+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão homologação airmax 2.4 alguem sabe

    ola galera a pouco tempo eu participei do curso da ubiquit que foi muito bom principalmente poque mudou quase tudo que eu pretendia fazer
    eu estava preparado para mudar toda minha rede para 5.8 + hoje com a linha airmax da ubiquit 2.4 eu gostaria de continuar atendendo meus clientes em 2.4 + em airmax
    + o problema é que não tem equipamentos homologado pelo menos eu não sei
    alguem poderia me informar se o
    UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-2G13 OMNI 13DB
    UBIQUITI AIRMAX ROCKETM2 MIMO
    ja estão ou vai ser homologados
    obrigado

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    pelo jeito esta homologação da serie m2 vai se arastar por anos

  3. #3

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    bom a americansatelite esta homologando as antenas basestation, mas sem o rocket homologada, so daria para usar elas em N com mikrotik, que tem card homologado, claro, sem airmax.
    e o que temos, eu tambem ja clamei pela homologação da rocket m2 mas nada de sair...

  4. #4

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    Segundo a Marcia da Streakwave não há previsão para homologação da Airgrid 2,4 e nem do rocketM2 porque não houve procura que justificasse o investimento em homologação.

    A culpa é toda nossa como um todo. Temos visto uma verdadeira corrida em direção ao 5.8. E para mim o 2.4 ainda tem muito espaço.

    Eu estou aqui pensando na utilização do cartão N como o R52nH com a setorial da Ubiquiti.
    Para POPs pequenos teria a omini da Ubiquiti, que não está homologada.

    Porque um cartão deste tipo? porque continuariam as instalações atuais sendo compatíveis e aos poucos ir migrando todo mundo para N. Se configurar como b/g/n isso será possível.

    Jà de cara daria o benefício do N a quem tivesse N na recepção, ao contrário do Airmax que teria que esperar a troca de todos os clientes do setor para depois então ativar o airmax.
    Sem falar que não ficaria preso aos equipamentos Ubiquiti. Não que eu tenha algo contra, mas não dá para ficar preso a uma só opção tecnológica.

  5. #5

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    Caro colega Boneco assim como vc tbém fiz o treinamento da ubiquiti com o Zé Alves, e diga se por passagem valeu cada centavo do investimento, e antes do treinamento também pensava em migrar minha rede para 5.8, porém conversando com o Zé sobre isso ele me alertou para o fato de atender meus clientes em 5.8 eu poderia estar comprometendo os canais de enlace, e ele recomendou que eu colocasse basestation m2 com airmax e foi exatamente o que fiz, e cara lhe digo não me arrependo de nada, já tem 4 meses e está show de bola clientes com planos de até 2 megas super contentes.

    Porém tem este problema de homologação, que pelo fato de muita gente no inicio ter partido para o 5.8 achando q 2.4 airmax nao seria bom o tanto quanto, não houve interesse por parte das empresas em homologar a linha 2.4, mas isso está mudando muita gente agora está implantando a linha 2.4 e alguns dias atrás entrei em contato com streakwavebrasil e segundo a Márcia Palma gerente de contas a linha 2.4 será homologada porém levará de 30 a 60 dias, então o que nos resta é esperar o interesse comercial de alguma empresa.

    Mas para isso podemos contribuir manifestando o interesse nas basestation m2 e rocket m2, alguns tempo atrás eu criei um post para manifestarmos o interesse em adquirir os equipamentos da linha m2 homologados, se todos que tem interesse se manifestar podemos quem sabe despertar o interesse de alguma empresa.
    O post é https://under-linux.org/f305/manifesto-para-homologacao-do-rocket-m2-e-basestation-m2-149473/

    Pessoal interessado manifestem seu interesse.
    Grato.

