+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas com Mikrotik

    Olá sou iniciante em Mikrotik, na verdade montei um provedor de Internet a Rádio e to metendo a cara nisso.

    Bom andei estudando bastante sobre, baixei vários video aulas...

    Seguinte recentemente montei minha torre (45mt), e os equipamentos já estão funcionando.

    Estou usando apenas 1 Bullet2HP + Aquarios Omni 15dbi apenas para pegar clientes de outros provedores que utilizam 2.4ghz.

    Coloquei 4 RocketM5 + BaseStation 20dbi 90º pois quero trabalhar com 5.8ghz.

    E para meus clientes pretendo usar NanoStation M5 / Loco M5.

    Estou com um mikrotik 3.3 rodando em uma máquina singela e estou com uma outra máquina mais robusta para servidor cache+freeradius, pois vou começar com PPPoE para meus clientes com apenas um sessão por cliente.

    Já fiz vários testes, como velocidade para cada cliente, conexao pppoe, cache full rodando 100%.

    Bom no meu mikrotik estou usando um pool para dar ip pros clientes PPPoE 172.31.0.1-172.31.5.254.

    Eu percebi algumas coisas quando conecto na rede eu consigo dar ping nas minhas outras interfaces como 10.0.0.1/24, 192.168.0.1/24 e 10.1.1.1/24 (esse problema seria por todas as redes serem /24 ?)

    Andei lendo que se usar /24 os clientes conseguem se ver na rede (não testei isso ainda) ? Nas minhas RocketM5 eu deixei marcado uma opção Client Isolation, mas parece que não da certo pelo fato de conseguir dar ping em outras interfaces.

    Gostaria de saber se só PPPoE seria suficiente para meus clientes?
    Eu gostaria de amarrar o cliente na sua antena, que ele conseguisse apenas fazer login na minha rede se for com a antena dele, para que ele não emprestasse seu login para outra pessoa, tem como isso?
    Ahh e gostaria de saber como seria a configuração de uma NanoStation para um cliente, qual modo de operação e quais opções são importantes.

    Bom por enquanto é isso, são duvidas urgentes, pois estou querendo começar 100% aqui na minha cidade.

    Desde já agradeço, desculpem pelo tamanho do post, mas estou empolgado.
    Última edição por diorges; 17-06-2011 às 01:37.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    olha mano pq vc noa usa hostpot, seria uma boa para vc , eu uso hotshot e nao tenho nei um tipo de problema

  3. #3
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    vc tem que fazer os bloqueios de icmp para os clientes nao conseguirem pingar, e para nao se enxergar vc deve fazer bloqueio do netbios, vc pode fazer isso utilizando o firewall de seus equipamentos ubiquiti.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    Olá

    Use o firewall do mikrotik lá voce faz todas as limitações de net-bios uma interface não enxerga a outra e nemhum cliente enxerga o outro aqui tem varios post ensinando como fazer isso qualquer duvida em especifica voce posta aí..

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    mas como ele usa os bullets para enviar para os clientes o mikrotik e so o servidor, e os bullets estao em bridge, para os clientes nao se comunicarem de maneira nenhum tem que ser feito o bloqueio atraves do firewall do bullet!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    e entao me passa ae irmao uma luz, pq eu uso hotpost , ae todos se em chegar ae pensei , nessa regra ae , entao se vcs poder me da uma luz, agradeno muito valew

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas com Mikrotik

    Ólá amigos do under, gostaria que pudessem me ajudar nisto...tenho um sevidor pc-mk 3.3 rodando, usava Radinho em bridge p/ mandar o sinal wireless, agora adiquiri uma rb 433, p/ substituir o radinho, gostaria de saber se tem como configurar a rb 433 como ap/brigde e também deixa-la p/ fazer todo o controle sozinha quando eu tivesse que dar manutenção no pc-mk,lembrando que tenho três clientes pelo cabo de rede.
    Desde já agradeço...