+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor de Internet

    Pessoal tenho um provedor de internet a 7 meses! só que estou tendo uma dúvida estou cobrando um valor pela instalação que inclui, mao de obra da instalação, garantia do aparelho e 1 mensalidade da internet! e com isto os clientes nao reclamam do valor cobrado e ao final o equipamento ficará comigo caso ele cancele!
    Só que eu estou com medo dos aparelhos dar mto problema e eu ter que subistitui-los, porém até hoje nenhum deu problema algum nos clientes de vocês queimam mtos roteador, antenas usb, placas pci? quando queimam vcs jogam fora ou tem conserto os roteadores?

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de Internet

    ou duvida que tenho e que na minha cidade ainda estou atendendo com Omini e ela esta a 17m de altura, estou quase levantando uma torre autoportante de 27 metros e vou usar painel setorial eu fico na parte mais alta da cidade praticamente, sera que so com esta torre eu conseguirei atender a cidade toda? minha cidade tem uns 8 mil habitante e e bem concentrada! ou seria precisa construir outra torre? nao digo pela quantidade de clientes e sim pelo alcance do sinal!

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de Internet

    fica dificil de falar, qual a distancia maxima de clientes que voce quer atender?
    essa parte alta onde voce ja tem essa torre, da pra ter visada direta com os clientes que quer atender?
    qual ap que esta nesta onmi? quantos db? qual marca?
    ficou muito vago,


    mas faça uma projeção do que voce quer fazer.
    tipo.
    1.quanto de link voce dispoe?
    2.quantos clientes quer atender?
    3.qual distancia maxima entre os clientes e a torre?
    4.qual velocidade voce vai vender.?
    5.quantos provedores ja estao na cidade?
    6. como esta o uso dos canais na frequencia que voce vai vender a internet?

    coloca mais detalhes do seu cenario ai......

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de Internet

    1.quanto de link voce dispoe?R= estou com 8 megas de adsl e assim que subir a torre terei visada para pegar 1,5 MB dedicado de um provedor de uma cidade vizinha(na minha não possue link dedicado)
    2.quantos clientes quer atender? R= arrebentando 200 clientes
    3.qual distancia maxima entre os clientes e a torre?R= no maximo 2KM
    4.qual velocidade voce vai vender.?R= vender 600k
    5.quantos provedores ja estao na cidade?R= nenhum o meu é o primeiro
    6. como esta o uso dos canais na frequencia que voce vai vender a internet?R= sou unico na cidade!


    Estou usando atualmente uma rb 433uah+XR2com omini aquario 15dbi, ja tenho os paineis de 90ºOIW de 17dbi! que irei colocar na minha torre que irei levantar! e comprar mais 1 rb 433uah e mais 3 cartões!

  5. #5

    Padrão Re: Provedor de Internet

    com a velocidade de 600k você vai atender uns 25 a 35 clientes por cartão xr2.... podendo ser mais um pouco por você nao sofrer nenhuma interferência ai.....
    mais que isso no cartão nessa velocidade vai garrar....

    quanto a torre, se você precisa dessa altura ai de 27metros pro link dedicado, manda bala, mas não se esqueça que você tera que pagar uma autorização na prefeitura da cidade, provável que vão pedir um projeto assinado por um engenheiro da estrutura...


    nao esqueça de ir na aba advanced na interface do cartao e colocar o ack pra 2Km...


    quanto a colocar mais uma torre, creio que nao será preciso, se voce tem visada para esses 200 clientes, e com uma torre a 27m, voce pode colocar uns 5 paineis com xr2 e transpor os canais....

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Bom, aqui eu vendo o equipamento para o cliente, não cobro mão de obra e nem a internet adiantada, só após os 30 dias corrido.
    Vendo o equipamento no preço que pego do fabricante, e parcelado 1+2x, e o equipamento é do cliente.
    Dou a garantia que o fabricante me passa, uns dar 6 meses e outros 1 ano.

    Sobre defeito de equipamento, sim dar defeito sim, em epoca de chuva acontece de queimar equipamentos, agora ubiquiti, queima até em tempo seco(perda de potência, porta lan queimada)

    Ubiquiti só compro da empresa que me dar 1 ano de garantia, nem que tenho que pagar um pouco mais caro, pois é dificil confiar na durabilidade deste equipamento.

  7. #7

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Bom, aqui eu vendo o equipamento para o cliente, não cobro mão de obra e nem a internet adiantada, só após os 30 dias corrido.
    Vendo o equipamento no preço que pego do fabricante, e parcelado 1+2x, e o equipamento é do cliente.
    Dou a garantia que o fabricante me passa, uns dar 6 meses e outros 1 ano.

