Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Código Livre - Abertura de Fontes

    Prezados,

    Tenho interesse em criar software livre para administração mikrotik / mk-auth.

    Pelas seguintes razões:

    Sou programador, formado em análise de sistemas há 20 anos. Tenho cliente na região Sul do Brasil. Participei de um projeto, muito conhecido no Brasil, para código fonte aberto (NF-e).

    A idéia a seguir me veio após ser consultado por um provedor local, que deseja ter software de administração( clientes, boletos, nf-e, etc). Ainda que o custo seja baixo para um único comprador, imaginei em fazer rateio entre todos nós e termos um software com código fonte aberto.

    O meu ERP, para administração de indústrias, comércios e prestadores de serviços, tenho parcialmente aberto. Abro o código fonte para outros programadores, principalmente em vbweb.com.br, vbmania.com.br e no fórum do UniNFe (Nota Fiscal Eletrônica).

    Naqueles fóruns temos o proceder de nos juntarmos, arrecadando a quantia necessária para financiar o projeto (valores sempre irrisórios) e deixar o código no sourge forge.

    Tenho a idéia de abrir a parte administrativa do ERP que já tenho para os administradores de provedores mikrotic, ampliando o projeto de forma a unir o ERP ao mk-auth (exemplo: cadastrando um cliente no ERP - sistema - já cadastrará no MK, com velocidade, IP, etc).

    O ERP está pronto, terminado e pode ser conferido em Sistema Comodoro.

    Se os colegas desejarem criar o software para nossa comunidade, por financiamento próprio nosso e ter o código aberto para nós, estou a disposição para iniciarmos o projeto.

    Que pensam os colegas?

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC

  2. #2

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Eu apoio a iniciativa do nobre colega, pode me colocar na lista.

    No que se fizer necessário, conte comigo no desenvolvimento deste sofware.

  3. #3

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, m4d3...

    Obrigado pelo apoio.

    Somos 350 usuários aqui no fórum. Se apenas 35 contibuirem com R$ 45,00 para bancar os custos e uns outro 10 contribuirem com programação/testes, acredito que em menos de 2 meses teríamos um bom software para todos nós.

    Eu me coloco à disposição para colaborar financeiramente e com o desenvolvimento do projeto/programação.

    Consegui um roteador para fazer os testes.

    Vou fazer o software de código aberto de qualquer forma, mas com a ajuda dos colegas seria bem mais fácil. Seria muit

    Podemos mobilizar o grupo para isto, com idéias, sugestões, casos diários e obter a maior amplitude possível, abrangendo o maior número de necessidades que o software precisa resolver... como a parte ERP está pronta, não seria muito difícil o resto. Que acha de tentarmos mobilizar o grupo para isto? Tens alguma idéia?

    Depois, cada um poderá baixar o código fonte a qualquer momento e fazer as mudanças que sejam muito particulares.

    Abraços.

    Euzébio Cruz

  4. #4

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    eu posso ajuda em todas as parte no financeiro na programação e nos testes, acredito que se iniciar um projeto serio e os adminisitradores do forum mandar email para todos os cadastrados ou pelo menos um anuncio bem visivel a todos que usam o forum diariamente conseguiriamos exelentes resultados e muitos colaboradores.

  5. #5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Prezados "hevener", "m4d3" e demais usuários que entraram em contato por e-mail...

    Muito obrigado por seus contatos.

    Explicando melhor a idéia:

    Inicialmente era fazer um módulo de conexão entre softwares ERP (quaisquer que sejam, de qualquer fornecedor) e MkAuth / Mikrotik. É uma ferramenta de integração. Para tais softwares ERP seria bem mais simples criar um arquivo texto do que a conexão burocrática e protocolizada com o roteador, por exemplo.

    O software precisaria, por exemplo, criar um arquivo texto com dados do cliente (nome, velocidade, banda, etc...) para que o módulo lesse e cadastrasse também no mk.

    MAS...

    Como eu já tenho ERP pronto, abro mão da propriedade do mesmo (a parte de cadastros, financeiro com boletos, pagar, receber, acompanhamentos, vendas, marketing e crm) para anexar no projeto e também ser código livre. É mais fácil assim e ficaria ao dispor de TODOS, incluindo código fonte para programação das questões muito particulares (ou a critério de cada um).