  6. #6

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    mais um detalhe ao usar cartão N no mikrotik, tambem posibilita não ficar preso a linha ubiquiti, pois tem ap´s N a preços bem acesivel (menos de 80 reais se não me engano) o que facilita, pois e so ir trocando os ap´s no cliente e seguir atendendo 2.4 b/g/n tranquilamente.
    a redes em cidades pequenas como a minha que não justifica usar 5.8 e muito menos so ubiquiti, pois sai mais barato trocar so o ap do cliente que antena com tudo....
    alem do mais, ese equipamento retirado podera ser usado em planos de menor velocidade, digamos 200 a 300k.
    acho que o caminho e esse mesmo, N mas sem airmax.
    uma coisa que notei principalmente em ptp se o sinal sicar baixo o airmax atrapalha mais do que ajuda, se o sinal for bom, ele faz milagres, mas com sinal baixo, fica inestavel....

    1929 se tiver por ai a ideia do que vai fazer, me passa por mp para eu tirar uma base ok, grato...


    outra coisa, em 2.4 com bullet em canal de 10mhz da pra fazer miserias, eu mesmoa tendo clientes a mais de 35km sinal -65...
    em clientes locais aps com n normal, mais distantes bullet m sem airmax
    fica ai a dica a todos, bõa sorte...

  7. #7

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    bom no meu caso eu iria montar uma outra antena para começo então optei para a omin inicialmente e ia mudando conforme a necessidade como é rede do zero acho que vale apena o airmax sai + em conta
    elielton valeu sim o curso e recomendo tem muitas coisa como o teste do airmax que so indo e comprovando pessoalmente na cara a cara fazendo e vendo o resultado
    900 fura 2 arvores 2.4 fura 1 depois so vizada total

  8. #8

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    bom no meu caso eu iria montar uma outra antena para começo então optei para a omin inicialmente e ia mudando conforme a necessidade como é rede do zero acho que vale apena o airmax sai + em conta
    elielton valeu sim o curso e recomendo tem muitas coisa como o teste do airmax que so indo e comprovando pessoalmente na cara a cara fazendo e vendo o resultado
    900 fura 2 arvores 2.4 fura 1 depois so vizada total
    Qual omini está planejando?

  9. #9

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    testei aqui omni com bullet M2 não fica bom com nano loco como cliente, ous eja ou usa tudo 1x1 ou 2x2 misturar e dor de cabeça na certa..

    se alguem souber de um cartão N para mikrotik com so uma saida e homologado, favos me dar uma dica, grato...
    Última edição por alexsuarezferreira; 17-08-2011 às 13:08.

  10. #10

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    ola estou pretendendo em colocar UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-2G13 OMNI 13DB + UBIQUITI AIRMAX ROCKETM2 MIMO
    e nos clientes no raio de 1 a 1.5 UBIQUITI AIRMAX NANOSTATION LOCOM2 MIMO no raio de 2 a 2.5km UBIQUITI AIRMAX NANOSTATION M2 MIMO ascima desta distancia vol estudar ainda se coloco paineis

  11. #11

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    bom galera saiu hologação de alguns equipamentos airmax m2
    Certificado de Homologa
    Certificado de Homologa
    Certificado de Homologa
    para completar so falta os paineis

  12. #12

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    bom galera saiu hologação de alguns equipamentos airmax m2
    Certificado de Homologa
    Certificado de Homologa
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...ricoCert=41807
    para completar so falta os paineis

  13. #13

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    Ótimo parabéns boneco por compartilhar com nós vamos aguardar os paineis.

  14. #14

    Padrão Re: homologação airmax 2.4 alguem sabe

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    bom galera saiu hologação de alguns equipamentos airmax m2
    Certificado de Homologa
    Certificado de Homologa
    Certificado de Homologa
    para completar so falta os paineis
    Obrigado por compartilhar, vai ser de grande valia para todos que pensão em implantar irmax 2.4. Ja é um pontapé rumo a homologações...
    Última edição por maxibelo; 21-09-2011 às 13:03.