+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com roteamento

    Bom dia,
    É o seguinte, tenho um provedor com cerca de 500 clientes, estou usando PPPoE + OSPF. O que acontece é que a minha região é montanhosa, então tenho que fazer várias repetidoras, e nessas repetidoras uso também ospf. O "problema", que acontece é que existem clientes que tem uns 8 saltos. Eu estava querendo reduzir isso, então nos enlaces ptp queria usar wds. Queria trocar uma idéia pra ver como vocês geralmente fazem isso. Outra coisa, em épocas de rb-sxt e ubiquiti air-grid com poe, vocês ainda utilizam "antena+cabo+pigtail+ap+cabos de luz" hehe ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    Boa tarde!

    Eu uso wds para fechar os links entre minhas torres e estou muito satisfeito com o resultado. Alguns links, como no seu caso, passam por várias torres até chegar ao servidor central.

    Quanto a utilizar cabo+antena acredito que tudo depende de onde você está instalando. "Onde" não significa apenas o lugar de instalação, mas o custo/benefício que isso vai proporcionar no final das contas.
    Vou acompanhar para conhecer melhor outras estruturas.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    use mpls...

  4. #4

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    Olá MPF11,

    Tenho uma estrutura parecida, tenho inumeras repetidoras (cerca de 25), creio que o ultimo ponto seriam 7 salto. todas as repetidoras se interligam e são gerenciadas por um unico servidor.

    Para referencia no meu ultimo salto o delay na torre esta em 7ms até o site do UOL.

    Minha rede ainda é mista com RBxCartãoxCoaxial, misturado com UBNT e outros radios mais parrudos e licenciados.

    Referente aos equipamentos instalados cada um tem sua vantagem, tambem depende como voce irá montar... aqui identificamos que RB+Cartão+Coaxial é melhor se o radio ficar de facil acesso no pé da torre para manutenção pois os cartões apresentam problemas a cada temporada, já os UBNT não tem jeito, tem que acoplar a antena e descer o cabo de rede, neste em especifico quando dá algum problema tal como em Rocket mais Disc é melhor substituir tudo pois para remover somente o Rocket é tristeza.

    Cerca de 90% da rede ja esta em WDS, e sinceramente é muito melhor, voce pode trocar o radio que é imperceptivel para os usuários e para a rede.

    Não uso PPOE, utilizo hotspot ou acesso livre IPxMac.


    Anderson

  5. #5

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    Como o nosso amigo falou usa mpls é bem melhor...

  6. #6

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá MPF11,

    Minha rede ainda é mista com RBxCartãoxCoaxial, misturado com UBNT e outros radios mais parrudos e licenciados.


    Anderson
    Que equipamento seria esse para frequencia licenciada??


    Obrigado.
    Última edição por mpf11; 07-09-2011 às 13:28.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida com roteamento

    Citação Postado originalmente por mpf11 Ver Post
    Que equipamento seria esse para frequencia licenciada??


    Obrigado.
    Seria Wi2be (wi2be, tecnologia Wireless para interligar sua empresa – wi2be) por exemplo.



    Anderson