+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Bom galera do forum, a minha duvida é o seguinte:

    Aqui onde trabalho temos instaladas varias AirGrids e Nanos recebendo sinal de RocketM5 + BaseStation. O Rocket é MIMO 2X2, ja a AirGrid é 1X1, como vai se comportar o Rocket na destribuição de internet pois nele tambem tem varios Nanos M5 pindurados?

    Desde ja agradeço a ajuda de todos

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    Bom galera do forum, a minha duvida é o seguinte:

    Aqui onde trabalho temos instaladas varias AirGrids e Nanos recebendo sinal de RocketM5 + BaseStation. O Rocket é MIMO 2X2, ja a AirGrid é 1X1, como vai se comportar o Rocket na destribuição de internet pois nele tambem tem varios Nanos M5 pindurados?

    Desde ja agradeço a ajuda de todos
    Olá amigo,

    A Rocket M5 (2x2 MIMO) que está configurada pra comunicar-se com uma AirGrid (1x1 SISO), ficará na taxa de 1x1 neste enlace. Mas enquanto a Rocket e a NanoStation no seu próprio enlace comunicam-se na 2x2, a taxa continua como 2x2.

    Abraço,
    Jamie

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Amigo higley, existe algum equipamento da UBNT que eu consiga colocar na torre para funcionar em airmax para os clientes que usam nanoloco m2 e que os que sejam apenas nanoloco tbm funcionem sem precise mudar os clientes que nao tenha essa tecnologia?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Amigo "peritinaicos", a tecnologia AIRMAX só esta disponivel na linha Mx, ou seja, M2,M3 ou M5... a linha legacy a/b/g não conseguirá trabalhar em airmax, pois é esclusiva da linha(Mx). Já vi alguns post na net dizendo que a UBNT estará desenvolvendo um firmware para os equipamentos Legacy para que ele "converse" em airmax 1x1, mas não sei te afirmar.

    Espero ter ajudado!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Exatamente esta minha dúvida se ja tem no mercado... me ajudaria muito aqui

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Primeiramente obrigado pela ajuda, mas eu não entendi muito bem amigo Higley.
    Meu Rocket ta configurado como AP, e os Nanos e as AirGrids estão recebendo o sinal desse mesmo Rocket.
    Esse Rocket vai trabalhar com as AirGrids em 1x1 e com os Nanos 2m 2x2 ao mesmo tempo?

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    Primeiramente obrigado pela ajuda, mas eu não entendi muito bem amigo Higley.
    Meu Rocket ta configurado como AP, e os Nanos e as AirGrids estão recebendo o sinal desse mesmo Rocket.
    Esse Rocket vai trabalhar com as AirGrids em 1x1 e com os Nanos 2m 2x2 ao mesmo tempo?
    Amigo,

    O Rocket vai trabalhar com as AirGrids em 1x1 e os Nanos 2x2 'ao mesmo tempo'.

    O sistema de TDMA permite que cada um desses equipamentos fale com o Rocket quando é necessário.

    Tá okay?

    Abraços
    Jamie

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Ainda nao tem que trabalhe e airmax e o padrao simultaneamente?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Ainda nao tem que trabalhe e airmax e o padrao simultaneamente?
    Desculpe-me, não entendi! :S

    Jamie

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    algum equipamento que eu possa conectar clientes com nano loco2 e nano loco 2m

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    algum equipamento que eu possa conectar clientes com nano loco2 e nano loco 2m
    WISP <----> ??? (por aqui não sei como fica seu cenário) <----> NSL2 <----> NSL2. . .(WLAN dos clientes começa por aqui). . . Bullet/Rocket com omni antena <----> CPE (airgrid, bullet, nanostation, etc) <----> router.

    O equipamento vai depender da distância!

    Jamie
    Última edição por higley; 12-08-2011 às 13:36. Razão: mais detalhes

  12. #12

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Aqui esta assim:
    bullet 2HP----painel TSM16dbi---Cliente no maximo a 1.5km com nano2 e nanoM2, queria saber se tem algum equipamento que eu possa colocar no lugar do bullet 2HP que conecte o nanoM2 em airmax e o nano2 ao mesmo tempo

  13. #13

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Aqui esta assim:
    bullet 2HP----painel TSM16dbi---Cliente no maximo a 1.5km com nano2 e nanoM2, queria saber se tem algum equipamento que eu possa colocar no lugar do bullet 2HP que conecte o nanoM2 em airmax e o nano2 ao mesmo tempo
    Entendi agora, amigo, se você configurar a conexão entre o bullet e a NanoStation que não seja CPE para usar um switch, poderá configurar as duas NanoStations em AirMax, ok?

