Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Olá a todos do fórum. Ontem pela tarde, ao acessar o site da Ubiquiti para baixar uma atualização de firmware para NanoStation Loco 5, me deparei com uma agradável surpresa: na seção downloads, há disponível uma nova versão, a 4.0, destinada para a linha 802.11 b/g/a, cujo principal diferencial é a tecnologia Airmax.

    De uma forma simples e resumida, os "antigos" equipamentos da série b/g/a como NanoStation, Bullet, PicoStation e demais contam agora com a tecnologia TDMA embarcada e "rodando em cima" dos referidos protocolos. A tecnologia que já funciona com extrema competência junto ao protocolo N da série M2 e M5 está disponível também para as tecnologias mais antigas.

    Com isso podemos contar, por exemplo, com a integração entre a linha 802.11 e equipamentos que funcionam com N, com o Airmax turbinando a conexão e resultando em um ganho significativo no throughput. Trata-se de uma alternativa realmente interessante e viável para redes mais antigas, possibilitando uma sobrevida maior para as mesmas.

    Vamos ao uso prático, constatar se a inovação realmente é funcional. De qualquer forma, cabem elogios e agradecimentos à Ubiquiti de uma forma geral, pelas constantes inovações e a preocupação em nos trazer novas alternativas para nossos negócios.

    Sucesso a todos!

    OBS: função disponível apenas quando o equipamento está operando em modo Estação.
    Última edição por Jadir; 27-08-2011 às 12:11.

  2. #2

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Ja baixei e já colocquei no nano5 o só mudou que vem com a função airmax

    mais vou estar banda CCQ, Dbm e qualquer coisa posto aqui se melhorou alguma coisa..

  3. #3

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Acompanhando e tirando uma dúvida.

    Os Nanostations Loco M2 e M5 por exemplo já contam com Airmax correto? Os NSLoco 2 e 5 passarao a contar com Airmax com esse update?

  4. #4

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    isso mesmo velinho.

  5. #5

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    OBS: função disponível apenas quando o equipamento está operando em modo Estação.
    Que pena que e so nesse modo..Mais já e grande ajuda....

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Maravilha, que boa notícia, valeu!

  7. #7

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Realmente boa notícia. Agora a pergunta: vale a pena pegar os NS Loco 2 e 5 e colocar esse firmware ou ainda é vantagem pegar os M2 e M5?

  8. #8

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Velhinho Ver Post
    Realmente boa notícia. Agora a pergunta: vale a pena pegar os NS Loco 2 e 5 e colocar esse firmware ou ainda é vantagem pegar os M2 e M5?
    Justamente a minha MESMA dúvida. Já atualizei o firmware de duas NanoStation Loco 5 e de uma NanoStation 2. Tenho um Rocket M5 parado, e amanhã vou montá-lo na BaseStation para testar a conexão com uma dessas Loco 5, atualizadas com a versão 4.0.

    Vou testar todas as ferramentas e opções. Fico no compromisso de postar aqui os resultado.


    OBS: fazendo uma análise puramente teórica, chego a conclusão que não vale a pena. Só compensa para quem já tem uma rede toda montada, mas montar uma torre nova com equipamentos da série M e optar por instalar no cliente equipamentos b/g/a atualizados para Airmax não oferece o mesmo resultado.

    Eis o porque:

    - NanoStation e Bullet não possuem antenas de polarização dupla, ou seja, perde-se o MIMO

    - NanoStation e Bullet ainda serão b/g/a, não possuem o protocolo N; ou seja, o que vai "turbinar" a rede é o Airmax, por mais que o AP seja um Rocket M5 ainda assim a rede irá operar em 802.11A (54Mb + Airmax, nos clientes)

    Resta testar na prática e ver como se comportam.
    Abraço a todos!

  9. #9

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Entendi, a vantagem seria compatibilizar o que já existe instalado com o Airmax.