    Se TODOS participarmos, será muito mais em conta. Somos 350 no fórum. Se 30 ou 40 participarem, o valor para cada um não será maior que R$ 40 ou R$ 45,00 para ter um sistema próprio, aberto e funcional.

    Se apenas alguns quisessem fazer, o custo individual ficaria muito maior... quase uma aquisição normal.

    Que pensam de nos unirmos e construirmos nossa ferramenta administrativa?

    Um de nós ficaria eleito de arrecadar os valores, outro ficaria eleito para ir disponibilizando os códigos-fonte para a comunidade (sourceforge ou algo assim), eu posso programar e abrir mão da parte administrativa do meu software que já existe (muito usado, testado, 100% funcional - veja em Sistema Comodoro)

    Espero que possamos levar o projeto adiante... administradores e usuários do fórum. Os interessados que queiram conhecer a parte administrativa que já existe, através de uma demostração pela internet, poderão me contactar por e-mail [email protected], por MSN [email protected] ou Skype sistema.comodoro.

    Abraço a todos.

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]
    (0xx48) 9668-3734

  6. #6

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Euzebio qual a função do mk-auth em seu sistema ??

  7. #7
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    ...
    Creio que já falei, mas não custa repetir.

    Lance. Espere. Pronto, sistema pago sendo vendido.

    Bem simples essa conta:
    Software Open Source + Ser Humano = Nada de contribuição + Vendas do programa grátis.

    Não que eu não apoie o desenvolvimento, até poderia ajudar, mas visto o histórico do que vi, aconteceria o que citei acima.

    Claro... há uma chance de dar certo...

  8. #8

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, pedrovigia...
    A função do mk auth, inicialmente, seria o de receber dados, tal qual ocorreria com outros softwares de administração de provedores que já existem. Haveria apenas um módulo de integração para qualquer outro software, porque nem todos usam MK Auth. A idéia foi descontinuada quando imaginei software (incluindo a parte financeira, bancos, cadastros...) completamente aberta, sob licença GPL.
    MK Auth foi usado como exemplificação, por ser bom e conhecido. O MK Auth atende bem ao que se destina, só não é GPL. O objetivo é ter algo tão bom quanto os melhores já existentes, mas com código aberto;
    Abraços,
    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, "osmano807"...

    Desculpe se eu não lhe entendi corretamente. Ou se você não entendeu meu objetivo.

    Tenho um sistema administrativo que pretendo transformar COMPLETAMENTE em código aberto (feito em DotNet).

    Gostaria, contudo, que uma função do sistema fosse acessar o Mikrotik (já tenho um roteador apenas para os testes) e precisaria dos colegas de fórum para determinar quais as reais necessidades de cada um.

    Sistema para ficar, desde o início do projeto, disponível no source forge, não é sistema vendido, concorda? E quanto a participação dos colegas, que não precisa ser financeira não, pode ser com o suor ajudando a melhorar o código, não seria algo comunitário ao invés de sistema comercial?

    Ou um de nós não entendeu o outro, ou minha idéia é impraticável e, por ser mal entendida, melhor não ir adiante. Ao menos assim me parece que não irei ferir quem quer que seja. Concorda com isto também?

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    Olá, "osmano807"...

    Desculpe se eu não lhe entendi corretamente. Ou se você não entendeu meu objetivo.

    Tenho um sistema administrativo que pretendo transformar COMPLETAMENTE em código aberto (feito em DotNet).

    Gostaria, contudo, que uma função do sistema fosse acessar o Mikrotik (já tenho um roteador apenas para os testes) e precisaria dos colegas de fórum para determinar quais as reais necessidades de cada um.

    Sistema para ficar, desde o início do projeto, disponível no source forge, não é sistema vendido, concorda? E quanto a participação dos colegas, que não precisa ser financeira não, pode ser com o suor ajudando a melhorar o código, não seria algo comunitário ao invés de sistema comercial?

    Ou um de nós não entendeu o outro, ou minha idéia é impraticável e, por ser mal entendida, melhor não ir adiante. Ao menos assim me parece que não irei ferir quem quer que seja. Concorda com isto também?

