Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Bom dia pessoal.

    Tenho hoje um link de 3Km, visada perfeita, onde passa durante periodos de pico 17Mb/5Mb
    Uso:
    2x 433AH
    2x XR5
    Aquario 29dB + 2mt Cell Flex

    Sinal de -45 que diminui potencia até chegar a -50
    CCQ de 100%.
    Nstreme Ativo.

    Bom, a área aqui é bem poluida, bastante Rockets em modo AP, tanto nos 2 lados onde estão os links, e nos 2 lados tambem tem vários links.

    Esse link, concentra uns 4 Pops, e estou precisando dar um UP nele.
    Ele não está capenga nem nada, pings de 1...2ms daqui até lá em horários de pico, mas se forço ele a 20Mb já sobe os pings.


    Gostaria de opiniões sobre como aumentar para 40Mb esse link.
    Queria que os pings ficassem estáveis, o que com Rocket + AirMax eu não consegui.


    Estou pensando em NStreme Dual. Mas não sei se vai resolver o meu problema.


    Se eu fizesse BGP com 2 rbs em cada ponta, ele não mandaria pelos 2 caminhos?


    Desde já agredeço.

    Klabundee

  2. #2

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    acho nstreme dual uma boa opção tendo em vista que vc ja tem as antenas e cartoes, precisaria apenas dobrar a quant oq te daria uma banda FULL, outra coisa que vc pode fazer é trocar antenas e cartoes para trabalhar com MIMO, antenas dual pol. e cartoes N como R52Hn fazendo MPLS, isso me deu 100mb half aqui com NV2 claro... outra opção seria utilizando os mesmo esquipamentos que vc tem, usar mikrotik 5.XX com NV2 e canal em 40 mhz, vi relatos no forum de 63 mb half, na minha opiniao muita coisa pra essa config de equipamentos... essa ultima opção seria a mais barata pra vc pois nao gastaria nda...

  3. #3

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Ola grande 3km para usar xr5 e so passa isso ... olha isso nao ta normal ....

    mas vamos a algums pontos que possa le ajudar...

    1- coloque para trabalhar em 40mhz asim vc ja tera mais troughput maior .

    2- baixa a potencia da xr5 ate um resultado melhor ou deixa me auto .

    3- veja se as antenas tao realmente bem alinhada ... pq nessa distancia seu sinal deveria tar muito melhor que isso .

    4- se nada resolver vai de rocket vc falou que nao tem ping com tempo estavel... rapas hoje uso uam rocket antena de 30dbi
    passando 20mb com tmepo bem estavel entre 2ms e 5ms ( nao sei poruqe todo mundo so que ping a 1ms ... se vc usa normal ate 30ms sem ter dor de cabeça nem com voip que e um dos mais chatos .)

    5- so pra finalizar .... nao faria dual nessa situação a nao ser que vc queira realmente vender full pra algum cliente ...

    obs: seu up ta pessimo isso deve relamente ser potencia de mais ou alinhamento ...

    nao esquece de voltar aki i dizer o que vc fez pra resolver.....

  4. #4

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    eu estava com um problema parecido com esse resolvi colocando 2 rocket com rádio rocket tambem nunca mais tive problemas

  5. #5

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Olá!
    Desde já agradeço pela respostas.


    Bom, ele já está em 40Mhz
    http://img26.imageshack.us/img26/8002/linkjf.jpg


    Uploaded with ImageShack.us

    Está imagem é resultado de:

    ApBridge em 1 ponta
    Station PseudoBridge na outra

    TX Power Default nas 2

    Data Rates Default

    E Antenas de 29dB em cada ponta.

    O que acham?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Fiz testes em bancada com bonding, só para teste usei 4x Nano M5
    E ficou com uma média de 65Mb Half

    Quem sabe com 4x XR5 eu consiga uma boa estabilidade.

    @braw
    Não tive experiencias muito boas com R52N, usamos ele aqui com 1 chain algumas vezes e não ficou bom, troughput bem baixo.
    Usei em testes e links curtos o SXT, com NV2 + 2 Chains, acredito ser um cartão R52N dentro da SXT, e tambem não fico o bicho, da bastante troughput UDP, mas em TCP não é grandes coisa....

    @leobsl
    Eu comentei sobre os pings porque temos hj link indo para outra cidade com Rocket.
    E só ficou bom tanto troughput como pings com o AirMax desabilitado, e pelo que sei ele é a grande vantagem dos Rockets.



    Sabem me dizer se essa estrutura de bonding funciona sem problema?

    1 RB - Bonding1 = Slave eth1, eth2
    2x Nano M5 1 em cada Porta
    E uma bridge criada, com a porta eth3 que é o link e a Bonding1

    1 RB - Bonding1 = Slave eth1, eth2
    2x Nano M5 1 em cada Porta
    E uma bridge criada, com a porta eth3 que é o cliente final e a Bonding1

    Em teste de bancada não deu problema, não deu looping nem trafego estranho nas placas de rede.


    Desde já agradeço.


    Obrigado

  7. #7

    Wink Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Bom deve funcionar sim ....mas.... desperdicio de dinheiro ....

    to le falando tenho um enlace de 8km com 2 rocket antena de 30 passando 22mb e com sinal em -52

    vc com xr5 deveria ter muito mais do que essas rocket ...

    aidna desconfio que vc tenha algo de errado no enlace que teja matando seu troughput ......

    as placas de rede da routerboard estao a 100mb ..... vc ta testando o enlace de qual forma ....

    sua routerboard e 433ah ......


    bom ... ainda penso que bastaria 2 nano m5 ou 2 airgrid m5 hp pra resolver passando seus 30mb e ate os 40mb .... agora claro nao espere isso full.. pq os radios nao tem processamento pra tudo isso ...

    eu iria de airgrid nesse caso ... e se quer fazer full colcoa la o bonding com 2 arigrid cada lado .....

