Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Pessoal, estive procurando mais informações sobre o Mikrotik e acabei encontrando esse fórum com ótimas trocas de informações e dicas.

    Estou querendo montar um hotspot para acessa a internet em uma área de 130 metros x 30 metros. Área fechada, somente 1 parede divide o espaço todo.

    Os usuários terão acesso a internet, se autenticando através da inserção de um e-mail na tela de autenticação (não será validado o e-mail e não tera login/senha...somente precisarão informar um e-mail para ter acesso).

    Estive lendo e me recomendaram usar AP's da mikrotik e um servidor (PC) para fazer o papel de router, controle de banda, etc.

    O pico de usuários conectados ao hotspot deve chegar a uns 100-150 usuários no máximo.

    Gostaria de saber, que tipo de configuração de PC é recomendado para dar conta dessa necessidade?

    Quantos AP's vou precisar comprar para dar conta desse espaço (130m x 30m) e dessa quantidade de usuários.

    Se precisar mais de 1 AP eles prestam se comunicando via wireless mesmo ou preciso conecta-los via CABO ethernet? Caso recomende o cabo, posso comprar um HUB ou necessitarei de um switch para fazer a conexão servidor x AP's?

    Se eu esqueci de dar mais alguma informação me avisem. Desde já agradeço essas informações. Após saber o que necessito para esse hotspot e tiver a aprovação para compra dos equipamentos, estarei buscando alguém de conhecimento para isso, caso você trabalhe com isso ou conheça, agradeço indicações.

    Obrigado.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    uma rb 1100 e uns 4 ponto de acesso rocket m2 acho que da conta,ou um so wavion 2,4 sector acho a melhor solução para isto

  3. #3

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Antes de mais nada, muito obrigado pela contribuição Naldo.

    Pela sua experiência, vale a pena então comprar um RouterBoard RB 1100 pra essa solução (será um hotspot publico, com um link não muito rapido, mais pro pessoal acessar seus e-mails ou ver algo rapido na internet enquanto come alguma coisa).

    No caso, você me deu duas alternativas, veja se entendi corretamente:

    1x RB 1100 com 4x Access point Rocket M2

    OU

    1x RB 110 com 1x AP wavion 2,4 sector correto?


    Minha dúvida, a necessidade de 4x rocket m2, se faz pela quantidade de usuarios somente ou também pela área que eu informei? Pergunto pq joguei uma quantidade alta de usuários para garantir mesmo em pico, pq provavelmente não passe dos 90 usuários em horario de pico.

    Em questão de servidor...essa placa RB 1100 já faz tudo? Preciso comprar que tipo de máquina para ela funcionar?

    Meu imenso obrigado.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    so a rb 1100 da conta ,os 4 aps e pela area a ser coberta ,mas a solução com a wavion tambem daria certo .

    mas por economia as rockets seriam interressante .

  5. #5

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Certo, por acaso você teria idéia de preço de uma RB 1100? Tem alguma outra rb que atenda que seja mais em conta que ela?

    Como disse, é algo gratuito, sem necessidade de load balancing, contingencia de banda e tal...se ficar fora de vez em quando nao tem problema.

    Estamos buscando o melhor custo x beneficio em gastos com aparelhos...o pessoal nao ta querendo gastar muito com isso entende...

    Além da RB e dos AP's pra cobrir a área, vou precisar de uma máquina como servidor correto? E a ligação nos AP's é recomendado via cabo em todos? Se sim, entao além de tudo isso preciso de um swith ou o RB já tem as saidas pra isso?

    Obrigado!!!

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    a rb pode faz o papel de servidor custa uns r$ 900,00 os aps saem por r$ 700 cada ,o waviom sector uns r$ 5000,00

    neste caso eu ia de wavion com rb

  7. #7

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Nossa, estaria totalmente fora do orçamento.

    Consigo fazer algo mais em conta, como usar um servidor (PC) com mikrotik e somente os aps?

    Pq vou precisar do servidor de qualquer forma também...os usuarios para usar a internet precisam adicionar um e-mail na tela de autenticacao...e esse e-mail precisarao ser guardados...

    Assim com o SO mikrotik no server, não precisaria do RB correto?

    Pensei em algo como:

    1 PC com mikrotik (2 placas de rede).
    4 Access points.

    Em 1 placa de rede entrava o link de internet (só vai ter 1) e a outra placa de rede ia pro access point.

    O que me diz? Funcionaria?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    boa tambem funcionaria ma aqui quando falo em servidor pc sou apedrejado .... sim servidor pc com mikrotik duas placas de rede uma para clientes outra para internet 4 rocket m2 com antenas setoriais de 17 acho que da e sobra

  9. #9

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia_Hotspot_4AP.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	65,2 KB
ID:      	26487
    Eu usaria:
    4 AP Ubiquiti Unifi
    1
    RB 750 GL
    1 Modem ADSL em modo bridge.

    Essa solução é barata, fácil de gerenciar e tem um bom desempenho.

  10. #10

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Oi Kleber, deixe lhe perguntar.

    Para os usuários usarem a internet, será mostrado uma página web onde o usuário deverá informar um e-mail (ao invés de informar a tela padrao de login de um hotspot com usuario e senha, só será necessário informar um e-mail, este e-mail nao será validado se é valido ou não).

    Esse e-mail informado no acesso, será guardado para ser usado para enviar promoções.

    Com esse projeto:

    4 AP Ubiquiti Unifi
    1
    RB 750 GL
    1 Modem ADSL em modo bridge.

    Não será possível fazer isso correto?

    Por isso pensei em usar um servidor com 2 placas de rede e o OS mikrotik ao inves do RB 750 GL...estou correto?