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]
    [Sendo chato, paranóico e adaptando minha história de vida aos outros]
    Não me entendeu.
    Sistema desde o início no sourcefoge é vendido.

    Estou falando que pode fazer o sistema, mas não tente ser reconhecido/ganhar algo com isso.
    Nas primeiras versões funcionará legal, mas já começará a você ser escravo dos usuários, tornando-se obrigação a manutenção/melhora do software.

    Fora que irão pegá-lo e vendê-lo se for bom mesmo.

    Espero que eu esteja errado, que façam um programa bom, livre e que beneficie a comunidade ingrata (meio estranho, programa livre pra gerenciar programa preso.)
    [preso de fechando contra a vontade, olha eu resmungando denovo ]
    [/Sendo chato, paranóico e adaptando minha história de vida aos outros]

    Não ligue tanto para mim... eu só solto umas coisas de raiva...

    Em casa vejo que exemplifico melhor o que eu disse...
    Resumo: "pode dar certo", e não "pode dar errado".

    -------------------
    Sistema administrativo em .Net? Aplicativo web ou local?

  11. #11

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    "osmano807".

    Comentarei, ainda mais uma vez, seu post. Ponto a ponto.

    você: "Sistema desde o início no sourcefoge é vendido."
    Não, cavalheiro. Não é!!! Software com fontes disponíveis não é vendido! Conhece licença GPL? Conhece a "norma zero" da licença? Busque no google e entenderá.

    você: "Estou falando que pode fazer o sistema, mas não tente ser reconhecido/ganhar algo com isso."
    Licença GPL inclui citar os criadores e TODOS os colaboradores. Se você não gosta de código aberto, não precisa participar. Ou se quer reconhecimento (se for esta sua busca), ajude a terminar o projeto. Seu nome também estará lá.

    você:"Nas primeiras versões funcionará legal, mas já começará a você ser escravo dos usuários, tornando-se obrigação a manutenção/melhora do software."
    Não, cavalheiro, não imagine que os usuários são sugadores. Eles são colaboradores. Não há relação senhor/escravo. Por isto o software é aberto, para cada um poder adaptar como quiser. Se algum colega precisar, sem dúvida ajudarei, mas não é por isto que vou considerar que meus colegas estejam abusando. Funcionar apenas nas primeiras versões? Baseado em que você noticia algo do tipo? O fórum em que você é moderador chama-se under-linux... funcionou o under-linux apenas na primeira versão?

    você: "Espero que eu esteja errado, que façam um programa bom, livre e que beneficie a comunidade ingrata (meio estranho, programa livre pra gerenciar programa preso.)"
    Comunidade ingrata? Acho que você usou o meu tópico para falar de mágoas pessoais com outras pessoas. E software livre para gerenciar programa "preso" não é estranho, é o começo para criar toda uma série de software livre, aberto. Mais uma vez recomendo que estude a licença GPL.

    você: "Não ligue tanto para mim... eu só solto umas coisas de raiva..."
    Aqui não é o lugar para soltar a raiva. É em consultório específico para isto (desculpe a franqueza, mas é verdade).

    Em resumo: se desejar contribuir, da forma que melhor puder e quiser, ótimo! Em caso contrário, ao menos não crie polêmicas desnecessárias.

    A propósito, sempre é bom assinar os e-mails, com nome (ao menos) e local.

    Tudo de bom para você.

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

    "

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    "osmano807".

    Comentarei, ainda mais uma vez, seu post. Ponto a ponto.

    você: "Sistema desde o início no sourcefoge é vendido."
    Não, cavalheiro. Não é!!! Software com fontes disponíveis não é vendido! Conhece licença GPL? Conhece a "norma zero" da licença? Busque no google e entenderá.

    você: "Estou falando que pode fazer o sistema, mas não tente ser reconhecido/ganhar algo com isso."
    Licença GPL inclui citar os criadores e TODOS os colaboradores. Se você não gosta de código aberto, não precisa participar. Ou se quer reconhecimento (se for esta sua busca), ajude a terminar o projeto. Seu nome também estará lá.