    Jamie

  14. #14

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Amigo o bullet fica como AP e os nanos tanto o M2 como o nano2 conectam no bullet em modo cliente e ponte

  15. #15

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Amigo o bullet fica como AP e os nanos tanto o M2 como o nano2 conectam no bullet em modo cliente e ponte
    O protocolo de AirMax somente funciona com o Bullet do 'M-series', ou seja, não vai ter essa opção num enlace com qualquer produto que não seja:

    - Rocket M
    - NanoStation M (ou loco)
    - Bullet M
    - PowerBridge
    - NanoBridge
    - AirGrid

    O único equipamente nessa rede sua que é capaz de utilizar o AirMax é o Nano M2. Não há nenhuma solução para usar AirMax em seu enlace além de substituir seu AP com um dos equipamentos que pode ser configurado no modo AirMax.

    Desculpa pela confusão

    Jamie

  16. #16

    Padrão Re:

    Peço desculpas por fazer comentários tardios no tópico, e ainda mais em função de já haverem sido citados. De qualquer forma, gostaria de ressaltar alguns detalhes:

    - NÃO existe MIMO com apenas uma antena; observem que nos equipamentos MIMO da Ubiquiti há um mostrador de nível de sinal Channel 1 e Channel 2, ou seja, HÁ DUAS "ANTENAS" atuando na comunicação, cada uma transmitindo e recebendo dados de forma individual.

    Os equipamentos Ubiquiti que operam com MIMO são esses

    * Rocket série M e suas respectivas antenas direcionais Rocket Dish, Omni e BaseStation
    * NanoStation / Loco série M
    * NanoBridge série M
    * PowerBridge série M

    Equipamentos que NÃO operam com MIMO

    * Airgrid série M
    * Bullet série M
    * PicoStation série M
    * AirRouter

    - Sobre o Airmax, já havia citado em outro tópico que se trata do nome comercial usado pela Ubiquiti para a tecnologia TDMA, assim como a Mikrotik usa o nome comercial NV2 para o uso embarcado da mesma tecnologia em seus equipamentos.

    Se o equipamento série M estiver operando com a tecnologia TDMA, só irá conectar-se com equipamentos que também estiverem operando com TDMA. Não importa se o equipamento possui a capacidade de comunicar-se em MIMO ou SISO. Não importa se estou interligando uma Airgrid (que é SISO) em uma BaseStation (que é MIMO), o que importa é se ambos os aparelhos estão operando com a tecnologia TDMA ativada.

    Desligando-se o TDMA (comercial Airmax), NÃO desativa-se o protocolo N, tanto na linha M5 como M2, DESDE que mantenha-se na rede apenas equipamentos que operem em N. Conectou uma NanoStation 5 (802.11 A) na rede com outros equipamentos que operam em N, automaticamente a rede toda passa a operar em modo A. Simples assim.

    A prioridade sempre será do equipamento que possui a tecnologia mais antiga, afim de ajustar a velocidade máxima da rede para o equipamento de menor throughput.

    Resumo da conversa: equipamentos 802.11 b/g/a funcionam naturalmente com equipamentos que possuem N, basta desativar a tecnologia TDMA (Airmax). Limita-se o throughput máximo da rede ao dos equimentos a/b/g, e perde-se throughput pela ausência do TDMA. Mas funciona...

  17. #17

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    Citação Postado originalmente por higley Ver Post
    Amigo,

    O Rocket vai trabalhar com as AirGrids em 1x1 e os Nanos 2x2 'ao mesmo tempo'.

    O sistema de TDMA permite que cada um desses equipamentos fale com o Rocket quando é necessário.

    Tá okay?

    Abraços
    Jamie
    Que vai falar vai, agora me diz uma coisa, o equipamento da base nao sera obrigado a baixar para 1x1 todas as conexões para que possa haver compactbilidade??? assim como ocorre quando vc liga equipamentos N e A ao mesmo tempo em uma base N ?

  18. #18

    Padrão Re: Duvida sobre MINO 2X2 e 1X1

    A resposta no outro tópico. . .tem tudo a ver com o protocolo de TDMA.

    Time division multiple access - Wikipedia, the free encyclopedia

    Citação Postado originalmente por higley Ver Post
    A diferença é vista nas imagens: AirMax Quality e Capacity. A capacidade de ter múltiplos rádios em um enlace de PtMP vai ser menor se houver muitos de 1x1. O protocolo TDMA dá um tempinho para cada CPE transmitir ao AP. . .em teoria, o tempo é dobrado para os de 1x1. . .em vez de ter 120 clientes, talvez abaixe para 60 com a presença de um 1x1 (indicado pelo Capacity 50%)

    Uma imagem: http://dc281.4shared.com/doc/WngyvM6H/preview007.png

    A qualidade dos enlaces pode ser bem estável e forte, mas o número total de clientes sofre pela presença de um 1x1.

    Abraços,
    Jamie