Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Amigos,

    Eu tenho uma torre aqui que só funcionar com Energia Solar, nela eu tenho, 2 painel solar de 45w e 2 bateria de 150amp, essa torre sempre funcionou 100%, as primeiras baterias durou 3 anos, nela tinha 01 RB 433AH Com 2 XR5 e 01 RB 411AH com XR5, alimentaçao 12v, nunca tive problema, agora coloquei nessa mesma torre 01 rocket m5 mimo alimentado em 12v tbm, ai sugiu o problema, as baterias não suportam 15 dias, eles perdem a carga total, vou lá coloco outra novinha e depois de 15 dias acabar energia dinovo, pergunto aos amigos, pode ser o rocket m5 que esteja consumindo tanta energia que os paineis não estão conseguindo carrega elas?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Acho mais facil ser o controlador de carga que esta com problemas... Acho que o rocket nao puxa tanta energia assim.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    ta certo amigao


    3.5 Amper da RB + 1.5 Amper do roket 5 amperes * 12v = 60watt vc tem 2x 45 que da 90watt em 12 horas 90-60=30watt=3amperes*12 carrega 36amperes durante o dia a bateria

    36amperes sua carga diaria na melhor das ipotses
    vc consome 5 amper hora *12 horas = 60 amperes vc consome durante a noite ou seja vc consome o dobro do que recarrega durante a noite

    seu consumo aproximado é 60 amperes noite

    vc tem 300amperes e leva 15 dias para
    300/15dias

    vc consome em média 20 amperes/24horas a mais que a a capacidade de carregar


    compra + painel45w*12 = 4.5AM*12horas =54Am/dia

    é pra suprir mas eu compraria um painel de 60w

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Acho que esse painel é pequeno inclusive para uma bateria grande assim.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    O rendimento dos VRM em 12V geralmente é alguns pontos percentuais menor que em 24V, já que possui 2 baterias e 2 paineis, porque não usar 24V?

    RB até roda bem com menos de 10V, mas rocket me parece que tem dificuldades com valores como 10,5 ou 10,8V, devido ao comprimento dos fios a queda de tensão pode ser 2 ou 3V nesse seu cenário? (A.k.a.: "Qual o comprimento e bitola do fio entre a bateria e o equipamento?" Pergunta retórica, não precisa responder aqui)

    Cada conta doida...
    Bom, RB 680MHz com 2 XR5 provavelmente consumirá 25W em idle e 29W em full, a RB411 uns 15 e 18W nas mesmas situações, e o rocket M5 uns 6 e 8W, independente de alimentados por 12 ou 24V. Consumo total ESTIMADO nesse caso então de 46W na madrugada e 55W em horarios de pico. Pra tirar a duvida coloque um amperimentro entre as baterias e os equipamentos e meça o consumo a tarde. Aqui no forum não faltam valores absurdos de consumo, tipo isso de rocket consumir 18W, é um absurdo afirmar isso.
    (O consumo pode variar muito mais entre idle e full, cada cenário é um cenário, não tem como estimar valores precisos)

    Quanto a capacidade de carga, não existe carga a partir do sol em 12 horas por dia, outro absurdo afirmado.

    Os fabricantes e vendedores de paineis informam a capacidade de captação diária dos paineis na prática, os valores comerciais dos modelos, por exemplo 45W, é a capacidade de captação com sol em intensidade de 1000W.m², e com o painel a 25ºC. No brasil a intensidade solar em umas 6 ou 7 horas do dia dependendo do angulo do painel é quase o dobro disso, mas a temperatura também, de modo que a potencia em campo não é maior que nos ensaios. Mas devido a trajetoria do sol no céu e variação de intensidade devido a isso, pra efeitos práticos se usa a capacidade multiplicar por 5 ou 6 horas quando for armazenar a energia (Devido ao controle de tensão ou corrente que os reguladores fazem, devido a resistencia interna das baterias), ou por 7 ou 8 horas quando houver armazenamento e consumo simultaneos. Logo, um painel de 45W não "armazenará" 20A por dia em bateria de chumbo ácido em boa parte do pais, não sem um sistema de movimentação do painel. Dependendo da eficiência do painel (E esta varia bastante, paineis antigos tem eficiencia menor) armazenará entre 15 e 19A. De qualquer forma resolveria, já que Rocket M5 não consome tanto como afirmado.

