+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Prezados,
    Quando conecto nas minhas câmeras (Acesso interno) de vigilância a latência no meu AP aumenta consideravelmente de 10ms para 250ms (em média). Estou a procura de uma solução para esse problema.

    Segue um vídeo que fiz para detalhar o problema. veja o vídeo abaixo:



    Meu gateway é um Mk RB 750 (ip 10.1.1.1), meu AP é um Aprouter WR254e (ip 10.1.1.2 bridge+ap - Fonte poe genérica, conectado com pigtail 1,5m a antena) e tenho uma antena Omni Hypertec 9dbi. O acesso a internet não é a causa do gargalo, pois, já saturei o link de conexão há 90% do total e não houve incremento considerável na latência da rede. Acredito que o problema seja no AP ou nas próprias câmeras. O AP está em bridge, será que é problema de conflito de pacotes?

    Se puderem me dar uma luz, desde já agradeço.

    Sds.

    Tiago Parrini.

  2. #2

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    amigo pelo que pude ver em seu video, axo que o problema ai seja o sinal, como vc diz que o sinal de -79 é relativamente baixo!! primeiro aumenta um pouco a potencia de tx desse ap, seta a ack timeout em 30 ou até menos ja q tá em um antiente interno coloca a opção fix data-rate em 11mb e reveja as config. wireless da camera.... qualquer coisa tamo por aqui

  3. #3

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Josailton,
    Obrigado por suas sugestões.

    Já testei o acesso as cameras em todos as potências possíveis, mas vou precisar trabalhar em 200mw, pois, tenho um cliente a 1.200m de distãncia. As câmeras ficarão em média a 300m desse AP. Não acredito que o problema possa ser sinal, tendo em vista que quando utilizo apenas os laptops, não há incremento na latência. É um problema entre as CAMS e o AP. O incrível que tenho um AP da cisco aqui, WRT54GH e coloquei as 4 câmeras e acessei pela rede interna sem delay e sem incremento da latência.

    O Aprouter deveria aguentar o tranco, ele está em bridge e faz apenas a autenticação da Wifi. A carga de processamento é baixa.

    Continuo na busca de uma solução, vou dar uma "snifada" no ap e analizar o tráfego que está rolando por lá.

    Sds.

  4. #4

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Amigos, efetuei um teste sem acesso ao Gateway (RB 750) e o problema persiste, indicando um problema entre o AP e as câmeras. Colocar as câmeras em outro AP que tenho aqui (idêntico) e já já posto os resultados.

    Print do teste sem o RB.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem_o_rb.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	63,1 KB
ID:      	27234

    Sds

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Citação Postado originalmente por Parrini Ver Post
    Josailton,
    Obrigado por suas sugestões.

    Já testei o acesso as cameras em todos as potências possíveis, mas vou precisar trabalhar em 200mw, pois, tenho um cliente a 1.200m de distãncia. As câmeras ficarão em média a 300m desse AP. Não acredito que o problema possa ser sinal, tendo em vista que quando utilizo apenas os laptops, não há incremento na latência. É um problema entre as CAMS e o AP. O incrível que tenho um AP da cisco aqui, WRT54GH e coloquei as 4 câmeras e acessei pela rede interna sem delay e sem incremento da latência.

    O Aprouter deveria aguentar o tranco, ele está em bridge e faz apenas a autenticação da Wifi. A carga de processamento é baixa.

    Continuo na busca de uma solução, vou dar uma "snifada" no ap e analizar o tráfego que está rolando por lá.

    Sds.
    Prezado carrini,
    Não queira comparar hardware CISCO com APROUTER , é a mesma coisa que comparar uma ferrari com um carro 1.0, ok.
    Temos aqui na fábrica toda a rede em 2.4ghz da CISCO, imune a interferências, etc.
    Passo as cameras em 5.8ghz por uma questão de banda mesmo, pois utilizamos sistema em High definition.
    Se quiseres alta capacidade , qualidade superior e noites de sono tranquilas, usa cisco ou ubiquiti em teus projetos amigo. te garanto que não irás te decepcionar.
    Não adianta se iludir e tentar forçar banda por 2.4ghz, não é aconselhável,ok.
    Abraço e boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Ola leandrolopeswifi, agradeço sua resposta. Mas sua sugestão não se aplica ao meu cenário.

    O dimensionamento do projeto que estou a implementar é adequado. Pois, terei no máximo 15 clientes conectados (6 câmeras) e a interferência externa é mínima. Não preciso de uma ferrari se não irei passar dos 80km/h.

    Os testes bem sucedidos foram realizados em um AP da LinkSys-cisco (Com antena Wifi interna - Reviews - Roteador WRT54GH, da Cisco, é boa opção para rede sem fio doméstica - PC WORLD) e em um AP da D-link o TL-WR340G.