  10. #10
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Fiz o teste em um aqui, ele esta em modo router discando pppoe, ele conecta so que nao consegue disca ou sei la o que, em um teste rapido nao funcionou com pppoe.

    Amanha vou testar melhor e ver no que da.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Isso mais me ajudar e muito, tenho 2nano5 rodadando, funciona muito bem, mais queria mudar para M e nao tinha como pela limitação dos nano5 dos clientes... agora sim vai dar

  12. #12

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Isso mais me ajudar e muito, tenho 2nano5 rodadando, funciona muito bem, mais queria mudar para M e nao tinha como pela limitação dos nano5 dos clientes... agora sim vai dar
    vai com calma porque tem uma limitação..!! Nosso amigo falou que não funciona em modo AP..

  13. #13

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Então eu vai vinha usando a quase um mes na versao beta, e jah funcionava perfeitamente,
    só funciona airmax em modo cliente, e o AP tem que estar com a versao 5.5, para poder transmitir,

    Ai ta a prova que eu tanto falava nesse forum, que o airmax não tinha nada ver do Mimo, e sim como um protocolo proprietario, unica coisa que de tantas pessoas perguntarem, eles colocaram o protocolo nos produtos antigos, e na minha opiniao não é por isso que o equipamento vai mudar seu hardware e virar TDMA, como já mensionaram

  14. #14

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Então eu vai vinha usando a quase um mes na versao beta, e jah funcionava perfeitamente,
    só funciona airmax em modo cliente, e o AP tem que estar com a versao 5.5, para poder transmitir,

    Ai ta a prova que eu tanto falava nesse forum, que o airmax não tinha nada ver do Mimo, e sim como um protocolo proprietario, unica coisa que de tantas pessoas perguntarem, eles colocaram o protocolo nos produtos antigos, e na minha opiniao não é por isso que o equipamento vai mudar seu hardware e virar TDMA, como já mensionaram
    So uma duvida como a de muitos aqui.. Se nao tem nada a ver com MIMO. Porque a tecnologia MIMO do MK não conversa com MIMO da ubiquiti.???
    Seria porque quando trabalhamos com MIMO ambas antivam os protocolos TDMA. Assim um nao conversa com outro..??
    Desculpa se falei bobeira..Desde ja agradeço...
    Desde ja agradeço...

  15. #15

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    So uma duvida como a de muitos aqui.. Se nao tem nada a ver com MIMO. Porque a tecnologia MIMO do MK não conversa com MIMO da ubiquiti.???
    Seria porque quando trabalhamos com MIMO ambas antivam os protocolos TDMA. Assim um nao conversa com outro..??
    Desculpa se falei bobeira..Desde ja agradeço...
    Desde ja agradeço...
    Boa noite amigo,

    Para explicar, é necessário que entende o propósito de hardware proprietário. A Ubiquiti tal como a Mikrotik lança produtos na área de redes e RF junto com seu nome. A tecnologia, embora seja a mesma, é modificada muito por seus engenheiros para destacar da competição, e isso leva o nome da empresa a ser conhecido pelo bem/mal!

    A tecnologia é parecida, mas não é a mesma. As empresas que lançam produtos 'propretários' especialmente essas na área de RF, fazem isso com o propósito de você escolhê-la (e somente ela) para efetuar seus enlaces.

    Tá respondida a pergunta?

  16. #16

    Padrão Re:

    Max, concordo em gênero, número e grau com o Zanatta na seguinte questão: MIMO não tem absolutamente nada a ver com TDMA.

    Airmax é TDMA. Nv2 é TDMA. Resumidamente, é uma tecnologia que trabalha dividindo o canal de comunicação com base em períodos de tempo distintos, buscando um envio e recepção maior de informações na mesma "largura" do canal de comunicação.