    Sobre defeito de equipamento, sim dar defeito sim, em epoca de chuva acontece de queimar equipamentos, agora ubiquiti, queima até em tempo seco(perda de potência, porta lan queimada)

    Ubiquiti só compro da empresa que me dar 1 ano de garantia, nem que tenho que pagar um pouco mais caro, pois é dificil confiar na durabilidade deste equipamento.
    A porta LAN queimada não justifica uma troca do equipamento pois muitas vezes isso é culpa do instalador e não do fabricante. Por exemplo: Se cabos blindados não são usados no enlace (STP, e não UTP) pode causar descarga electrostática (ESD) e queimar as portas ou as placas do rádio.

    Todas as suas peças que sofreram perda de potência foram trocadas ou estão sendo trocadas agora. Se tiver algum problema relacionado com a potência de seu equipamento, entre em contato comigo.

    Atenciosamente,
    Jamie

  8. #8

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Citação Postado originalmente por maykcosta Ver Post
    Pessoal tenho um provedor de internet a 7 meses! só que estou tendo uma dúvida estou cobrando um valor pela instalação que inclui, mao de obra da instalação, garantia do aparelho e 1 mensalidade da internet! e com isto os clientes nao reclamam do valor cobrado e ao final o equipamento ficará comigo caso ele cancele!
    Só que eu estou com medo dos aparelhos dar mto problema e eu ter que subistitui-los, porém até hoje nenhum deu problema algum nos clientes de vocês queimam mtos roteador, antenas usb, placas pci? quando queimam vcs jogam fora ou tem conserto os roteadores?
    Aki cobro adesão R$150,00 (comodato) 512kbps 79,00 e ja cobro no proximo mes a mensalidade, não
    faço serviço de graça (embratel combra "eu pago") Outra coisa quem consegue pagar pra vc 150pila na
    adesão (o nano5loco custa mais que isso) ele consegue pagar a mensalidade, no dia de cancelar ele ira
    pensar PORRA EU PAGUEI R$150,00, ele não vai pro concorrente do nada, (so pra ver se e bom, aki tbm
    tem gente dando adesão e 1 mes na faixa, o cara vai pensar muito antes de ir pro outro se ta boa a net.
    Uso Nano Station 5 Loco quando mais distante AirMax 23dBi
    Paineis so da OIW 17dbi 90º Rb600A (esta não existe mais comesei usar em novos pontos RB435G) Cartão o mais barato e melhor para paineis R52H setado em 17dBm.
    Fica bom, bunito, barato e com otima qualidade. (vendo planos ate 1.2mega R$180,00).

  9. #9

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Bom, aqui eu vendo o equipamento para o cliente, não cobro mão de obra e nem a internet adiantada, só após os 30 dias corrido.
    Vendo o equipamento no preço que pego do fabricante, e parcelado 1+2x, e o equipamento é do cliente.
    Dou a garantia que o fabricante me passa, uns dar 6 meses e outros 1 ano.

    Sobre defeito de equipamento, sim dar defeito sim, em epoca de chuva acontece de queimar equipamentos, agora ubiquiti, queima até em tempo seco(perda de potência, porta lan queimada)

    Ubiquiti só compro da empresa que me dar 1 ano de garantia, nem que tenho que pagar um pouco mais caro, pois é dificil confiar na durabilidade deste equipamento.
    Vc não confia em Ubiquit uma empresa que sempre saindo na frente em Wireless.???
    pode ter certeza que vc ta fazendo alguma coisa errada ai...
    cabo UTP erradou ou de mal qualidade (no caso de defeito da LAN) alguma coisa parecida.
    no caso do problema de perca de sinal ou transmissão isso e, não saber configurar para a aplicação q vc esta usando, (potencia elevada sem ter a necessidade, talveis seja isso)
    Uma das Soluções fantastica da UBNT foi o Rocket, meu camarada qual outro equipamento que faz um puto de um Link PTP de ate 82KM (Disco30dBi) por menos de R$1.600,00 ???
    (não to falando da torre somente dos radios e antenas para fazer tal PTP)

  10. #10
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Vai me desculpar, mas não é problema do instalador, e sim da Ubiquiti, em quanto muitos radios chipset 8186 instalado com cabo utp, está ativo a 3 anos, com chuvas, tempo seco, e está lá até hoje, ubiquiti da linha Airgrid pelo menos, com 4 a 6 mêses acontece de queimar a porta lan e o que mais ocorre é perda de potência.

