+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádios com múltiplos SSID

    Amigos, alguns rádios tem opção para configurar AP com 4 SSIDs.

    Em que situações é indicado este uso?

  2. #2

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    nao vejo em que situacao poderia ser usado...
    creio que seja para quando mudamos o nome do SSID, para nao ter aquela correria toda de passar em todos os clientes correndo... colocamos mais 1 SSID e vamos alterando aos poucos.

    uma outra situacao que me veio a cabeca, seria se fosse possivel configurar cada SSID com uma senha diferente.
    ai creio que seria indicado para quando estivermos fazendo migracao de sem senha, para com senha... ou ate mesmo mudando a senha

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    acho isto tambem e a pessoa quer passar de um sistema sem segurança para um seguro 2 ssid podem ser uteis

  4. #4

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    Uma outra situação que pode ser usado é para que você utilize ama unica estrutura de transporte de dados para atender dois tipos de clientes.
    Por exemplo: Você pode ter uma torre que distribui o SSID1 para um determinado público, inclusive com um determinado range de IP´s. E um outro SSID2 para um outro público, onde poderia até mesmo ter uma chave de segurança e um outro range de IP´s. Enquanto os clientes da primeira rede podem ser clientes do seu provedor, a segunda rede pode ser utilizada para conexões empresariais, por exemplo.

  5. #5

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    acho que teria uma utilização criando virtuais aps e usando vlan diferentes para cada virtual ap...

  6. #6

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    Tbm server para crescimento escalonado da sua rede,por exemplo:

    Vc esta montando uma nova estação repetidora que poderá crescer mas vc não quer colocar 4 painéis logo de kra.
    Dai vc coloca uma omni com 4 ssid e aos poucos quando for precisando vai desativando os ssid`s e colocando painéis.

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    Acho todas as ideias aplicaveis, mas a ideia original mesmo ao qual foi
    crianda deve ser para controles de conexoes como nosso amigo Carlos Picionle relatou, por que este radios podem ser usados tanto quanto Indoor quanto outdoor e num ambiente indoor em um patio de empresa por exemplo pode ser usado para o controle de acessos a determinados setores, mas vale ai e a criatividade de como poder ser usado rsrsrsr, abraco a todos

  8. #8

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    alguem poderia me dizer se no mikrotik e em bullets tem essa opçao e como fazer::...
    obrigado!!!!

  9. #9

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    É pelo que voces disseram dá para soltar a criatividade.
    A idéia do Carlos Piccioli sobre uma rede interna dividindo por departamentos é bem legal.

    Mas no nosso caso, como provedores esta de utilizar uma omini num pop a espera de crescimento achei muito interessante.

  10. #10
    Correndo atrás... Avatar de Leonardo
    Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Próx. a Brasília
    Posts
    152

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    Olá a todos

    Quando colocamos mais de um ssid, ha alguma perca de desempenho e qualidade?

    Aqui ultilizo r52h + rb 433

    Sucesso!

  11. #11

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    Olha eu usaria no caso de alocação da minha estrutura para órgãos governamentais como prefeituras ou empresas que utilizam protocolos diferente do utilizado na infra comum de um provedor. E também para sublocar ou alocar novos serviços.

    Exemplo: Colocaria BGP = OSPF = e poderia alugar a minha infra estrutura para transporte de dados, ou até mesmo atendimento indireto de serviços voip e etc. Assim eu poderia escalonar a minha rede para torná-la uma rede expansível e facilmente acoplada a INTERNET. "Lembrando que isso usando VLAN como nosso amigo disse."

  12. #12

    Padrão Re: Rádios com múltiplos SSID

    O uso de diferentes SSID permitem a fragmentaca da rede em várias redes virtuais ou APs Virtuais, isso permite que sua rede atenda demandas diferentes, serviços diferentes e transmissoes diferentes:

    Voce pode até atender em sua rede provedores concorrentes.

    Aplicacoes Reais de Multiplas SSID.

    1) Divisao da Rede por tipo de Servico
    1.1) Atender Servicos Publicos
    1.1.1) Departamentos de Prefeituras (eles alugam sua infra)
    1.1.2) Monitoramento da CET (companhia de trafego, multas, radares, semaforos)
    1.1.3) Rede Policial, Rede bombeiros, Rede Guarda Municipal
    1.1.4) Conectividade Digital

    1.2) Atender Servicos Privados
    1.2.1) Empresas de Seguranca e Monitoramento
    1.2.2) Link Dedicados / Conexoes BRIDGES seguras / Intranets Empresariais
    1.2.3) Vendas de POPs para Provedores Concorrentes Aluganda sua Infra.
    1.2.4) Colégios / Escolas - conectividade digital
    1.2.5) Campanhas Publicitárias Temporárias (uso com hotspot e pagina de propaganda)

    2) Estilo de Trabalho
    2.1) Fragmentar a Rede por IPs e por Rotas
    2.1.1) Cada SSID tem um limite automático de bloqueio:
    2.1.1.1) IP.s
    2.1.1.2) Rotas
    2.1.1.3) Trafego
    2.1.1.4) Pacotes de Dados
    2.1.1.5) Tipo de Dados UDP/TCP
    2.1.1.6) Limitaçao da Banda
    2.1.2) Bloqueio de Serviço por aplicacao
    2.1.2.1) Pode WWW TCP
    2.1.2.1) Nao pode nada a nao ser TCP
    2.2) Limitas Apenas a Banda Nativamente, sendo que o UP/DOWN e travado na torre.

    3) Planejamento Misto

    Na europa e em alguns paises do mundo, existem regras e limitacoes para as construcoes de torres, o que mais bloqueia o provedor normalmente eh nao conseguir abrir um pop, e isso quebra as pernas do cidadao.

    Mesmo os radios permitindo varios SSIDs alguns fenomenos ocorrem:
    1) Diminuicao de pelo menos 20% da potencia real
    2) Aumento da Latencia (somente nos radios BG ou A)
    3) Jitter de rede

    Desta forma, ao planejar multiplos SSID os novos radios de 400MHz com 32Mb de Ram, aguentam TRANQUILAMENTE a particao de 4 a 8 SSIDS sem perder a Performance.

    Mesmo fragmentando a rede, lembre-se os AP (ou as famosas BRIDGES) nao sao mega blaster routers, sao apenas APs (bridges) assim, voce precisa controlar sua rede com um router, o que pode ser um mikrotik da vida que funciona muito bem para isso.

    Com a fragmentacao da rede, voce tera tambem que aumentar os setores, porque uma coisa traz outra, o tempo de uso do rádio, lembre-se que os MELHORES radios do mercado suportam no maximo 42 clientes REALMENTE CONECTADOS E NAVEGANDO, entao, para cada setor de 45 graus use um radio, siga o conceito das MicroCelulas, elas suportam de 4 a 8 SSIDs sem perder performance, tanto em 2.4 ou 5.8GHz.
    www.krazer.com.br/datasheet/MicroCélula Krazer 5.8GHz 2T3R - 30Mbps.pdf

    A forma dita de roteamento, pode ser como ja comentado antes, BGP, OSPF, MPLS, VPN, EOIP, e qualquer coisa que PROTEJA e CONTROLE o TRAFEGO.

    O Jonny que é consultor Mikrotik tem uma rede Mesh roteada em funcionamento e o negocio ta show de bola, ele ainda nao implementou SSIDs multiplos, mas, acredito que sera o proximo passo da rede, e a expansao dos APS tambem.
    abracos

    Erick