    Sugiro que você primeiro verifique se ambos os paineis estão efetivamente carregando as baterias, a maneira simples é ver se há aumento da tensão das baterias durante o dia, pelo cenário descrito suspeito que um dos paineis ou controlador de carga não está ativo, ou que alguma bateria está com uma célula danificada, fazendo com que a tensão caia pra menos de 0,5V na celula enquanto as demais celulas ainda tem 1,9 a 2,1V cada (De modo que o resultado final é menos de 10V nas 6 celulas em serie). O pessoal de auto-eletrica que faz manutenção em bateria nem sempre consegue identificar isso, já que em veiculos auto-motores essa diferença de tensão não atrapalha.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Não sou nem de longe conhecedor de painel solar mas uma coisa me veio a mente, o rocket foi projetado para trabalhar a 24v, numca fiz um laboratorio mas me parece que se vc der a ele apenas 12v ele vai trabalhar como o colega citou em precaria e o que pode esta derrubando o banco de bateria é o fato de ele estar tentando consumir 24v de onde so sai 12v. não ei explicar bem ao certo mas tem haver com demanda.
    outra coisa tente colocar um poe passivo bem pertinho do rocket e leve a rede eletrica dc ate o poe com cabo de boa bitola e com boas conexoes. isso ajuda a reduzir perda pelo cabo.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    esqueça tudo que foi dito, faça o seguinte:

    02 PAINEIS KD 135 (KYOCERA)
    01 CONTROLADOR 24V (CML 20 12/24V)
    02 BATERIAS ESTACIONÁRIAS FREEDOM DF2500 (150 Ah)

    pra vc ter uma idéia, tenho 4 rocket com dish de 34, uma rb 450g, e mais uns trecos 2.4, passando 40 mega full, recebendo de 39km e mandando para 42km, depois que fiz esse esquema (1 ano) nem precisei subir na torre.
    a começar que essas baterias veem com 2 anos de garantia.
    NUNCA USE BATERIA AUTOMOTIVA, NUNCA.

    TANTO A LIGAÇÃO DOS PAINEIS QUANTO DAS BATERIAS DEVE SER EM PARALELO, PARA FUNCIONAREM EM 24V.

    EM CASO DE DUVIDA NA LIGAÇÃO CONSULTE UM ELETRICISTA.

    ABAIXO SITES RECOMENDADOS:

    .: Baterias Estacion
    .: Solar Brasil :.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Antes de darmos qualquer opinião, principalmente as "arrogantes" "..esq
    Citação Postado originalmente por Braudes Ver Post
    esqueça tudo que foi dito, faça o seguinte:

    02 PAINEIS KD 135 (KYOCERA)
    01 CONTROLADOR 24V (CML 20 12/24V)
    02 BATERIAS ESTACIONÁRIAS FREEDOM DF2500 (150 Ah)

    pra vc ter uma idéia, tenho 4 rocket com dish de 34, uma rb 450g, e mais uns trecos 2.4, passando 40 mega full, recebendo de 39km e mandando para 42km, depois que fiz esse esquema (1 ano) nem precisei subir na torre.
    a começar que essas baterias veem com 2 anos de garantia.
    NUNCA USE BATERIA AUTOMOTIVA, NUNCA.

    TANTO A LIGAÇÃO DOS PAINEIS QUANTO DAS BATERIAS DEVE SER EM PARALELO, PARA FUNCIONAREM EM 24V.

    EM CASO DE DUVIDA NA LIGAÇÃO CONSULTE UM ELETRICISTA.

    ABAIXO SITES RECOMENDADOS:

    .: Baterias Estacion
    .: Solar Brasil :.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Pelo menos tenha certeza do que esta falando, pois creio que o seu conhecimento de "eletrotécnica" esteja um tanto quanto "defasado", me ensine o "milagre" de interligar dois painéis 12V em paralelo darem 24V.

    sds,



    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Antes de darmos qualquer opinião, principalmente as "arrogantes" "..esq

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Infelizmente, se seus painéis já tem 3 anos, eles devem estar com sua vida útil bem reduzida. Verifique as amperagens que saem dos painéis e também as conexões elétricas. Quanto a fiação, utilize sempre que possível, cabos estanhados para evitar oxidação.

