+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de chatokorn
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
    Posts
    73

    Padrão Ajuda com QoS

    Olá pessoal esse é o meu 1º post.

    Gostaria da ajuda de todos.

    Eu gostaria de saber se tem como eu deixar a banda aberta para os clientes navegarem, e só limitar o download deles.

    Tipo eu tenho 10 megas de adsl, compartilho com algumas pessoas. mais eu gostaria de setar 33kbps de downloads só... e deixar eles usarem a banda toda ( 10 megas ) para abrir as paginas mais rapido.


    Se alguem souber de algum jeito me responde ae.

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com QoS

    Bom dia.

    Não há, ou se há desconheço ou não lembro no momento, como distinguir navegação e download, já que ambos são feitos pelo protocolo HTTP.

    No seu caso, o que imagino ser mais adequado, ao invés de QOS, é o uso de burst, com uma taxa mais alta durante 10 segundos, com degradação para tempos maiores.

    Já que você disse "para abrir as páginas mais rápido", o tempo de 10 segundos é uma sugestão. Caso o fluxo se prolongue por mais tempo, a banda começa a ficar mais restrita (o que tende a ser um download, o que pode ser um falso-positivo).

    Voltando na questão da impossibilidade de diferenciar "navegação" de "download", a degradação também acontecerá para vídeos com mais de 10 segundos de carga (não confundir com 10 segundos de exibição).

    Há aqui no Under-Linux posts[1] sobre cálculo de burst, que certamente auxiliarão na melhor decisão de tempo.

    Espero ter ajudado.

    [1] https://under-linux.org/f226/calculando-burst-135485/

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com QoS

    Como o trober falou, o uso do burst e também pode usar junto com o controle de filas PCQ fazendo a divisão das solicitações pra que a banda seja melhor dividida entre os usuários.

    PCQ - Traduzido e comentado por M4D3

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com QoS

    Eu acho que daria para fazer sim
    creio que teria que fazer marcacao do pacote com o connection byte junto?

    com o connection byte 0-50000 (por exemplo), poderiamos supor que seria sites e/ou download arquivos pequenos.
    com o connection byte 50001-0 (por exemplo), poderiamos supor que seria download?