+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 79km oscilando até 10db!

    Pessoal,

    Tenho um link de 79km, utilizando duas OIW de 34 + RBs 433AH + R52Hn.
    O sinal de manhã fica em -64, trafega uns 18megas tranquilo, quando chega à tarde, por volta das 13:00h, o sinal começa a piorar e chega até a -81db no final da tarde, não passa mais que 5megas com perdas de 75% de pacotes. Além de ficar associando e desassociando todo momento. Já conferi os conectores para ver se era água, já troquei os pigtails, canal, tcrates e tudo o mais que possa existir em configyração, mas nada.

    Alguém poderia me dar uma ajuda?

    Obs: O pigtail vai do cartão direto na antena, não usei cabo RGC213.

  2. #2

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Será que num é a zona de fresnel que está obstruída, pelo menos parcialmente?

  3. #3

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    eu sofria com um problema bem parecido no começo era interferencia, inverti a polaridade passei um mês sem problemas. Mais depois voltou o problema troquei tudo e nada se resolveu, entao troquei as antenas (que eram aquário de 29dbi disco) e uso rocket com rádio rocket nunca mais tive problema

  4. #4

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Bom dia,

    Podem ser incidências de raios solares do sol forte do começo da tarde. Pode ser ainda interferência de algum sistema eletro-eletrônico ou sinal de rádio de algum concorrente.

    Bem, como pode perceber podem ser várias as causas. O ideal é ter um profissional com experiência e conhecimento para detectar o problema, suas causas e consequências.

  5. #5

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Bom dia com links desta distancia.

    dois fatores e importante (primeiro que região voc esta a umidade do ar e que garante o bom CCQ
    de manha voc tem umidade boa i sinal esta baicho.) a tarde com o calor do sol alimina a umidade.
    cartão 52HN não e bom para esta distancia.usa o XR5. voc vai ver a diferencia

  6. #6

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Mas o melhor conselho de todos é dividir o enlace ao meio! Com certeza vc vai ter uma ótima banda passante e disponibilidade do enlace.

  7. #7

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Verdade o que nosso amigo armc_2005 disse, mais se nao ha possibilidades, verifique se la linha aonde o PTP foi feito existe alguma lago ou lagoa, isso reflete o sinal tal como zinco.

  8. #8

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Passe mais detalhes do enlace: canal utilizado, e demais especificações, como está a zona de fresnel, se possivel latitude e longitude o pessoal pode te dar mais opniões.

  9. #9

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    com ctz o cartao para essa distancia tem q ser XR5 amigo, e vc disse estar usando pigail direto no cartao, que tipo de pigtail esta usando?

  10. #10

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Canal está no 5210, o freznel não creio que esteja comprometido pois foi realizado visada com binóculo e pelo radiomobile.

    Ponto A - Latitude = -19.971187° / longitude = -43.929774°
    Ponto B - Latitude = -19.868520° / longitude = -43.194129°

  11. #11

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    AMigo, para falar a verdade eu tenho um enlace no mesmo local com XR5 e apresenta o mesmo problema, por isso eu fechei com R52Nh, mas o XR5 está se saindo bem melhor mesmo. O pigtail é de um MMCX/N-macho com 40cm.

  12. #12

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    conseguiu resolver o problema amigo? estou para fechar um link de 79km tambem e estou com receio de ter problemas de instabilidade.
    pretendo usar antenas oiw 33dbi e cartoes xr5 mas cotei as antenas ideal de 42db, porem alem de caras sao enormes e tenho medo de colocar na torre.

    seu link eh novo ou ja funcionava ha algum tempo?

  13. #13

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Por acaso se desligar um enlace o outro melhora? Pode um sistema esta gerando interferencia no outro e ainda por cima o problema parece se agravar nos horarios de pico de consumo. Pode ser mesmo Interferencia na RF.
    Se fosse meu testaria mantendo apenas um enlace e desativando os outros nas duas pontas.

    Se você estiver na mesma linha de visada de outros sistemas Wifi pode ser esta a causa.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Pessoal,

    Tenho um link de 79km, utilizando duas OIW de 34 + RBs 433AH + R52Hn.
    O sinal de manhã fica em -64, trafega uns 18megas tranquilo, quando chega à tarde, por volta das 13:00h, o sinal começa a piorar e chega até a -81db no final da tarde, não passa mais que 5megas com perdas de 75% de pacotes. Além de ficar associando e desassociando todo momento. Já conferi os conectores para ver se era água, já troquei os pigtails, canal, tcrates e tudo o mais que possa existir em configyração, mas nada.

    Alguém poderia me dar uma ajuda?

    Obs: O pigtail vai do cartão direto na antena, não usei cabo RGC213.
    Instala um cooler e troca o a caixa hermética queusas por uma de aluminio com proteção térmica. Isso é o clássico efeito de calor.
    Cooler puxando ar de baixo e soltando ar por cima na caixa. com ese fluxo de ar a RB trabalha perfeita.
    Qualquer dúvida de como fazer, entra em contato comigo que te passo os esquemas técnicos.
    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    ta usando o cartao como 5a ou 5n ?

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Canal está no 5210, o freznel não creio que esteja comprometido pois foi realizado visada com binóculo e pelo radiomobile.

    Ponto A - Latitude = -19.971187° / longitude = -43.929774°
    Ponto B - Latitude = -19.868520° / longitude = -43.194129°
    Boa Noite Amigo,
    Veja que calculei seu enlace usando torres de 30m em cada lado, pois não citasse as alturas reais das antenas deste enlace.
    Bom, a principio tem-se visada sim. pelo menos radiovisada.
    Acredito que terias que aumentar um pouco as antenas e realinhar este enlace com equipamentos profissionais + uma bússula de precisão. somente assim melhoras o nivel de sinal, passando mais banda e tendo uma estabilidade perfeita no enlace.
    veja este grafico que demonstra a visada.
    Analise_Link_Superlinkwifi.pdf - 4shared.com - document sharing - download
    Qualquer duvida entra em contato, blz.
    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Amigão! Tenho um elance aki, que estava dessa forma, mas era só 52km, então, descobri que esta oscilação é por causa de um negocio chamado diversidade espacial. Dizem que por causa envergadura da terra e no meu caso por causa das matas. Ah meu era com Rocket Disk 34dbi e Rocket. Olha o que fiz coloquei uma OIW 34dbi com RB433AH com um XR5, agora durmo tranquilamente.

  18. #18

    Padrão Re: Link de 79km oscilando até 10db!

    Amigo, eu ainda não consegui resolver nada, estou conseguindo um ponto para dividir esse link em dois de 44km. Ufa.

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    conseguiu resolver o problema amigo? estou para fechar um link de 79km tambem e estou com receio de ter problemas de instabilidade.
    pretendo usar antenas oiw 33dbi e cartoes xr5 mas cotei as antenas ideal de 42db, porem alem de caras sao enormes e tenho medo de colocar na torre.

    seu link eh novo ou ja funcionava ha algum tempo?