    Utilizo sim o touch cable da própria ubiquiti, e em clientes que não tem aterramento, até indico um eletricista para fazer o aterramento, para acabar com a canceira de equip. dando defeito.

    o engraçado que os nanostation não deu este defeito, tenho cliente com um dele a 9 meses e com cabo utp ainda, e está lá até hoje, semana passada enviei mais 3 para garantia, e esta semana estou com mais 1 aqui parado, que confiança vou passar para meus clientes?
    E quando eu não tenho a peça no estoque para trocar para o cliente?, como fico nesta situação que a ubiquiti me deixa?
    Estou comprando ubiquiti apenas para deixar de reserva em caso de algum cliente dar problema.

    Produto caro, promete profissionalismo, em quê?, só conheço desempenho e estabilidade, durabilidade, está faltando.

  11. #11

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Vai me desculpar, mas não é problema do instalador, e sim da Ubiquiti, em quanto muitos radios chipset 8186 instalado com cabo utp, está ativo a 3 anos, com chuvas, tempo seco, e está lá até hoje, ubiquiti da linha Airgrid pelo menos, com 4 a 6 mêses acontece de queimar a porta lan e o que mais ocorre é perda de potência.

    Utilizo sim o touch cable da própria ubiquiti, e em clientes que não tem aterramento, até indico um eletricista para fazer o aterramento, para acabar com a canceira de equip. dando defeito.

    o engraçado que os nanostation não deu este defeito, tenho cliente com um dele a 9 meses e com cabo utp ainda, e está lá até hoje, semana passada enviei mais 3 para garantia, e esta semana estou com mais 1 aqui parado, que confiança vou passar para meus clientes?
    E quando eu não tenho a peça no estoque para trocar para o cliente?, como fico nesta situação que a ubiquiti me deixa?
    Estou comprando ubiquiti apenas para deixar de reserva em caso de algum cliente dar problema.

    Produto caro, promete profissionalismo, em quê?, só conheço desempenho e estabilidade, durabilidade, está faltando.
    O cabo onde vc ta ligando e muito comprido?

    Tive um problema em um serviço q me passaram pra fazer o cara tinha 60 metros de torre, numa fazenda com um Bullet 5, a fonte ficava encima numa caixa hermetica e descia o cabo de rede ate embraixo no escriorio da fazenda q ficava uns 5 metros do pe da torre, vevia queimando a porta LAN Depois de umas 4 X trocar o radio (bullet5) eu pedi se dava pra dar opnião sobre como fazer. o (TECNICO da fazenda se diz muito EXPERTE) ai falei de por um hub junto com a fonte lah encima da torre e desce o cabo de rede ligado no Hub e do Hub no Bullet5 ja faz mais de 1 ano q ta lah sem dar problema,
    Na verdade as Lan do UBIQUIT e bem sensivel e se o cabo for muito comprido se der qualquer estatica pode danificar mesmo.

  12. #12
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Nas torres uso no maximo 3 metros, pois deixo uma cx hermetica na torre e instalo as fontes nela, e com ventilação ainda.
    Nas torres fica somente Rocket e NanoBridge, estes não queimaram até hoje.

    Mas o grande problema é os kits clientes, airgrids, uso no máximo 12m de cabo blindado ubiquiti, até o cabo que vai para a placa de rede do computador da pessoa é blindado também.

    eu ainda faço um teste de excesso de carga no gabinete do computador do cliente, para ver se os polos da tomada não estão invertidos, além de solicitar o aterramento a quem não tem.

    e agora com estes airgrid hp, uso no maximo a potência dele em 20dbm para distâncias acima de 3km, abaixo disso uso 15dbm, e a configuração do airgrid é super simples, não tem onde errar nas configs, nem precisa ter tanta experiência para configurar o mesmo.

    E com certeza não foi somente eu que reclamei, pode consultar no forum que verás depoimento de muita gente aqui.

  13. #13

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Então amigo opte por equipamentos de qualidade ex.. CPE com Tecnologia Atheros, não terá muitos problemas com RMa, com relação a sua Omni ela sozinha não vai atender os mais que 50 clientes em media (usando um Mini pci + RB) aconselho a colocar Painéis setoriais, divida sua cidade por setores e coloque um ponto de acesso em cada setor, assim vc vai conseguir clientes em toda cidade e com qualidade.

  14. #14
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Provedor de Internet

    Hoje já estou trabalhando com cpe da krazer, chipset ralink, sei que estes equip. da krazer duram bastante, tenho um krazer em um cliente a 3 anos.

    só falta a Krazer ter produto em estoque.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor de Internet

    amigo! nao esqueça da sua licença SCM, ja coloque no seu projeto! se ja tiver com ela otimo! 0800 , relatorio de acessos dos clientes! e mais bla bla bla