+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Armazenar endereços utilizados por clientes

    Olá galera,
    Sou novo por aqui, utilizo bastante das informações disponíveis e sei que tem muita gente que tem muito conhecimento a compartilhar, por isso venho recorrer a vc's.

    Tô com o seguinte problema, um amigo meu foi intimado pela policia civil porque um dos seus usuários praticou pedófilia na rede dele, como nao quero passar pelo que ele está passando, pensei se há um modo de armazenar os endereços que os clientes visitam, ou algo parecido que possa comprovar que o usuário que acessou a página.

    Utilizo uma rb433uah com usb, caso seja possivél utilizar um dispositivo de armazenamento.

    Conto com a ajuda de vc's e desde já agradeço.
    Valeu.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    monitoramento login exige um poder de processamento razoavel e um grande hd para guardar tudo e um tecnico que entenda bem de backup no mikrotik da para fazer isto mas não em uma rb

  3. #3

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    monitoramento login exige um poder de processamento razoavel e um grande hd para guardar tudo e um tecnico que entenda bem de backup no mikrotik da para fazer isto mas não em uma rb
    qual programa faz isso?

  4. #4

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Caso eu utilize um pc com linux ligado a rb cosigo fazer algo do tipo?

  5. #5

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Existem programas como o wireshark que fazem isso.
    O torch do mk gera justamente essa informação, só não sei como armazenar.

  6. #6

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Acho que esse tópico pode lhe ajudar:
    https://under-linux.org/f143/configu...-linux-142862/

  7. #7

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Vlw, Vou dar uma olhada.

  8. #8
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Amigo, para a PF, não é necessário registrar os sites, apenas as contabilidades de cada cliente, ou seja
    você vai registrar apenas
    Login, ip, Data e hora de Conexão, Data e Hora de Desconexão, isso é feito com um servidor linux e configurado Mysql e Radius.
    Claro que você tem que ter o cadastro de cada cliente seu
    Para provedores com menos de 50mil clientes terá que guardar estes logs e a ficha do seu cliente por 2 anos, mesmo que o cliente cancela a assinatura e pede para você excluir o cadastro dele, você não irá excluir, diga para ele que excluir, para ele fica aliviado, quando cliente pede para excluir o cadastro dele, pode esperar que fez cagada.
    Além disso você precisa fazer com que o cliente assine um contrato entre cliente e empresa(você), pois você tem que provar que ele foi seu assinante.


    Caso queira fazer registros de todos os sites acessados de cada usuário, vc vai precisar de uma boa máquina e bastante espaços em hd.
    Vai funcionar bem em linux com Kernel configurado para tproxy, geramente a Distribuição FREEBSD já vem com este protocolo configurado, porém o serviço tem que ser feito tudo via shell(texto)

    Já tentei usar sistemas de logs do mk, mas ele gera em arquivo texto, fica muito ruim, e não pega todos os sites.

    O ideal é usar linux com squid + mysql + mysar + radius com tproxy configurado
    a função do tproxy é pegar o site de cada cliente, sem ele vem apenas os sites com ip do hostpot

  9. #9

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    vlw, tô meio cru em linux mas vou me dedicar um pouco.

  10. #10

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Cara coloca tua Rb em bridge e monta um servidor mikrotik autenticando todos os teus clientes, dai vc procura aqui no under mesmo como vc pode habilitar as funções que você deseja!

    Phalow... espero ter ajudado!

  11. #11

    Padrão Re: Armazenar endereços utilizados por clientes

    Uma solução relativamente fácil é colocar um servidor Linux com proxy Squid.

    Com o proxy Squid todas os endereços acessados serão monitorados e serão gerados logs dos acessos.

    Para analisar os logs você pode usar o Sarg, que te ajudará muito, pois analisar os arquivos de texto ficaria quase impossível.

    Para saber como instalar o Squid e o Sarg é só dar uma procurada na internet que com certeza vai achar muito material.