+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comercialização de dispositivo com Linux

    Amigos esse é meu primeiro post, apesar de acompanhar a comunidade já a algum tempo. Utilizo Linux como desktop ja a mais de um ano e meio, e não me arrependo nem um pouco da mudança, mas sou muito leigo em algumas coisas.

    Estou tentando iniciar uma nova etapa na minha vida com um projeto que as vezes me parece quase impossivel. Este novo projeto possui muitas peculiaridades mas vou explicar a que mais tem me tirado o sono literalmente.

    A idéia do projeto é a comercialização de um dispositivo de hardware no qual algumas aplicações desenvolvidas por mim ou por terceiros executariam sobre o sistema operacional instalado no respectivo hardware. A principio as aplicações desenvolvidas poderiam ser distribuidas com ou sem o codigo fonte.

    A primeira solução de S.O. que foi verificada foi o Linux, por ser uma platarforma robusta e aberta, porém é exatamente aqui que recai minha duvida. O Kernel Linux é distribuido sobre GPL2, que pelas pesquisas que eu fiz até agora, me obriga a distribuir as aplicações tambem sobre gpl2, mas não estou totalmente certo disso, uma vez que tambem verifiquei outros projetos que usam linux embarcado, porém em nenhum deles ficou claro que os softwares desenvolvidos eram distribuidos com os fontes.

    Se alguém da comunidade ja desenvolveu alguma solução desse tipo ou algo parecido que possa elucidar minha duvida eu ficaria muito grato.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Comercialização de dispositivo com Linux

    i velho GPL é fd
    vc tem que disponibilizar sim, embora nem todos fazem isto
    vai ver se a caixa federal publicou o fonte do sistema deles da loteria ???

    uma dica
    vai de BSD

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Comercialização de dispositivo com Linux

    Uma dica: não vá de BSD.
    No caso, você só precisa disponibilizar o source do kernel e dos programas GNU incluídos. (Ou um link falando tal versão, etc, para o site do mantenedor).
    Mas se seus softwares utilizam programas GPL, você teria que disponibilizar o source mesmo rodando sobre BSD...

  4. #4

    Padrão Re: Comercialização de dispositivo com Linux

    Bruno eu pesquisei tambem sobre o BSD, mas não encontrei nenhum case de sucesso, em Linux ha muitos, mas todos GPL.
    Osmano807
    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Uma dica: não vá de BSD
    . Pq não???

    Uma coisa, na minha pesquisa aponta para o que o osmano807 falou, somente o fonte do kernel e programas GNU da distro que eu usar, seu usar uma , são nescessarios, mas isso não é explicito, não existe em FAQ algum.
    Os programas que eu ou outros produzirem só precisam ser GPL, se assim nos decidirmos ou se utilizar algum fonte GPL.

    A ideia é prover um midlleware que rodará em cima do SO(Linux, BSD), esse midllewere poderá ser OpenSource ou não, nós ainda não definimos. Isso tudo seria empacotado em um hardware fechado, e comercializado.

    Se alguém tiver um case que escrarecer melhor essas duvidas seria ótimo.

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Comercialização de dispositivo com Linux

    alanweb,

    Não conheço muito do assunto, mas estude o caso do Mikrotik RouterOS. É um software (que pode ser embarcado ou não) que tem sua base em Linux, mas não é opensource. Que eu saiba, nem GPL. Pode ajudar a entender isso.

  6. #6

    Padrão Re: Comercialização de dispositivo com Linux

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Uma dica: não vá de BSD.
    Porque não ?