+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²

    Meus caros,
    Estou montando uma rede Wi-Fi em um condomínio de aproximadamente 1400m², cuja finalidade é prover acesso a internet a seis câmeras de monitoramento (Wi-Fi). Cinco câmeras estarão próximas ao meu AP primário (Até 400m) e as outras duas até 1000m de distância do meu AP. Mas no futuro pretendo atuar como um provedor.

    Já possuo os seguintes equipamentos em funcionamento:
    - Antena Wireless Omni Hypertec - 9dbi;
    - 1x AProuter wr254;
    - Microtik RB-750g (Em processo de aquisição).

    Bem, o RB funcionará como Gateway, controlará a banda e fará Balancemanto de Carga nos dois links existentes. Um AProuter wr254 estará conectado a este RB e tbm a Antena Omini Externa, este será meu AP primário.

    Estou pensando em uma solução para conectar as duas câmeras que estão a 1000m. A visada direta está comprometida. Pensei em colocar mais um AProuter (com uma antena externa) em um poste (na rua central do condomínio) que possui visada direta para a antena externa do AP primário e também uma visada direta para a portaria (ponto das outras duas câmeras). Pretendo colocar mais um AProuter na portaria para recebimento e compartilhamento do sinal.

    A topologia da rede seria algo próximo a isto:

    RB 750g (DHCP, QoS e LB) >> AP Primário (Bridge + AP) >> AP Secundário - Poste (Bridge + Repetidor Universal)
    >> AP Secundário - Portaria (Bridge + Repetidor Universal)

    Como não tenho muita experiência com Wi-Fi a longa distância, fica a dúvida sobre a qualidade do enlace entre duas antenas omni externas (Com visada sem obstrução). E se os equipamentos estão adequados a minha necessidade. Poderiam me ajudar?

    Clique aqui para ver pequeno mapa dos pontos que ficarão os APs e as câmeras.

    Obrigado a todos pela atenção.

    Abração

    Tiago Parrini

  2. #2

    Padrão re: Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²

    Olá Amigo Bom dia!

    Sugiro que faça o seguinte para rede interna do condomínio faça tudo em 2.4ghz para distribuir internet aos moradores, para o sistema de câmeras use equipamentos de frequência 5.8ghz para evitar o máximo de interferência possível, se for usar Cameras IP, Nano Station M5 e uma boa opção pois ele tem duas portas de Rede, o que facilita na instalação.

    só lembrando que se usar o 2.4ghz pode sofrer com interferências futuramente e monitoramento de câmeras não pode parar...

  3. #3

    Padrão re: Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²

    Amigos,
    Muito obrigado pelas respostas. A principio não colocarei equipamentos 5.8ghz, pois, no condomínio há apenas uma Wi-Fi, no canal 1. Quanto a estrutura cabeada, é uma possibilidade sim, mas o problema é colocar 5 switchs, são 5 pontos de falha. Quanto o sistema de monitoramento convencional, o custo de instalação é muito alto. Imagine ter que passar 1km de cabos. Fica complicado. Os equipamentos faltantes estão chegando, vou postar as novidades.

    Obrigado a todos pela colaboração.

    Um forte abraço

  4. #4

    Padrão re: Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²

    Isto é uma questão comercial quem é profissional não vai te ensinar, só os incompetentes dos vendedores de equipamentos irão falar bobagens. Tome cuidado

  5. #5

    Padrão re: Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²

    Se o condomínio tiver fiação telefônica interna, um Micronet VDSL vai te dar 15 Mbps Full de um ponto a outro a 1.3 km e 25 Mbps Full a 800m. Eu usaria isso para fazer a ligação interna AP primário - AP secundário e AP primário - Câmara da portaria.