    Além disso, tenho outra dúvida. Se for usado um servidor (PC), precisarei de um Hub ou swith para ligar os 4 AP's ou não precisa?

    Estou esquecendo de algo que precisarei comprar?


    Muito obrigado pela ajuda novamente!

  11. #11

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Obrigado Kleber e Naldo pelas observações.

    Kleber, interessante a solução que você propôs, o meu problema é um único só.

    Devido a uma necessidade nossa, acredito que precisarei de um servidor, por isso pensei em substituir o RB 750 por um Servidor (PC) com o OS da mikrotik.

    Seguinte, quando os usuários acessarem nossa rede wifi, vai ser aberto um browser de internet para autenticacao...porém não será preciso por usuário e senha lá...somente um e-mail (não será validado se o e-mail é verdadeiro ou não). Esses e-mails informados, serão gravados para posteriormente enviarmos promoções.

    Nesse caso, achei que seria necessario um servidor PC e por isso pensei em aproveitar e usar o PC como router / autenticador, etc. Isso é possível?

    Veja se estou correto, nesse caso a solução ficaria assim:

    4 AP Ubiquiti Unifi
    1 Servidor com OS Mikrotik licensa 4 com 2 placa de rede (uma para receber a internet e outra pra mandar pro Access point)

    Mais uma dúvida, precisarei de um Hub / switch nesse meio para mandar para os AP's?

    Obrigado novamente.
    Bruno

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    estes aps unifi são soluçoes caseiras não servem ao proposito de colocar muitos clientes por ap eu usaria no minimo rocket m2 com setorial de 17 dbi oo nano m2 16dbi ok

  13. #13

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Naldo, quantos clientes será que suportam esses unifi? Dependendo da quantidade até sirvam...precisamos de uma solução mais em conta. Será uam distribuicao gratuita de internet, não podemos gastar muito com isso...

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    como disse unifi e para aplicação caseira não adianta voce colocar ai e dar problema .para pontos de acesso com mas de 100 users e melhor usar rocket ou nano station 16dbi as vezes o barato sai caro

  15. #15

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Ainda estou na dúvida da questão que não obtive respostas rs rs.

    A respeito do tipo de login, ser através de uma tela que informarão um e-mail...precisarei de um servidor para guardar esses dados..é possível fazer isso com um servidor rodando OS mikrotik? Se sim, nesse caso posso ficar sem usar o RB correto?

    Agradeço se alguém souber a resposta para essa dúvida (mais informações estão nas minhas respostas acima que explico melhor as necessidades).

    Abraço!

  16. #16

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Se a topologia for indoor, uma boa solução custo benefício é o unifi e nem gosto de usar a palavra caseira, porque cada necessidade deve-se dimensionar equipamentos que se adequem ao cliente, isso inclui o financeiro também. Se meu pensamento estiver correto e isso for um espaço indoor instalar Rocket é sobredimensionar o projeto, isso porque esse foi desenvolvido para as antenas dish e panel da própria UBNT. Mas existe uma infinidade de opção de fazer o que tá querendo. Sobre o User-Manager, vai precisar fuçar um pouco mais, o básico te passei.

    Abraços!

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    bom rocket eu tenho certeza que aguenta 50 usuarios por ap isto por que eu testei na pratica ,agora unifi isto ai parece rotador de r$ 75,00 que vende na santa efigenia bom vai na fe ai se der problema voce ja sabe onde errou ,o barato sai caro

  18. #18

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Sim a topologia é indoor.

    Gostaria só de saber se o PC com mikrotik substitui a necessidade de uma RB mikrotik.

    Não quero dimensionar algo a mais, que não será preciso devido outro periferico estar fazendo sua função.

    Algo como:

    1 PC (2 placa de rede) com mikrotik OS
    1x Hub/swith (ligado em 1 das placas do pc)
    1x Modem adsl (ligado na outra placa do pc)
    4x unifi

    Isso é suficiente?

    Algum modelo de hub com função estilo switch para indicar?

    Obrigado!

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    acrededito que um swtich simples de 8 portas generico de conta do recado

  20. #20
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto HotSpot área 130 metros x 30 metros.

    Lendo esse tópico creio que esse cliente ja entrou em contato comigo via MSN !

    Para contribuir acho que a maioria dos colegas esqueceu que ele quer armazenar todos os e-mail digitados para posterior envio de promoções, o que se faz a necessidade de um servidor LINUX com um software específico, ou um bom SCRIPT para MIKROTIK, pois os e-mail devem ficar armazenados em um bando de dados.

    Quanto a parte wireless há muitas opções no mercado atual o problema é o número de clientes conectados, o ideal seria dividr a carga par poder usar AP's de menor custo.
    O UniFi é uma excelente opção pois é só aumentar o múmero de AP's para dividir a carga
    Os NanoStation tambem seria uma ótima opção.
    Com o uso de 4 ou 6 AP's desses vai ter uma excelente cobertura e um custo-benefício maior ainda. seguindo a tendência do colega e chará Kleber Brasil

    Quanto a Linha UniFi ser uma solução doméstica acho que ha algum equívoco, pois os mesmos sao usados com sucesso para cobrir áreas de Shopping Center's, Estádios, Centros de conferencia e tambem hotéis ! Uma grande novidade para isso é o Uni-Fi para uso OutDoor, com caracaça parecida com a do Rocket e acoplador para antenas externas, excelente produto.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uni-fi 2.0.jpg
Visualizações:	179
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	26761Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Uni-Fi Out Door.png
Visualizações:	93
Tamanho: 	144,6 KB
ID:      	26762
    Última edição por pkmc; 24-08-2011 às 12:01.