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    o rocket foi projetado para trabalhar a 24v?
    faço a mesma pergunta que o Cris Vilela.

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    O "projeto" de equipamento desse tipo não pode prever apenas uma tensão, mas um range delas.
    A maior parte dos equipamentos da Ubnt (Stations, Bridges) tem VRM que opera com 10 a 26V, a fonte original que acompanha o produto é de 24V por 2 motivos:

    1- O rendimento dos VRM's geralmente é maior em tensões maiores, isso se aplica a quase todo aparelho de toda marca, quando a tensão aumenta a corrente diminui (Tensão em volts, que os noobs tem preguiça de traduzir e chamam 'voltagem', corrente em amperes, que os noobs tem preguiça de traduzir e chamam 'amperagem'), com menos corrente circulante as perdas por calor em CADA componente são geralmente menores. Notem o peso da palavra rendimento, o circuito de processamento dos dados não consome a mais ou a menos por conta da tensão na entrada do VRM, é o VRM que tem rendimentos diferenciados conforme a tensão com que é alimentado. Rendimento ruim no limiar inferior da tensão suportada (10V, por exemplo), rendimento excelente no limiar superior (24V, por exemplo).

    2- Esse equipamento raramente é usado do lado da fonte, de modo que na maioria dos usos o cabo poe tem mais de uma dezena de metros. Todos que trabalham no ramo deviam saber que a resistencia interna dos cabos ou fios produz queda de tensão, cabo curto tipo 1m tem uma queda de tensão que nem vale a pena calcular, mas conforme o cabo poe passa pra 20 ou 30m essa queda de tensão pode ser de até 4V (Vejam que não só o cabo tem perdas, os contatos entre os jacks e os plugs RJ-45 nem sempre são uma maravilha), e uma fonte de 12V, com 4V de perda no cabo, resulta em uma tensão de 8V chegando no aparelho. Como esses aparelhos tem usos internos de 2,5, 3,3 e 5V teria que ver se o dropout do VRM pra linha de 5V não é de uns 3V, que deixaria esses 8V no limiar do funcionamento, mas como sempre tem mais componentes de proteção no caminho, tipo diodos e fusistores, é necessario algo como 1,5V ou mais acima da tensão do regulador somado a seu dropout, ou seja, geralmente mais de 9,5V. Voltando a queda de tensão no cabo, usando essa fonte de 24V, como a tensão é maior e a corrente menor, devido a constancia na resistencia do cabo e consumo, a queda de tensão é percentualmente menor, ou seja, se com 12W de consumo em 12V a perda é de 4V, em 24V com os mesmos 12W de consumo a perda será de 2,5V, e a tensão chegando ao aparelho apos os mesmos 20 ou 30m de cabo, com os mesmos jacks e plugs RJ45, será de algo como 21,5V, beeeeeeem acima do limiar de operação do aparelho, garantindo assim que o aparelho não tenha funcionamento errático.
    (A maioria dos instaladores de antenas (Poucos são técnicos, a maioria infelizmente é só parafusador de mastro e configurador de windows) não faz a menor idéia do que é a queda de tensão nos fios, sequer como calcular)

    Equipamento Ubnt que opera com range baixo, perto dos 5V, são acho que só 2, não entendi bem o que eles queriam com aquilo, mas acredito que micaram no brasil devido a isso, impossibilidade de poe com cabos longos.

    Quanto aos paineis com 3 anos de uso perderem rendimento, tem certeza? A garantia dos paineis de marcas conhecidas é algo como perda de menos de 5% em 10 anos, e menos de 10% em 25 anos.
    O painel mais antigo aqui é de 1994, se perdeu rendimento (Em 1994 não anotei valores medidos) foi algo mínimo tipo 5 ou 6%, porque continua captando praticamente como novo.
    (O rendimento dos paineis sob determinada radiação solar é de 12 a 16%, perder 5% não significa cair pra 7 a 11%, mas sim 5% de 12%, ou seja, em 10 anos de uso o rendimento cairia pra 11,4% a 15,2%, esses 50mA a menos num painel de 45W em horario de pico não criariam esse cenário de um Rocket M5 descarregar as baterias, já que normalmente o controlador de carga dissipa na forma de calor muito mais que esses 50mA.