    MIMO é uma "arquitetura", onde se emprega mais de um "canal" de entrada e saída de dados durante a conexão. MIMO significa Multiple Imput / Multiple Output (múltiplas entradas / múltiplas saídas). Resumindo, MIMO é uma técnica, uma maneira de se transmitir dados usando mais de uma "antena", por assim se dizer. Por isso que nos equipamentos da série M da Ubiquiti vemos dois medidores de sinal, um para cada canal (canal horizontal e canal vertical, ou Chain 1 e Chain 2).

    Airmax é o nome comercial que a Ubiquiti deu à sua forma de utilizar e ajustar a tecnologia TDMA em seus equipamentos. Nv2 é o nome comercial que a Mikrotik usou para os mesmos fins. Cada empresa o fez da sua maneira, com meios diferentes e aplicações diferentes. Por esse mesmo motivo não é possível interconectar equipamentos de marcas distintas buscando a utilização do TDMA, embora trate-se do uso de uma mesma tecnologia.

    Já o MIMO é uma arquitetura universalista. MIMO em uma NanoStation M5 é exatamente igual ao MIMO de um SXT 5HnD, por exemplo. Não é nada mais que o uso de mais de uma antena durante a transmissão. Vejam, MAIS DE UMA ANTENA. Onde há apenas um canal empregado (horizontal OU vertical), não considera-se transmissão MIMO. Para ser MIMO precisa-se dois canais (horizontal E vertical, atuando juntos) de transmissão, sempre 2x2. Não existe MIMO 1x1, ou seja, apenas uma antena!

    Desative o Nv2 de uma SXT e desative o Airmax de uma NanoStation que você será capaz de fruir comunicação entre ambos. Se conectarão usando o protocolo N, nativo em ambos. A única coisa que não funcionará é o TDMA, por ser uma tecnologia proprietária específica de cada marca. Ahh... e ainda conectarão usando MIMO.

  17. #17

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    ele funcionara como uma air grid 1x1 e isso?

  18. #18

    Padrão Re:

    Airgrid não é MIMO, pois só possui um canal de comunicação dentro do seu "dipolo". Seria isso?

  19. #19

    Padrão Re:

    Eu acho que para ser MIMO tem que ter mínimo 2 antenas, as duas fazendo papel de TX e RX. Uma antena dipolo não pode ser MIMO por justamente ser única, ou seja, é uma única fonte de TX e RX ao mesmo tempo.
    Em um treinamento que participei da TP-Link, eles estavam explicando que para passar mais de 150 Mbps de banda, o equipamento obrigatoriamente tinha que ter mais de uma antena, ai entendi o porque dos equipamentos com MIMO virem com duas ou três antenas (no caso da TP-Link por exemplo).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MIMO

    MIMO

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    MIMO ou Multiple-input and multiple-output é o conjunto de técnicas de transmissão para sistemas de comunicação sem fio com múltiplas antenas na transmissão e na recepção.
    As técnicas MIMO foram incorporadas em diversos padrões de comunicação devido ao grande ganho de desempenho que elas proporcionam. Como exemplo tem-se o LTE (Long Term Evolution), WiMax, HSPDA, e 802.11n(WiFi).

    O aparelho utilizado é um roteador wireless, que disponibiliza o tráfego das informações em canais paralelos, aumentando assim a velocidade e diminuindo a ocorrência de quedas na transmissão. Para isto, o roteador MIMO apresenta fisicamente instalado mais de umaantena, as quais possibilitarão maiores chances de envio dos arquivos.
    Caracteriza-se pelo emprego de multiplas antenas, para transmissao e recebimento de dados, possibilitando a convergencia de sinal para velocidades acima de 600 Mb/s. Ou Wireless N.

  20. #20

    Padrão Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a

    gente resumindo.... deixa ver se entendi.....
    vejam o cenário....
    rocket m5 (2x2) transmitindo com airmax ativado certo?.....
    as nano m5 recebendo.... ate ai tudo certo....
    com o novo firmware as loco 5 vão poder se conectar ao painel que esta com Rocket com airmax ativado..... seria isso?