+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre antenas Omni externa?

    Boa Tarde, é minha primeira vez aqui no Forum e preciso tirar umas duvidas Basicas, aos colegas que poderem me ajudar fica meu agradecimento adiantado, obrigado.

    - Qual a melhor antena omni 360 graus pra se comprar (aquelas que ficam no alto da torre para enviar sinal), preciso de uma que conecte clientes que usam antenas de 2.4Ghz (tipo tradicional)?

    - Qual o Melhor AP, roteador p isso (marca e modelo)?

    - Uso uma ADSL de 2Mega, meus clientes (mesmo que usem antena 2.4Ghz e um USB wireless) poderam navegar e baixar arquivos em 2mega?

    - Quero ter de 35 clientes antes de montar empresa e Conseguir licenca da anatel, (para garantir, muitos embora nao falem comecaram assim)... a como?

    - Existe algum programa como um servidor, para administrar velocidade, sinal, Mac etc... sem que precise manter o PC ligado 24hrs?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre antenas Omni externa?

    caro colega você pode usar uma antena omini hyperlink de 15 dbi 2.4 ghz
    um pc em baixo como servidor com sistema Mikrotik RouterOS instalado e em cima junto com a antena omini uma routerboard 433ah com cartão xr2 e claro isso tudo tenqui esta bem configurando.
    e claro isso tenqui ficar 24 horas ligado

    Se ajudei, me ajude ai basta clicar na estrelinha e agradece!

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre antenas Omni externa?

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    - Qual a melhor antena omni 360 graus pra se comprar (aquelas que ficam no alto da torre para enviar sinal), preciso de uma que conecte clientes que usam antenas de 2.4Ghz (tipo tradicional)?
    Toda antena omni É 360 graus... nao existe omni 45 graus ou 60 graus...
    tem a omni da aquario, muito boa.

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    - Qual o Melhor AP, roteador p isso (marca e modelo)?
    bullet m2

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    - Uso uma ADSL de 2Mega, meus clientes (mesmo que usem antena 2.4Ghz e um USB wireless) poderam navegar e baixar arquivos em 2mega?
    vai depender de quantos clientes esteja online
    vai depender do consumo desses clientes
    vai depender da velocidade que esta chegando (geralmente no ADSL, dificilmente chega o contratado, geralmente chega menos)

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    - Existe algum programa como um servidor, para administrar velocidade, sinal, Mac etc... sem que precise manter o PC ligado 24hrs?
    pesquise sobre mikrotik

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre antenas Omni externa?

    Juliano, pelo menos vejo uma boa disposição de se informar antes de cair na guerra.

    Sobre antenas: apesar de ser a mais usada, omini com pol vertical não é um bom negócio.
    são antenas sujeitas a muito ruidos, já que elas tam´bem recebem de todo lado.
    Uma opção para usar omini seria com polarização horizontal. Esta sim é bem seletiva quanto a ruidos num local onde praticamente todo mundo usa polarização vertical. Digo isso porque uso.

    Quanto a ADSL também tem um lote muito grande de gente que utiliza. Mas te digo uma coisa. ADSL tem limitação de conexões, portanto se tu coloca muita gente vai dar perda de desempenho sim. Se tu tem 2 mega, não significa que teus clientes vão navegar com 2 megas. Tudo isso vai ser dividido. Para isso existem formas de controlar banda como o mikrotik já citado.

    Foge dos adaptadores USB. O ideal é utilizar rádios como clientes e ainda roteados para separar a rede interna do cliente da sua.

    Para tudo isso tem muito material aqui no Under. Vai dar um trabalhinho pesquisar, mas tenho certeza que tua cabeça vai ser outra depois que fizer uma pesquisa mais profunda.
    E principalmente, vai devagar, descobrindo as coisas. Não existe uma receita pronta para tudo. Aquilo que funciona em alguns em outros precisa mudar um pouco.
    É por isso que os firmwares dos rádios estão cheios de opções de configuração. Cada caso é um caso.
    E mesmo dentro da tua rede, pode haver situações que precisarão de um refinamento em algum item da configuração.
    A maioria aqui já está alguns anos na labuta e ainda estamos aprendendo. Eu quando comecei também pensava assim: coloco um rádio distribuindo e vou para "sombra e água fresca".
    Ledo engano. Nunca mias descansei a cabeça. Pense nisso antes de "entrar de sola" no mercado.
    Sem falar nas políticas de comercialização das grandes operadoras que estão muito agressivas, coisa que 3 ou 4 anos atrás não acontecia.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre antenas Omni externa?

    amigo 1929, queria saber como faço pra ser um cliente de internet via radio, todo mundo agora que ser provedor. Agora a respeito do post do Juliano vc ha disse tudo.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre antenas Omni externa?

    OK

    Cabaçi-se no Level Master a minha nesse tempo não que eu ainda não seja, ok abrigado pela atenção