+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Boa Tarde Galera. . . .

    Gostaria de saber como que eu calculo a demanda que eu terei em equipamentos de 24v 0.5 A e 15v 0.8A para aquelas turbinas eolicas da tycon.
    Andei olhando varios posts do pessoal sobre o assunto mas vi que era com paineis solares. Gostaria de saber se tem alguma diferença?

    Ou eu encontro mais sobre o assunto em algum lugar?

    fico no aguardo

    Att

    AcerNot

  2. #2

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Tambem estou interessado!

  3. #3

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    muito interessado tambem

  4. #4

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Nem digo eu!!! kkkkkk na moita so observando ¬¬

  5. #5

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    kikikiki

  6. #6

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Senhores, o calculo e o mesmo de paneis. Mas, existem 2 poréns: o primeiro porém é que geradores eólicos tem um fator de aproveitamento do potencial gerado muito inferior aos painéis, levando normalmente mais tempo para carregar as baterias, fazendo com que o banco seja maior. Porém 2: só opte por gerador eólico após consultar o mapa de ventos e potencial eólico da sua região, e tenha certeza absoluta de que e viável, senão, como eu, vc terá uma grande decepção!
    Fiz o investimento em uma infra eólica para uma repetidora num ponto inviável para energia, e teoricamente com muito vento (em cima de um morro com 1100 metros), com o pensamento que não teria problemas ,pois cada vez q subia no morro, tinha q se agarrar para o vento não carregar a gente. Acontece que esses ventos são sasionais. Batem, param, batem, param. O que para geração eólica não basta. O vento tem que ser continuo. São poucas regiões no Brasil propicias a geração eólica. O mapa eólico do Brasil vc acha fácil na internet.

    Amplexos

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Prezado RFMEDEIROS, Gostei dessa resposta, pois pude constatar através dos mapas de potencial eólico da minha região a velocidade média dos ventos é de 4 a 4,5 m/s, esse gerador aqui que estou pensando em comprar Flytec Computers
    pelo que entendi precisa de 2,1 m/s então acredito que funcionaria se eu usar apenas pra um ponto a ponto, RB com dois cartões, um recebeno e outro enviando. Uma bateria de uns 120 ah, acretido que não vou ficar sem energia. Que me diz desse projeto.
    Att
    Almir

  8. #8

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Obrigado pela explicação rfmedeiros, já posso tirar meu cavalo da chuva segundo o mapa eólico.

    CD-ROM - Atlas de Energia El

  9. #9

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Caro colega Almirgas, eu nao faria com vento medio de 4,5m/s. Lembre o seguinte, para carregar uma bateria vc precisa de tensão no minimo 50% superior a tensão nominal da bateria, sem falar na corrente, que vc tem que ter no minimo 100mA além do consumo para ter uma corrente de carga minima decente. Voce tem que elevar o seu consumo para que vc possa ter a segurança de que a sua bateria ira carregar, pois se vc consumir toda a geração, nao ira sobrar para carregar a bateria.
    Nessa especificação de velocidade minima de vento, o gerador ira gerar alguma energia, porem, pode ter certeza que nao sera nem proxima a tensão que vc precisa. Esse modelo é exatamente o mesmo que eu comprei, mesmo com ventos de mais de 5m/s e rotação acima de 6000 rpm a tensão mal e mal passava de 11Volts. Para ter uma geração possivel de alimentar o seu radio e carregar a bateria vc ira precisar de rotações maiores, mas como nao tive exito nessa solução, nao sei te dizer quanto seria o necessário. Minha opinião pessoal, abandone geração eolica, para essa sua aplicação, e parta para solar, vc tera mais sucesso. Mas, se conselho fosse bom a gente nao dava, vendia... eu recebi os mesmo conselhos de que nao iria funcionar, nao acreditei e fui a forra.. heheheheh adquiri conhecimento.... heheheheheheh


    Amplexos.

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Caro colega Almirgas, eu nao faria com vento medio de 4,5m/s. Lembre o seguinte, para carregar uma bateria vc precisa de tensão no minimo 50% superior a tensão nominal da bateria, sem falar na corrente, que vc tem que ter no minimo 100mA além do consumo para ter uma corrente de carga minima decente. Voce tem que elevar o seu consumo para que vc possa ter a segurança de que a sua bateria ira carregar, pois se vc consumir toda a geração, nao ira sobrar para carregar a bateria.
    Nessa especificação de velocidade minima de vento, o gerador ira gerar alguma energia, porem, pode ter certeza que nao sera nem proxima a tensão que vc precisa. Esse modelo é exatamente o mesmo que eu comprei, mesmo com ventos de mais de 5m/s e rotação acima de 6000 rpm a tensão mal e mal passava de 11Volts. Para ter uma geração possivel de alimentar o seu radio e carregar a bateria vc ira precisar de rotações maiores, mas como nao tive exito nessa solução, nao sei te dizer quanto seria o necessário. Minha opinião pessoal, abandone geração eolica, para essa sua aplicação, e parta para solar, vc tera mais sucesso. Mas, se conselho fosse bom a gente nao dava, vendia... eu recebi os mesmo conselhos de que nao iria funcionar, nao acreditei e fui a forra.. heheheheh adquiri conhecimento.... heheheheheheh
    Amplexos.
    Grato pela ajuda, o problema da minha região é muita umidade, neblina, no inverno não é fácil, mas sei que não precisa de sol pra carregar as baterias, basta claridade, acho que vou tentar com solar, vai sair mais caro mas vou tentar.

    Voce poderia opinar qual painel eu necessitaria para essa repetição, sendo uma RB433ah e dois cartões R52ah. Não seria muito trafego não, pois acretido que não vai passar de 30 clientes no outro lado desse ponto a ponto. Mas preciso fazer ele devido um contrato, mas ai já vou aproveitar pra distribuir no outro lado do morro onde existe um povoadinho.

  11. #11

    Padrão Re: Calcular demanda para turbina eolica Tycon

    Prezados amigos, para uma RB com dois cartões de fato não precisa de muita potência. Se a sua região é úmida, e se você está em dúvida, pode optar por uma solução híbrida (eólica + solar).