+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Vlan ou PTP???

    Bem galara vou começar pelas fotos:

    SITUAÇÃO ORIGINAL - SEM PROBLEMAS
    http://img402.imageshack.us/img402/8...o1original.png

    Uploaded with ImageShack.us
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede_Situa��o1_Original.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	35,8 KB
ID:      	26535
    SITUAÇÃO ATUAL - REDES MISTURADAS
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede_Situa��o2_Atual.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	38,5 KB
ID:      	26536
    http://img717.imageshack.us/img717/3...tuao2atual.png

    Uploaded with ImageShack.us

    Então a primeira cituação foi quando tudo começou e tava as mil maravilhas, logo então tive a necessidade de colocar internet da Mata, para autenticar aqui em Brotas no meu primeiro servidor. Como podem ver na imagem dois coloquei um hub no meio entre a RB 411 e o MK, funcionou, o problema é que no final da rede, Ipupiara, a vezes aparece a tela de login de Brotas e isso vem acontecendo com uma certa frequencia, aqui em Brotas já apareceu tambéma tela de login de Ipupiara mas isso foi uma ou duas vezes no maximo.

    Comprei o equipamento para fazer esse ptp, porem tem um outro local aqui para mim lincar, como o financeiro ainda não ta legal, comecei a procurar alguma solução para não usar esse ptp daqui para a Mata, foi quando me deparei com essa tal Vlan, não sei absolutamente nada disso... então quero saber se tem como eu trocar esse hub por uma RB 250GS por exemplo, fazer uma vlan e separa essas redes. Pelo pouco que entendi se der certo vou ter que trocar essa RB 411 (que so tem um rede) por ou RB 433 (que tem mais de uma porta de rede). Então aguardo a colaboração de todos os colegas.... Desde já agradecido
    Última edição por redslack; 20-08-2011 às 13:30. Razão: Correção de imagens

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    vlan e como e voce adicionasse placas de rede fisicas no dispositivo mas na realidade elas são emuladas por software
    voce pode pegar a eth0 por exemplo e adicionar uma vlan numero 2 e colocar um ip para ela ai vai ser como e tivesse duas placas de rede difierentes ok.

    pode se colocar ate 4026 vlan por placa de rede fisica .

    mas no eu caso eu montava um servidor poderoso para cuidar da rede ja resolvia o caso e ainda centralizava a rede com um hotspot so

  3. #3

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    Certo naldo864, como mencionado sou 99,999% leigo no assunto vlan... Então eu trocando essa RB 411 por uma RB 433ah e colocando no lugar do hub uma RB 250GB por exemplo, fazendo vlan nessa RB e não no meu hotspot funcionaria??

    Há sim uma possibilidade de juntar tudo em um unico hotspot mas é muito remoto essa possibilidade por agora e precisaria de uma solução de imediato para esse problema.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    não posso afirmar com certeza ate por que não trabalho com mikrotik aqui

  5. #5

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    Tranquilo meu jovem.... vamos aguardar mais alguem se manifestar (ehheheheh)

    Tu tem ai algum matrial/link sobre vlan pra mim passar??

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    não a muito segredo em vlan basicamente e o que eu disse

  7. #7

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    SÓ Pra trazer uma LUZ!

    AQUI TEMOS VARIOS PTP e quando montamos transmitiamos sinal a 5GHz para um predio a 4 km com bullet M5 e a lan do POE colocavamos na RB 433 que estava em modo bridge que transmitia o link para 2 paineis setoriais 90 graus MIMO da ubiquiti pelas lans e tamb em 2.4 ghz. Com a demanda de cliente percebemos que o link nao estava chegando em algumas extremidades como era antes e a paginação estava pesada, entao descentralizamos tudo da RB e instalamos um SWITH separado para deixar tudo independente, parece mentira mas tudo normalizou, pelo que percebo colocando uma rb pra repassar um link que logo gera um trafego em cima de sua placas, nao fica susa como um swith 8 pinos

  8. #8

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    APPICE, deixa eu ver se entendi, de acordo com sua esperiencia o ideal pra mim é fazer mesmo esse ptp, certo???

    Mais alguem com mais alguma ideia???

  9. #9

    Padrão Re: Vlan ou PTP???

    No meu caso aqui funciona bem, o bom daqui é que toda malha é centralizada, saindo tudo de um mesmo ponto, tendo menas chance de algum erro secundaria e melhorando o tempo de resposta aos clientes que ja acessam o POP. Esse é o meu caso amigo redeslack, nao posso falar muito de Vlan porque "POR ENQUANTO" nao trabalhamos.