    você:"Nas primeiras versões funcionará legal, mas já começará a você ser escravo dos usuários, tornando-se obrigação a manutenção/melhora do software."
    Não, cavalheiro, não imagine que os usuários são sugadores. Eles são colaboradores. Não há relação senhor/escravo. Por isto o software é aberto, para cada um poder adaptar como quiser. Se algum colega precisar, sem dúvida ajudarei, mas não é por isto que vou considerar que meus colegas estejam abusando. Funcionar apenas nas primeiras versões? Baseado em que você noticia algo do tipo? O fórum em que você é moderador chama-se under-linux... funcionou o under-linux apenas na primeira versão?

    você: "Espero que eu esteja errado, que façam um programa bom, livre e que beneficie a comunidade ingrata (meio estranho, programa livre pra gerenciar programa preso.)"
    Comunidade ingrata? Acho que você usou o meu tópico para falar de mágoas pessoais com outras pessoas. E software livre para gerenciar programa "preso" não é estranho, é o começo para criar toda uma série de software livre, aberto. Mais uma vez recomendo que estude a licença GPL.

    você: "Não ligue tanto para mim... eu só solto umas coisas de raiva..."
    Aqui não é o lugar para soltar a raiva. É em consultório específico para isto (desculpe a franqueza, mas é verdade).

    Em resumo: se desejar contribuir, da forma que melhor puder e quiser, ótimo! Em caso contrário, ao menos não crie polêmicas desnecessárias.

    A propósito, sempre é bom assinar os e-mails, com nome (ao menos) e local.

    Tudo de bom para você.

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

    "
    to saindo aqui, depois te respondo direito.
    GPL não impediu ninguém de roubar programa.

  13. #13

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    "osmano"...

    GPL siginifica PÚBLICO, qualquer um pode pegar, fazer o que bem quiser, modificar, alterar, cortar, aumentar, qualquer coisa.

    você: "GPL não impediu ninguém de roubar programa".
    Óbvio que não!!! Se é GPL já é de domínio público, não tem propriedade e portanto não existe subtração de materialidade. Como alguém poderia roubar algo que está disponível para ser pego por quem quiser e fazer o que bem entender com o que pegar? Estou surpreso com sua falta de lógica... logo de alguém envolvido no mundo da programação da informática.

    Você não conhece GPL. Não sabe o que é.

    Seguirei um conselho seu, o que diz "não ligue para mim... só solto umas coisas de raiva".
    Não ligarei para você então. Estarei focado em terminar o projeto, junto com os demais colegas.

    Como regra de boa educação, me identifico ao terminar o texto.

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

  14. #14

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Comentários desanimadores... penso que poderia ser diferente mas não com essa atitude.

  15. #15
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Comentários desanimadores... penso que poderia ser diferente mas não com essa atitude.
    é é é... culpa minha, fui alertar o criador do post e acabei criando é mais discórdia.

    euzebio, vivemos num mundo utópico diferente do real, seus ideais (aos quais também tenho, mas costumo negar para viver mais feliz) não são seguidos pelos outros.
    GPL não adianta... Deveria saber disso...
    Quando falei roubar, também me expressei mal, melhor seria "vender o software livre como propietário".
    (Realmente tenho que melhorar meu português, esse trem de cálculo faz esquecermos a linguagem formal)

    Veremos...
    Mas não me respodeu. O sistema é em .Net, mas roda no pc ou é em arquitetura cliente/servidor?

  16. #16

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, osmano807...

    Façamos assim: se alguém futuramente, vender o código aberto, como se fosse proprietário, é um erro que ele cometerá, não será erro nosso. Como a água que existe no planeta para saciar nossa sede, alguns usam para afogar... lamentemos por eles, mas façamos nossa parte, tranquilos e de bem.

    No mais, deixemos o assunto como encerrado, exceto na parte de compartilhar o sistema, que continuo querendo muito. Me sentiria útil assim, mesmo que alguém no futuro venda o software GPL como se fosse uma criação dele.

    Também fiz muitas cadeiras de cálculo e depois de formado, há mais de 15 anos, continuo usando muito no dia-a-dia. Entendo e aceito seu caso, acredite, porque é o mesmo caso meu.

