+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Amigo venho aqui ver se alguem ja usa o sistema que dobre a velcidade em horarios
    no TOPSAP + MIKROTIK

    aqui estou sem conseguir configurar para que o sistema entre automaticamente em seu horario

    depois das 00:00h até a 6:00h

    so entra se vc desconectar e conectar e só volta ao normal se fizer a mesma coisa. Alguem tem laguma solução.

    USO HOSTPOT COM O TOPSAP FAZENDO O GERENCIAMENTO

    desde ja agradeço
    Última edição por kbca12; 03-09-2011 às 08:32.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Vamos supor que você tenha um plano/profile com a seguinte configuração de rate:

    51k/180k 128k/400k 40k/120k 300 6

    E que no horário desejado você queira alterar essa velocidade, tanto faz se pra + ou pra -.

    Você não precisa de um sistema pra isso, basta usar scripts no próprio mikrotik buscando pela velocidade que os usuários estiverem conectados "51k/180k" e informando os novos valores (que devem ser válidos), nada de definir aleatoriamente senão não irá funcionar, tem regras pra isso, onde burst é o maior valor, seguido do threshould e demais.

    Neste exemplo vamos dar um UP na velocidade do cliente de 51k/180k para 110k/220k alterando também os demais parametros do rate.

    / queue simple set [find max-limit="51k/180k"] burst-limit="200000/600000" max-limit="110000/220000" limit-at="25000/60000" burst-threshold="120000/200000" burst-time="600" priority=6

    Quando quiser voltar para os valores padrões você roda outro script da seguinte forma:

    / queue simple set [find max-limit="110k/220k"] burst-limit="128000/400000" max-limit="51000/180000" limit-at="51000/180000" burst-threshold="40000/120000" burst-time="300" priority=7

    Basta agendar isso no scheduler do mikrotik ou criar scripts e agendar os horários que deseja que ele ativem as regras pelo scheduler.

    Assim dispensaria o recurso do seu sistema e qualquer necessidade de comunicação externa.

    O exemplo é funcional mas tem outros tantos que podem ser utilizados com mesma eficiência.

    Espero que ajude a resolver sua pendência.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Eu uso Hotspot e o Sistema Topsapp
    e Tbm tenho esse problema, as velocidades la so sao ativadas se o usuario conectar naquele momento.

    PS: nao acho certo dizer que essa funcao é para o dobro da velocidade.
    pois voce pode usa-la para diminuir a banda do cliente em horario de pico, manter a banda contratada de horario normal e dar o dobro da banda em horario que praticamente nao tem uso (madrugada). é o que eu pretendia fazer.
    mas ele nao funcionou...

    Citação Postado originalmente por kbca12 Ver Post
    Amigo venho aqui ver se alguem ja usa o sistema que dobre a velcidade em horarios
    no TOPSAP + MIKROTIK

    aqui estou sem conseguir configurar para que o sistema entre automaticamente em seu horario

    depois das 00:00h até a 6:00h

    so entra se vc desconectar e conectar e só volta ao normal se fizer a mesma coisa. Alguem tem laguma solução.

    USO HOSTPOT COM O TOPSAP FAZENDO O GERENCIAMENTO

    desde ja agradeço

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Realmente como o Luciano postou, a melhor forma é um script direto no mikrotik.

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    mas como fazer essa mudanca quando o queue é dinamico?
    criado e retirado pelo hotspot?

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Desculpa sair fora do assunto, mas estou negociando o sistema topsapp, e fiquei inculcado com o problema do Kbca12, o pesssoal do topssap nao deixa mikrotik configurado e funcionando com o sistema deles? Gostaria de saber por que fiquei com duvidas, eles disseram q davam o suporte tanto no mikrotik quanto no sistema juntos,

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Desculpa sair fora do assunto, mas estou negociando o sistema topsapp, e fiquei inculcado com o problema do Kbca12, o pesssoal do topssap nao deixa mikrotik configurado e funcionando com o sistema deles? Gostaria de saber por que fiquei com duvidas, eles disseram q davam o suporte tanto no mikrotik quanto no sistema juntos,
    Por experiencia propria.
    O Sistema é muito bom, tem algumas limitacoes, mas pode fazer a contratacao sem medo.
    E sim, eles deixam configurado, mas na configuracao Padrao... pois eles estao tao focado em um unico tipo de cenario de provedor que se esquecem que os provedores podem ter cenarios diferentes...

    Veja meu caso, Uso autenticacao Hotspot.
    Entrego os IPs validos atraves do Famosos NAT 1:1, onde o cliente recebe um IP privado para conectar na Rede e depois que realiza a autenticacao, o Hotspot fornece a ele um IP valido para que ele possa navegar.
    O Sistema Topsapp nao consegue gerenciar esse tipo de cenario e o Suporte Topsapp nao fazia ideia do que fazer para que esse cenario continuasse funcionando com o Topsapp, pois eles somente fazem a configuracao Padrao (que fugia do meu cenario).
    No final, depois de estudar o funcionamento do Radius, do Topsapp... eu mesmo consegui fazer uma adaptacao e consegui fazer funcionar.