    (Equipamentos MK e Ubnt TEM QUE TER um VRM que suporte um range grande de tensões, existem no mundo cenários de uso pra lá de variados, desde isso de 1 bateria 12V com 20m de cabo poe entregando uma tensão baixa, até conjuntos com 3 ou 4 baterias, ou conversores DC-DC no alto de torres passando de 9V pra 18V (Carregadores automotivos de de notebooks fariam esse serviço numa adaptação), ou meia duzia de celulas de chumbo no alto da torre, enfim, são equipamentos pra locais com alimentações variadas. Já os roteadores de uso doméstico, tipo Engenius, TPlink, Edimax, Dlink, geralmente tem VRM pra tensões beeem mais baixas, tipo 6 a 14V, porque são feitos pra uso interno, onde raramente tem alimentação diferente de fontes chaveadas de tensão fixa (Inclusive pode cuidar que a maioria dos gatonets com omni e RTL8186 acabam usando no alto de mastros roteadores que tem vrm com range maior tipo Engenius ou Krazer, porque geralmente usam fontes de 12V com uma duzia de metros de cabo e desprezam o calculo da queda de tensão, se colocarem a maioria dos roteadores domesticos com tensão tão baixa quanto 8V na ponta desses 12-15m de cabo o funcionamento será bem errático))

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Muito bom Rubem, sua explicação é exclarecedora. Pelo que entendi então o rocket ele pode ser ligado em 12v?

    Obrigado mais uma vez pela explicação.

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Pode ligar em 12V sem problemas.

    Só tem que lembrar que se na saída da fonte tem 12V, na outra ponta de um cabo poe longo não terá 12V, e sim algo bem menor, como 9 ou 10V, se o cabo for longo terá ainda menos.

    Ou seja, os 12V teriam que ser medidos na entrada do Rocket, e não na saída da fonte.

  15. #15

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Muito obrigado Rubem, vc acabou de fazer a diferença aqui pra nós.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pode ligar em 12V sem problemas.

    Só tem que lembrar que se na saída da fonte tem 12V, na outra ponta de um cabo poe longo não terá 12V, e sim algo bem menor, como 9 ou 10V, se o cabo for longo terá ainda menos.

    Ou seja, os 12V teriam que ser medidos na entrada do Rocket, e não na saída da fonte.

  16. #16

    Thumbs up Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Pelo menos tenha certeza do que esta falando, pois creio que o seu conhecimento de "eletrotécnica" esteja um tanto quanto "defasado", me ensine o "milagre" de interligar dois painéis 12V em paralelo darem 24V.

    sds,
    SEM QUERER SER "ARROGANTE" MAS, MILAGRE NÃO EXISTE

    EU QUIS APENAS ESCLARECER A DÚVIDA DO COLEGA,
    EU FIZ DESSA FORMA, 2 PAINEIS, 2 BATERIAS, 1 CONTROLADOR 24V E CAIXA POE DESENVOLVIDA PELA NOSSA PRÓPRIA EMPRESA
    COMO MILAGRE NÃO EXISTE, POSSO POR PREÇO NUM PROJETO SIMPLES, CLARO, RESUMIDO, DIRETO E EFICIENTE, COMO TODOS ASSUNTOS DEVEM SER TRATADOS, MESMO COM MEU CONHECIMENTO EM ELETROTÉCNICA "DEFASADO".

    """antes de titular alguem como arrogante, pesquise, talvez seja apenas uma questão de sua ignorancia (falta de conhecimento sobre certo assunto)."""

    QUALQUER DÚVIDA PODEM ME ADD NO MSN:
    [email protected]

    Valeu!!!!!

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Mas você não explicou como interligar dois painéis 12V, em paralelo, e virar 24V,
    É somente isto que observei, como vcê consegue este "milagre" da "multiplicação" dos "volt´s" em interligação paralelo.

