+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    tenho visto tópicos e mais tópicos de usuários afirmando que seja necessário uma fonte de 24v a 3A, para uma rb 433ah com 3 cartões....

    bom, abri este tópico para reunir informações sobre o que levar em consideração em um teste de consumo....
    ao meu ver:
    1. processamento da rb, medir o consumo da cpu em Resources....
    2. banda passante. uns 20MB, uma transferência de um arquivo a +/- 2 mbps....
    3. PPS na interface que esta trafegando....
    4. potencia do cartão no máximo....
    5.o teste será feito um uma fonte digital chaveada profissional de 12v/2a (99% de precisão ). sunko....
    6.o equipamento a ser testado será uma routherboard 532 com processador 400Mhz MIPS 4Kc V0.10, os cartoes serão dois r52h de 350mw cada...
    vou deixar em aberto já que preciso de mais informações.....

    e pra apimentar..... vou elevar também a temperatura do processador com uma estação de ar quente ( que uso pra troca de BGA)...
    conto com a ajuda de vocês...
    comentem ai....
    vou fazer o teste amanha as 20:00 do dia 03/09/2011....

  2. #2

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Parabéns iniciativa, se tiver a RB433/RB433AH faça o teste com elas pois com certeza são as mais utilizada hoje por provedores que utilizam mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    m4d3 obrigado pelo incentivo. entao, mas o fato é que as minhas 433 estao nas torres... e so tenho essa 532 e os r52h de gancho aqui.... o ideal para o teste seriam rb433ah pelo processamento ser 680.... e os cartões xr2 que tem 600mw de potencia.... ou até mesmo um compex de 1w....

    mas de qualquer forma obrigado.....
    se tiver alguma informação do que seria relevante no teste seria de grande valia....
    no caso fiz o teste com um notebook. transferindo 20mb...e vou ter que postar pra vocês... o teste foi surpreendente... a cpu foi a 90% e se manteve em 40%... nao me lembro ao certo mas acho que foi mais de 1000 pacotes por segundo....
    amanha vou fazer o teste novamente e coloco o video aqui...

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    eu ja fiz o teste uma vez com 433
    fiz o teste com uma fonte estabilizada em 13V com 50 A
    amperimetro, frequencimetro, ociloscopio
    com cartão xr5, só o cartão consumiu 1A
    quando fiz a transferencia de um arquivo de 500mb o consumo do cartão passou para 1,5A
    no cartão r52h o consumo é bem menor 600 ma sem trafego e 900ma com trafego

    fiz o que o mateus vai fazer, aquecer o cpu da rb com a estação de trabalho
    aquecei um pouco o cpu e o consumo da rB de 600ma passou para 1.1A

    pude notar tb que no ociloscopio quando passando trafego alto e cpu acima de 505 de uso a rb ela gera um espurio negativo da fonte até a saida do cartão .
    imprecionante que este espurio causado no CI que regula a voltagem da rb chega até o cartão, ou seja a propria rb não tem uma capacidade boa de filtrar estes espurios causado pelo aquecimento do cpu da rb
    se vc usar uma fonte de 24v com 10A sem boa capacitancia de filtrar os ruidos do trafo ou do chaveamento estes espurios são maiores ainda fazendo a rb reiniciar

  5. #5

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    eh verdade... um xr5 pode ajudar no teste... acho que tenho um por aqui...... vou colocar ele no lugar do outro r52.... bem lembrado obrigado.....
    e obrigado por comentar...
    vou fazer esse teste de consumo.... mas logo vou fazer um teste de irradiação de frenquencia com paineis e cartoes, mas meu frequencimetro fica aqui na assistencia... quando der uma folga pra ele levo pra casa e executo esses testes também....

  6. #6

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Além de aquecer o processador sugiro aquecer o VRM também, já que a resistencia interna de componentes como diodos, transistores e mosfets varia um pouco com a temperatura, mas principalmente porque a capacitancia em alta frequencia e a ESR dos capacitores varia conforme a temperatura.

    Em alguns ambientes a fonte chaveada fica no alto da torre junto com a RB, de modo que ela aquecida pode ter mais ripple, tendo alimentação com ripple a RB vai aquecer ainda mais (O VRM trabalha mais, o processador precisa refazer operações), consumir mais, e criar um circulo vicioso.

    Conforme a época de fabricação a Mikrotik troca de fornecedores, geralmente os componentes são de valores teoricos similares, mas na prática esses testes podem mostrar diferenças nos consumos e rendimentos.

    (E já tem muito tempo que digo aqui que quem recomenda fonte de trocentos amperes sem falar em ripple ou no consumo real das partes é noob. Uma RB433 ainda não ví passar de 20W de consumo mesmo com trafego grande (Pessoal lê que cartão consome 1,5A mas esquece que cartão opera com 3,3V e achar que a RB precisa de 1,5A por cartão... pensar isso tudo bem, mas espalhar isso pelos foruns é demais)

  7. #7

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    rocket m5 como AP 0.6ah .. rocket m5 + dish = 0.6 !! com trafego.. 10mb +-

  8. #8

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    rocket m5 como AP 0.6ah .. rocket m5 + dish = 0.6 !! com trafego.. 10mb +-
    Com 24V, a tensão da fonte original? Ou com 12V?

    Eu pelo menos sempre medi praticamente metade disso em 24V, uns 6W sem trafego e uns 9W com trafego (240-250mA, e 350-380mA, respectivamente)

    Também suspeito nessas CPE's tipo Rocket e Nano que o uso de Mimo e encriptações diversas pode aumentar o consumo em até 10%, e em regiões poluídas com antenas abertas demais (Malditas CPE's com 30 a 60º...) aumentar mais uns 10%. A potencia de saída em sí parece não mudar muito no consumo, mas o uso do processador sim.

  9. #9

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    esqueci de mencionar.. foi em 12v !!!

  10. #10

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    bacana... Obrigado pelos comentários, notem que por ser uma rb bem antiga, quando o processador atinge por volta de 80-90º(ponto em que a solda entra em ebulição) ela reinicia, no minuto 6 em diante da pra ver quando reinicia...
    Última edição por mateusassuncao; 04-09-2011 às 11:55.

  11. #11

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    bem eu resolvi todos problemas,pequei 2 bateria de nobreak fiz carregador flutuante tudo dentro caixa metalica coloquei na torre
    matei dois problema oscilaçãode energia e coma falta da mesma fico até 5 a 5 horas numa boa,em relação ao consumo testei consumo quando estava num trafego alto deixei amperimetro ligago uns3 dias e fui medindo a corrente,no final tirei a media
    as baterias estão a mais de ano sem problema já que fiz em carregador/fonte,que todo consumo dos equipamento quando carrega as baterias passa direto para alimentação dos mesmos.
    por que fiz todo esse processo que as baterias tem carga continua pura,e uma fonte pode ser a mais filtrada possivel sem passa um pouco de corrente alternada.

    é isso ai galera abraços a todos

  12. #12

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    é isso ai, agradeço a todos pelos comentários e espero ter sanado de vez a duvida, sobre o consumo e em qual temperatura a mesma reinicia ou tenha alguma oculação no desempenho.
    e assim foi feito, sem muita teoria, de fato o teste mostrado em um display digital para facil leitura de pessoas leigas e que tenham duvidas sobre qual será a fonte a ser comprada, e qual tipo de refrigeração será feito em suas placas, seja em caixas herméticas ou rack´s.....

    aos experientes que participaram do topico complementando com vasto conhecimento tecnico sobre o assunto abordado...... deixo meu muito obrigado. e sucesso pra vocês.



    ate o proximo teste......