    Respondendo sua pergunta, o sistema é local por criação, mas como usa PostGreSQL (o banco de dados também teria que ser aberto), pode ser acessado por IP Externo ou por Conexão de Trabalho (área) remota. A parte toda do financeiro está pronta, quando o cliente do provedor fizer o pagamento, a baixa é automática, porque o sistema está integrado ao EDI de vários bancos (7, no momento - os mais usados, pelo que vi, são CEF e Banco do Brasil, ao menos aqui na região).

    Muito agradecido pelos contatos,

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

  17. #17

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, m4d3...

    Obrigado por seu comentário. Continuarei tentando a integração do sistema atual com Mikrotik e depois postarei o código fonte no sourceforge. Caso o número de colaboradores seja muito pequeno, penso que poderia compartilhar o código apenas com os colaboradores.

    Enviei e-mail particular para você, hoje pela manhã.

    Toda contribuição é e sempre será muito bem vinda, inclusive as contribuições com idéias (aliás, principalmente estas).

    Forte abraço a todos.

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC
    [email protected]

  18. #18

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    é uma boa ideia, mais no lugar de usar o mikrotik e mk-auth que são sistemas proprietários porque não usar um aberto como o SAGU http://softwarelivre.org/furusho/blo...mo-do-sagu-pro que já esta bem avançado no desenvolvimento.

  19. #19

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Olá, Silverlord...

    Grato por sua colaboração.
    Tentei acessar o sistema que você mencionou, pelo link enviado, mas quando chego na página principal, onde o link principal ao projeto é informado, passa-se a ser direcionado para "website unavailable".

    Quanto ao projeto que decidi criar, de fato criei. Está em uso há mais de 1 ano em dois provedores. Está bem completo.

    Por falta de apoio técnico e ajuda em programação, eu fiz esta parte totalmente sozinho, mas acompanhado pelos provedores e os mesmos fazendo os testes. Em função da falta de apoio técnico e de ter me condicionado a 100% do meu tempo neste aspecto, tive que (muito infeliz fico em função disto) abrir mão do open-source e deixar comercial (se houvesse mais apoio técnico, na ocasião, eu não precisaria me dedicar sozinho e ter sido financiado para desenvolver).

    Mas o software está criado, atualmente na versão 12.15. Manual do Usuário com 512 páginas ilustradas (é um livro!).

    Se desejar posso te encaminhar o link para download. O sistema tem um site para ele, mas está sendo totalmente remodelado para ficar ainda mais agradável navegar pelo mesmo.

    Forte abraço, com desejo de muita paz, sucesso.

    Cordialmente,

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC

  20. #20
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Código Livre - Abertura de Fontes

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    Olá, Silverlord...

    Grato por sua colaboração.
    Tentei acessar o sistema que você mencionou, pelo link enviado, mas quando chego na página principal, onde o link principal ao projeto é informado, passa-se a ser direcionado para "website unavailable".

    Quanto ao projeto que decidi criar, de fato criei. Está em uso há mais de 1 ano em dois provedores. Está bem completo.

    Por falta de apoio técnico e ajuda em programação, eu fiz esta parte totalmente sozinho, mas acompanhado pelos provedores e os mesmos fazendo os testes. Em função da falta de apoio técnico e de ter me condicionado a 100% do meu tempo neste aspecto, tive que (muito infeliz fico em função disto) abrir mão do open-source e deixar comercial (se houvesse mais apoio técnico, na ocasião, eu não precisaria me dedicar sozinho e ter sido financiado para desenvolver).

    Mas o software está criado, atualmente na versão 12.15. Manual do Usuário com 512 páginas ilustradas (é um livro!).

    Se desejar posso te encaminhar o link para download. O sistema tem um site para ele, mas está sendo totalmente remodelado para ficar ainda mais agradável navegar pelo mesmo.

    Forte abraço, com desejo de muita paz, sucesso.

    Cordialmente,

    Euzébio Cruz
    Criciúma - SC

    Ah... assim me desanimas, porquê tinhas que seguir minha previsão?
    No mais: não disse! MWAHAHAHAHAHAH

    Citação Postado originalmente por euzebio Ver Post
    "osmano"...
    você: "GPL não impediu ninguém de roubar programa".
    Óbvio que não!!! Se é GPL já é de domínio público, não tem propriedade e portanto não existe subtração de materialidade.
    GPL não é domínio público.