    Deixa pra lá, pois já percebi que você nem esta entendendo, ou melhor, vcê não possui os conceitos de interligações série/paralelo.
    Assim o diálogo fica dificultado.

    Sds,



    Citação Postado originalmente por Braudes Ver Post
    SEM QUERER SER "ARROGANTE" MAS, MILAGRE NÃO EXISTE

    EU QUIS APENAS ESCLARECER A DÚVIDA DO COLEGA,
    EU FIZ DESSA FORMA, 2 PAINEIS, 2 BATERIAS, 1 CONTROLADOR 24V E CAIXA POE DESENVOLVIDA PELA NOSSA PRÓPRIA EMPRESA
    COMO MILAGRE NÃO EXISTE, POSSO POR PREÇO NUM PROJETO SIMPLES, CLARO, RESUMIDO, DIRETO E EFICIENTE, COMO TODOS ASSUNTOS DEVEM SER TRATADOS, MESMO COM MEU CONHECIMENTO EM ELETROTÉCNICA "DEFASADO".

    """antes de titular alguem como arrogante, pesquise, talvez seja apenas uma questão de sua ignorancia (falta de conhecimento sobre certo assunto)."""

    QUALQUER DÚVIDA PODEM ME ADD NO MSN:
    [email protected]

    Valeu!!!!!

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    EU ERREI A COLOCAÇÃO DA PALAVRA CORRETA, NÃO É LIGAÇÃO EM PARALELO, SIM EM SÉRIE.
    EM PARALELO SOMA-SE A CORRENTE (AMPÉR)
    EX.: 2 BATERIAS DE 12V X 80A = 12V X 160A
    EM SÉRIE SOMA-SE A TENSÃO (VOLT)
    EX.: 2 BATERIAS DE 12V X 80A = 24V X 80A
    EM PAR DE SÉRIES SOMA-SE CORRENTE E VOLTAGEM
    EX.: 3 BATERIAS DE 12V X 80A = 36V X 240A

    NOS PAINEIS ISSO É FEITO ATRAVES DE CONTROLADOR DE CARGA.

    """A arrogância pode igualmente ser sinónimo de coragem, de assumir as suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. Provém do Latim arrogare, logo o verbo arrogar aplica-se, sendo o sentido negativo, muito mais em voga no discurso informal, provavelmente iniciado pela INVEJA. A arrogância, ou o arrogar, não é, com efeito, pecado mortal ou até mesmo pecado de todo no sentido religioso. Será necessário recorrer a pseudo sinónimos sem base de étimo ou linguística para assim se justificar a corruptela duma palavra que pode, ser positiva.""" (fonte: Wikipédia)

  19. #19

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    Amigos,

    Obrigado a todos pelas dicas, vou tentar resolver esse problema, muito obrigado mesmo.

  20. #20

    Padrão Re: Duvidas questão de uso de energia solar com rocket m5 mimo

    O que houve amigo? O gato caiu do muro? a Apatroa em casa brigou com vc ai vc acabou querendo descontar aqui no forum, amigo se percebeu, a função do forun não é disputa de conhecimento, pra isso serve concurso publico. se vc rever meus posts, com a melhor intenção eu tento ajudar e ainda digo qual é meu nível de conhecimento no dado assunto.
    Acho que quando vc sugeriu o equipamento ao colega, vc poderia dizer, "olha com a minha experiencie eu cheguei a conclusão que seria mais adequado a vc isso ou aquilo"
    Gostaria de ter tido a chance de fazer algum laboratório com paineis solares para ter um embazamento tecnico para chegar perto de você que é iluminado. mais eu sou apenas um reres Mortal.
    Não é pessoal, so pega leve na comunidade.
    Abraço e fique Com Deus


    Citação Postado originalmente por Braudes Ver Post
    esqueça tudo que foi dito, faça o seguinte:

    02 PAINEIS KD 135 (KYOCERA)
    01 CONTROLADOR 24V (CML 20 12/24V)
    02 BATERIAS ESTACIONÁRIAS FREEDOM DF2500 (150 Ah)