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem ideal.jpg
Visualizações:	126
Tamanho: 	42,6 KB
ID:      	26439

  8. #8

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Em um lado é RB800
    e no outro lado RB433AH

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Aqui temos um enlace de 17km mais ou menos 1 xr5 a 1 dush em cada ponta, 40mhz passa 46/15 Mega down/Up tranquilho com latencia baixissima. sinal -59, potencia default.

    Como os amigo disseram pode ter um problema nesse seu enlace ai.

    Você pode fazer boding tambem com 2 XR5 em cada ponta ok, tem um post no blog do Alexandre Correia se não me engano que explica como fazer.

    Ahh, tem um post no blog do Geek se nao me engano tambem que ensina a fazer o boding com produtos ubnt.

    Abraços

  10. #10

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    entao amigo, soh consegui qualidade no enlace usando R52N 2x2 em NV2 fazendo tunelamento MPLS, do contrario quase morri de tanto fazer testes e nao acertava o enlace... da uma olhada ae, funcionou certinho pra mim
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Transp...rks_using_MPLS

  11. #11

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    @braw

    quando vc falou R52N 2x2
    voce ligou 2 antenas no 52N?
    ou usou 2 R52n?

    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    usei somente um cartao de cada lado e liguei uma antena de dupla polaridade em cada cartao, mas funciona com duas antenas tb... o R52N eu tinha guardado, hj em dia tem o R52HN

  13. #13

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    @braw

    Obrigado pela ajuda.

    Fiz um teste com 2x SXT fiz o tunelamento, e consegui 20Mb Full usando 100% do processamento dela.
    Acredito que se fizer com 2x RB433ah ou RB600, consiga um resultado melhor.

    Os pings ficaraum entre 5-20ms, mesmo com o trafego a 100% do processamento.
    Fiz umas configurações que tinha visto antes para otimizar o desempenho dos SXT, e em UDP ta dando 100Mb Full.

    Teste TCP passando 20Mb TX e RX com 3000 pacotes em TX e 3000 em RX

    UDP os pacotes vão a quase 9000.

    Vou tentar fazer o teste com os R52N em RB433ah, e ver o que acontece.


    Abraço

  14. #14

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    processador do SXT eh fraquinho, faz com a RB que fica melhor, mas tem q ativar NV2, marcar as chains pra receber e enviar ao mesmo tempo, caso consuma muito cpu faz um over no processador das RB 433AH pra rodar a 800mhz... e outra, se fizer teste da rb em TCP processador cola no 100% mesmo, tem q fazer outro equipamento pra ver o comportamento real, tenho ctz q da muito mais doq 20mb full, meu sistema ta rodando com 50mb full...

  15. #15

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Bom pessoal, aqui está o resultado dos testes.

    Animadores, mas vamos ver se em campo fica da mesma forma.

    Principais pontos fortes entre meus testes(Comparando com XR5):

    RB493Ah @800Mhz.
    Fonte: 18V 5A.

    Ping não para, por mais que fique em 100% de processamento, e forçando ao máximo o Troughput.

    Troughput alto, mas acredito que se tivesse uma placa com mais processamento, iria mais ainda.

    Todos os testes foraum feitos no mesmo canal, mesma config, entaum, pode vir a melhorar conforme outras modificações.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste4.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	54,9 KB
ID:      	27067Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste3.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	56,3 KB
ID:      	27068Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste2.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	55,9 KB
ID:      	27069Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste1.jpg
Visualizações:	121
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	27070


    Bom, fica a dica.

    Testem os bichinhos, acho que é uma boa.

    Abraço


    Edit:
    Comparação com os SXT:
    Dobrou o troghput TCP e dobrou os pacotes.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    ficou muito bom velho, parabens...

  17. #17

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Bom dia

    A saida para alta capacidade em regiões muito poluidas e ir para freq. licenciada.
    Consigo até 200Mbps full ip com par de rádio a R$ 17 mil + vlr das antenas que para esta distância devem ser bem pequenas 0,3m acho.
    Nunca mais te preocupa.
    Fabricação e desenvilvimento nacional.
    Fico a sua disposição.
    Abç.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Amigo creio que realmente seus radios podem atender com esses valores que passou, sei que existem inumeros radios profissonais que atendem muito bem, porem 17k fora antenas ainda eh um preço muito alto a se pagar para determinadas pessoas ou empresas, tendo em vista opções mais acessiveis que ainda podem suprir varios cenarios hj em dia... a turma rb, cartao, antena dual pol, nv2, nstreme-dual, cabo de qualidade em perfeitas condições podem fornecer ate 100 mb full... mas a partir disso, com ctz nao tem talvez, temos q partir para soluçoes como vc mencionou... abs

  19. #19

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    Prezados,
    Sei que pra muitos pequenos provedores ainda fica um pouco fora da realidade esses rádios licenciados, mas para quem realmente quer qualificar e crescer com seu serviço prestado dando confiabilidade no seu backbone e não ficando a merce de interferências de 2,4 e 5,8 terá que pensar neste investimento que pode ser paga em 36 meses pelo BNDES com juros médio de 1%.
    De qualquer forma fico a disposição para maiores esclarecimentos e negociação de projeto e quem tiver interesse de catálogo e maiores informações me contate pelo [email protected].
    Abç.

    Julio

  20. #20

    Padrão Re: Enlace antigo, mudar para grande troughput > 40Mb

    realmente BNDES eh uma otima opção nessas situações, pode viabilizer projetos que caso contrario nunca seriam possiveis... bela iniciativa!