Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Osmano,

    Item 1) Você não colaborou, portanto deveria manter-se distante de qualquer opnião.

    Item 2) Não segui sua previsão, por dois motivos: o primeiro sua previsão não era esta e, segundo, por qual razão eu te tomaria como referência?

    GPL - General Public License (traduza para o português e identifique a raiz da expressão) é sim considerada para software brasileiro como domínio público. Trabalho há 23 anos na área de informática, atendendo inclusive os TJ. Se tiver dúvida, consulte um bom profissional da área jurídica.

    Não construi sobre o regime GPL, mas a falta de pessoal para colaborar na programação não lhe dá vazão para anunciar que GPL deixou de ser General (geral) Public (público) e License (licença).

    Creio que seu problema seja mais de ego. Quando resolver sua questão de ego, poderá resolver as questões práticas de conhecimento técnico, ou seu ego não lhe tem sido a impulsionador das suas rejeições, a ponto de haver um movimento pedindo sua saída?

  2. #22
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    Osmano,

    Item 1) Você não colaborou, portanto deveria manter-se distante de qualquer opnião.

    Item 2) Não segui sua previsão, por dois motivos: o primeiro sua previsão não era esta e, segundo, por qual razão eu te tomaria como referência?

    GPL - General Public License (traduza para o português e identifique a raiz da expressão) é sim considerada para software brasileiro como domínio público. Trabalho há 23 anos na área de informática, atendendo inclusive os TJ. Se tiver dúvida, consulte um bom profissional da área jurídica.

    Não construi sobre o regime GPL, mas a falta de pessoal para colaborar na programação não lhe dá vazão para anunciar que GPL deixou de ser General (geral) Public (público) e License (licença).

    Creio que seu problema seja mais de ego. Quando resolver sua questão de ego, poderá resolver as questões práticas de conhecimento técnico, ou seu ego não lhe tem sido a impulsionador das suas rejeições, a ponto de haver um movimento pedindo sua saída?
    Não houve fontes, como eu iria colaborar? Além de não ser minha área de interesse, principalmente criar soluções que se adaptem à softwares proprietários (Mikrotik, que já é outra história também).

    Acabou não sendo GPL, sendo fechado e possivelmente pago. No que errei?

    E GPL não é domínio público, recomendo que entenda a diferença de domínio público e trabalho com copyright. Aliás, sem copyright a GPL não existiria, ela é fundamentalmente baseada no copyright.

    Sobre o movimento pedindo minha saída, bem, houve discordâncias pessoais, mas não vi nenhum movimento de larga escala. De qualquer modo, se há qualquer reclamação, pode me contatar via MP ou pelo Fale Conosco do portal.

    Sem querer parecer chato, mas quem mostrou seu ego foi você, pois não precisei citar minha experiência nem áreas de atuação.

  3. #23

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Osmano,

    Sim, houve fontes. Você não colaborou porque criticou projeto que desconhece.
    Não, os serviços não foram pagos (você errou de novo, pela presunção).

    Experiência é necessária mencionar para buscar os iguais, como você mesmo diz, não é sua área. Mas foi de dois outros colegas.

    GPL é uma regra (pelo entendimento jurídico). Nos tribunais (participei como perito em alguns casos) vale a lei 9609 e 9610 (esta última dos direitos autorais, a primeira da lei de software). GPL, na prática, é acaba sendo (infelizmente) muito questionável.

    Osmano, sinceramente, meu objetivo é colaborar e, discutindo com você, não estarei colaborando com o grupo, então, é imperioso que, qualquer que seja sua resposta (se houver) esta seja minha última mensagem ao escopo da discussão. Doravante, apenas com foco no objetivo do fórum.

    Tudo de bom.

  4. #24
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    Osmano,

    Sim, houve fontes. Você não colaborou porque criticou projeto que desconhece.
    Não, os serviços não foram pagos (você errou de novo, pela presunção).

    Experiência é necessária mencionar para buscar os iguais, como você mesmo diz, não é sua área. Mas foi de dois outros colegas.

    GPL é uma regra (pelo entendimento jurídico). Nos tribunais (participei como perito em alguns casos) vale a lei 9609 e 9610 (esta última dos direitos autorais, a primeira da lei de software). GPL, na prática, é acaba sendo (infelizmente) muito questionável.

    Osmano, sinceramente, meu objetivo é colaborar e, discutindo com você, não estarei colaborando com o grupo, então, é imperioso que, qualquer que seja sua resposta (se houver) esta seja minha última mensagem ao escopo da discussão. Doravante, apenas com foco no objetivo do fórum.

    Tudo de bom.
    Não colaborei pois não houve código aberto. Veja, todos os projetos que eu falei que publicaria open source, estão publicados open source. Você pensou em publicar, achando que ganharia desenvolvedores à custo zero, desistiu da ideia quando viu a realidade de que não obteria isto facilmente.

    Também não deveria citar colaboração com o "grupo", visto que agiu exatamente contra o "grupo" ao não oferecer o código fonte dos aplicativos. E quem seria o "grupo"?

    No mais, me admira que tentes escrever com um vocabulário tão refinado e cheio de expressões jurídicas, ao mesmo tempo em que erras construção de frases.
    Pode escrever com um vocabulário mais simples, não nos preocupamos com frases elaboradas, esta é uma das vantagens de se trabalhar num meio técnico.