisas prefiro reservar para clientes de contrato. Agora garanto que poucos sequer leram e muito menos ainda entenderam isso você pode ter certeza, rssssss....., tudo por que a minoria lê algo com mais de 10 linhas como você mesmo disse, rs....
    Bom como sei que vai ao MUM te espero lá.

  12. #32

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    também utilizo isso em meus clientes a algum tempo...me baseei num post do Luciano a um tempo atra sobre regras pcq,criei um Qos próprio para cache,aumentou muito a eficiência do cache.
    bom ter vc de volta amigo sucesso.

  13. #33

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    também utilizo isso em meus clientes a algum tempo...me baseei num post do Luciano a um tempo atra sobre regras pcq,criei um Qos próprio para cache,aumentou muito a eficiência do cache.
    bom ter vc de volta amigo sucesso.
    É de pessoas como você que o fórum precisa, parabéns por ter implantado por conta própria é prova de que busca o conhecimento.

    sostenes, falando em cache se quiser testar o N!MOC posta no tópico onde dei as explicações que te passo as coordenadas.

    Abraço a todos.

  14. #34

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    No squid vc pode colocar pools com TOS que deseja

    acl banda_512k src 10.0.1.0/255.255.255.0
    tcp_outgoing_tos 0×20 banda_512k

    acl banda_256k src 10.0.2.0/255.255.255.0
    tcp_outgoing_tos 0×22 banda_256k

    acl banda_128k src 10.0.3.0/255.255.255.0
    tcp_outgoing_tos 0×24 banda_128k

    Agora é só brincar com as mangles e queues da vida conforme a sua imaginação.

  15. #35

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Preciso fazer funcionar o web proxy dentro do mk 5.1. Como proceder?

  16. #36

    Padrão Re: Cache Full com controle individual por cliente

    Luciano Rampanelli

    Desculpa não ter respondido antes, mas consegui fazer o PCQ funcionar sim e ja estou melhorando ele baseado no seu post, estou fazendo o CACHE FULL por plano do cliente, Estou com o seguinte cenário:

    Estou vendendo plano de 1M, 2M e 3M, para o plano de 1M libero 1200k de cache e faço um BURST descendo a banda que não seja do cache pra 700k, no de 2M libero 2200k de cache e BURST para 1400k e assim proporcionalmente nos outros planos. Assim que conseguir funcionar perfeitamente posto os resultados aqui.

    Abraços!