    Outro probleminha que consegui resolver foi com relacao ao Bloqueio de Clientes.
    Um cliente bloqueado no Topsapp recebe um IP na faixa 192.167....
    Acontece que isso nao ocorre na minha rede, o cliente nao recebia esse IP... creio que deva ser devido ao NAT 1:1, onde o cliente tem o IP privado e recebe um IP valido do Hotspot apos a autenticacao.
    Se o cliente nao recebia esse IP 192.167... entao as regras de bloqueio do Topsapp nao funcionava e o cliente continuava navegando.
    Final das contas, depois de estudar as regras e funcionamento, consegui fazer uma adaptacao e consegui fazer funcionar o Bloqueio.

    Mas como disse anteriormente, O Sistema é muito bom, tem algumas limitacoes, mas pode fazer a contratacao sem medo.
    Se seu cenario for o padrao, eles farao a configuracao basica.
    o que tiver duvidas é so falar com eles, pelo menos comigo sempre foram atenciosos (apesar de eu estar nervoso de vez em quando, devido a limitacao do Sistema... uesheuhus)

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Poise foi esta minha duvida, hj eu uso sistema de controle de IPXMac em servidor linux funcionando como gateway da minha rede saindo com um unico ip valido, e assim minha rede e toda na faixa de 172.31.XX.XX e estou ficando com receio de migrar e parar tudo de funcionar rsrsrs, os bloqueios faco tudo pelo meu firewall q eu mesmo projetei e que funciona muito bem mas estamos querendo deixar mais proficional possivel nosso servico, ai onde optamos depois de estudos pelo topsapp + mikrotik, Mikrotik por sua flexibilidade e topsap para gerencia.

  9. #9

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Poise foi esta minha duvida, hj eu uso sistema de controle de IPXMac em servidor linux funcionando como gateway da minha rede saindo com um unico ip valido, e assim minha rede e toda na faixa de 172.31.XX.XX e estou ficando com receio de migrar e parar tudo de funcionar rsrsrs, os bloqueios faco tudo pelo meu firewall q eu mesmo projetei e que funciona muito bem mas estamos querendo deixar mais proficional possivel nosso servico, ai onde optamos depois de estudos pelo topsapp + mikrotik, Mikrotik por sua flexibilidade e topsap para gerencia.
    Senao me engano, o Topsapp nao gerencia rede IPxMAC

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Senao me engano, o Topsapp nao gerencia rede IPxMAC
    Sim, eu sei, sera tudo modificado para hotspost e pppoe.

  11. #11

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Citação Postado originalmente por kbca12 Ver Post
    Amigo venho aqui ver se alguem ja usa o sistema que dobre a velcidade em horarios
    no TOPSAP + MIKROTIK

    aqui estou sem conseguir configurar para que o sistema entre automaticamente em seu horario

    depois das 00:00h até a 6:00h

    so entra se vc desconectar e conectar e só volta ao normal se fizer a mesma coisa. Alguem tem laguma solução.

    USO HOSTPOT COM O TOPSAP FAZENDO O GERENCIAMENTO

    desde ja agradeço
    Eai parceiro
    conseguiu fazer funcionar?
    sera que é limitacao do Sistema na mudanca de velocidade quando a Autenticacao é Hotspot?
    ou sera que existe alguma configuracao em especifico para se fazer para que essa mudanca funcione?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Sim, eu sei, sera tudo modificado para hotspost e pppoe.
    se for configuracao padrao, nao tera problemas
    pode contratar sem medo, o sistema é bom

  12. #12

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Parceiro
    refaça os teste, ja foi corrigido o problema com mudança de velocidade na autenticacao Hotspot

  13. #13
    Avatar de Aredeprovedor
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Pôrto Das Caixas, Rio De Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    79

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    eu estou com o mesmo problema dele, só que eu uso só o Hotspot, tenho planos para aumentar a velocidade certo horario e uso script para mudar mas os usuarios tem que desconectar e reconectar para ter o beneficio. ja tentei de tudo ao meu alcance e não achei uma solução.

  14. #14

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Citação Postado originalmente por Aredeprovedor Ver Post
    eu estou com o mesmo problema dele, só que eu uso só o Hotspot, tenho planos para aumentar a velocidade certo horario e uso script para mudar mas os usuarios tem que desconectar e reconectar para ter o beneficio. ja tentei de tudo ao meu alcance e não achei uma solução.
    é so entrar em contato com eles
    o meu ja foi resolvido...

  15. #15
    Avatar de Aredeprovedor
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Pôrto Das Caixas, Rio De Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    79

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    eu não uso o Topsapp, o problema que eu mencionei eh no mikrotik msm, fiz o script e o agendamento funciona perfeito mas os cliente ja conectados nao usam o beneficio, tem q desconectar e conectar novamente.

  16. #16

    Padrão Re: Controle de banda por horário hotpor e Topsap

    Amigos estou usando o topsapp e um sistema otimo, perfeito mas porem ainda nao consegui fazer a pagina de corte funcionar por nao usar nat na rede, eu entrego o ip valido via pppoe ao cliente e tambem por minha rede ser toda roteada cada rb e um server pppoe ainda estou quebrando a cabeça, mas e um sistema bom.