    Acabei de realizar novos testes em outro AProuter WR254 com antena omni p/ ambiente interno de 12dbi. Tais testes mostraram o mesmo problema, vejam os prints abaixo. Portanto, o problema é no AProuter. Entrarei em contato com o suporte deles e também monitorarei os pacotes no AP.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NovoAp_niveldesinal.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	27236 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem_o_rb_Outro_AP.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	64,0 KB
ID:      	27235

    Qualquer novidade aviso.

    Sds.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Volto a dizer e afirmar que estas usando equipamento errado.
    Não adianta nada ligar pro suporte da aprouter e dizer: "Olha preciso passar imagens de cameras por um link 2.4ghz" ....os caras vão rir...
    Frequencia correta pra imagens de camera , e alto trafego de dados é 5.8ghz (5200 a 5400) se for uso interno e (5785 a 5825) se for ponto a ponto externo.
    Se quiser usar 2.4ghz, até consegues sim, porém precisa usar cisci, linksys, ubiquiti, etc e não aprouter. é dor de cabeça na certa.
    Com um nano loco em cada local tu faz essas cameras passarem muita banda. é super acessível o custo.
    Se precisar de ajuda pra montar o projeto me avisa, blz? podemos tentar maximizar o encaminhamento dos pacotes nos radios.
    Uso muito radios TDMA MIMO pra esse tipo de projeto e nunca nenhum deles me deixou na mão. é questão de projetar mesmo o que voce irá passar pelo canal wireless. se souber o tamanho do pacote saberá comprar o rádio certo.
    Abraço.

  8. #8
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    com esses ap router em 2,4ghz vc nao conseguira muita banda mesmo, aconselho troca dos equipamentos para maior trafego, pois esses equipamentos muito bem configurados dao 3mb de banda, e com certeza suas cameras ocupao muito mais que isso, tente utilizar equipamentos ubiquiti em 5,8ghz com tecnologia airmax, abraços

  9. #9

    Thumbs up Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    Prezados,
    Obrigado pelas repostas e pelas interações. Consegui uma solução de contorno para o problema e até o final desta semana farei as mudanças necessárias para uma solução definitiva.

    Conforme descrito nos posts anteriores fiz a análise do tráfego no APRouter via IPtraf e constatei que ocorria um "loop" interno no AP com os pacotes ip. O problema ocorria devido ao equipamento estar em bridge e por estarem utilizando a mesma "interface".

    O cenário antigo era o seguinte:
    - Notebook--Wifi> <Wifi--AP01--Wifi> <Wifi--IPCamera
    >> Ocorria um loop interno no AP por estar em bridge, ocasionando ao latência de rede.

    O novo cenário provisório e funcional é o seguinte:
    - Notebook--Wifi> <Wifi--AP-02--Eth0> <Eth3--Gateway(rb 750)--Eth1> <Eth4--AP01--Wifi> <Wifi--IPcamera>
    >> A latência normalizou

    Acredito que para a resolução definitiva do problema bastará configurar o AP-01 como Gateway (Para o tal vou ter que subir com mais um cabo de rede na porta Wan do Ap e ligar no meu gateway) (Porque eu não configurei inicialmente este ap como gateway? Simples, porque a interface de POE era a quarta e não a Wan, para não ter que subir com dois cabos resolvi colocar o ap em bridge, que não deveria ter dado problemas).

    Confiram o print com a latência normalizada:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Adi��o_De_outroAP_Latencia_Normal.jpg
Visualizações:	130
Tamanho: 	59,0 KB
ID:      	27261

    Eu não queria ter que colocar esses APs fazendo roteamento para não gerar cargas desnecessárias, mas como ocorre esse "bug" em brigde não tenho para onde correr.

    Lembro aos amigos que as câmeras que estou utilizando são câmeras simples, para monitoramente de ambiente interno e que foram feitas para uso remoto pela Internet, sendo assim, seu consumo de banda é mínimo. Um link de 512/256kbps seria suficiente para acessá-las satisfatoriamente.

    Quando a implantação da mudança definitiva for realizada, comunico a vocês.

    Obrigado a todos pela colaboração.

    Sds.

    Tiago Parrini.

  10. #10
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Alta Latência ao Acessar Câmeras de Monitoramento (ApRouter WR254)

    amigo seria melhor vc trabalhar com uma rede mais robusta ainda mais para sua necessidade, deve estar estourando o seu troughput com certeza a latencia vai aumentar mesmo. vc deveria fazer umas mudanças aplicando equipamentos da ubiquiti networks em 5Ghz e 3Ghz com certeza nao iria se arrepender baixo custo com alta qualidade.