+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Olá a todos!
    Não sou da área, mas curioso que sou tenho estudado como fazer eu mesmo uma rede wireless ponto a ponto de meu local de trabalho para minha casa. No trabalho tenho internet GVT que funciona muito bem e em casa tenho a única opção disponível no bairro, que é internet via rádio (c/ nanostation 5.8 ghz) que não funciona tão bem, apresentando alguns "soluços"e qualidade inconstante.
    Estudo a possibilidade de usar duas nanostation m5/5.8ghz e compartilhar também em casa a GVT do trabalho...fiz os cálculos no airlink que mostram a necessidade de usar antenas muito altas (12m e 25m)para fazer as nanostation se enxergarem mutuamente.
    Como não tenho conhecimentos nesta área para poder entender a situação com clareza e imaginar as alternativas que possam eventualmente existir, solicito se possível, alguma orientação sobre equipamentos ou alternativas que possam ser utilizados para viabilizar o ponto a ponto que desejo !!
    Os dados de localização dos pontos são:
    >>Ponto 1/Trabalho/GVT(altitude 864m):
    23 32 59,12 S
    51 27 39,72 W
    >>Ponto 2/Casa(altitude 833m):
    23 33 10,90 S
    51 25 30,78 W
    A distancia é de pouco mais de 3,7 km entre os dois pontos, mas a cidade é acidentada , existem predios no caminho e isto complica a situação...
    Agradeço se alguém puder me passar alguma orientação sobre equipamentos ou meios alternativos!!
    Última edição por Soieumemo; 08-09-2011 às 13:56.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Amigo so estou adianto, se tem obstrução no meio. Esquece a frequencia 5.8..Quanto de banda quer passar??

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Maxibelo,
    minha intenção é de passar um link de 10 mega...nada profissional...é só para ter mais estabilidade na internet em casa!
    Os cálculos na simulação no airlink são absolutamente precisos ou servem só para referencia? Esses cálculos já preveem as construções que possam estar no meio do caminho ou só a altitude do terreno?
    E para não precisar antenas tão altas, quais equipamentos e frequencia eu teria como alternativa com bom resultado no caso de usar sem visada nesta distancia de 4200m??
    Obrigado pela paciência!!

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Citação Postado originalmente por Soieumemo Ver Post
    Maxibelo,
    minha intenção é de passar um link de 10 mega...nada profissional...é só para ter mais estabilidade na internet em casa!
    Os cálculos na simulação no airlink são absolutamente precisos ou servem só para referencia? Esses cálculos já preveem as construções que possam estar no meio do caminho ou só a altitude do terreno?
    E para não precisar antenas tão altas, quais equipamentos e frequencia eu teria como alternativa com bom resultado no caso de usar sem visada nesta distancia de 4200m??
    Obrigado pela paciência!!
    Soieumemo,
    Não existe mágica pra enlace sem visada, existe tecnologia.Equipamentos pro que voce precisa existem, porem tudo tem um custo,ok.
    se precisar de projeto dimensionado pro seu negócio, entre em contato.
    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    ...
    Última edição por braw; 08-09-2011 às 14:33.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Leandro, com todo respeito a vc e seu conhecimento que ja ajudou muitas pessoas aqui no forum, inclusive a mim mas vc tem sito "menos prestativo" ultimamente... desculpe se estou sendo indelicado mas eh que sempre via vc ajudando nos posts, varios posts seus enoooormes com infos detalhadas, testes e tudo mais... mas ultimamente tenho visto posts curtos e objetivos e em alguns casos ofererendo o serviço pago, claro que vc tem todo direito de cobrar pelo seu conhecimento q com ctz nao veio de graça, porem aqui no forum a ideia eh uma mao lavar a outra sempre q possivel, acho de grande valia para todos nós poder compartilhar do seu conhecimento principalmente em enlaces sem visada que é uma coisa que poucos arriscam fazer e vc nesse caso seria uma boa referencia... grande abraço e sem ressentimento hein...
    Braw , entendo sua posição, mas não concordo.
    Continuo sim ajudando muita gente aqui, muitos por mensagem particular que me enviam, etc. Não tenho que te dar satisfações e acredito que voce principalmente não tenha que ficar cuidando da minha vida ou de quem quer que seja. sem ressentimentos.
    Se tu não tens a solução, então nem precisa comentar no tópico.
    É como o zé alves fala sempre, tem muita gente aqui que só quer sugar conhecimento e não agrega em nada.
    O meu caso é diferente, pois o sustenta da minha familia vem do meu conhecimento, blz!
    Se me especializei com cursos e anos de estudo em RF, posso e devo cobrar por isso, vc gostando ou não. meus clientes estão 100% satisfeitos portanto fico tranquilo. Não sou vendedor de soluções , sou consultor.
    Ultimamente tenho viajado muito a trabalho, realmente estou "voltando" aos poucos ao fórum,tenho bastante coisa pra postar ,enfim, é trabalho mesmo.
    Como voce mesmo sabe, respeito muito teu trabalho e peço que respeite também o meu.
    Grande Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Agradeço ao Leandrolopeswifi pela oferta do estudo do caso e agradeço ao Braw pelos comentários também! Não briguem garotos!
    Sou um novato aqui tentando pescar alguma orientação que possa me ajudar a resolver o meu link particular.
    Não sou da área mas em qualquer que seja a área inicialmente tento sempre fazer eu mesmo o desejado trabalho e só então se eu verificar que não tenho condições de realizar, aí apelo para algum profissional...por enquanto ainda estou tentando "por conta" !
    Tenho certeza que muitas pessoas aqui já estiveram com dúvidas simples e parecidas com a minha e que contaram com alguma ajuda aqui mesmo neste fórum...não quero explorar ninguém...não quero altos estudos...só orientações para que eu possa chegar eu mesmo às minhas próprias conclusões sobre:
    >>-A viabilidade do link que desejo;
    >>-Qual equipamento usar com ou sem visada, e
    >>-Alguma orientação útil sobre o meu caso.
    Me desculpem pelo incômodo e agradeço desde já alguma orientação, blz??

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Braw , entendo sua posição, mas não concordo.
    Continuo sim ajudando muita gente aqui, muitos por mensagem particular que me enviam, etc. Não tenho que te dar satisfações e acredito que voce principalmente não tenha que ficar cuidando da minha vida ou de quem quer que seja. sem ressentimentos.
    Se tu não tens a solução, então nem precisa comentar no tópico.
    É como o zé alves fala sempre, tem muita gente aqui que só quer sugar conhecimento e não agrega em nada.
    O meu caso é diferente, pois o sustenta da minha familia vem do meu conhecimento, blz!
    Se me especializei com cursos e anos de estudo em RF, posso e devo cobrar por isso, vc gostando ou não. meus clientes estão 100% satisfeitos portanto fico tranquilo. Não sou vendedor de soluções , sou consultor.
    Ultimamente tenho viajado muito a trabalho, realmente estou "voltando" aos poucos ao fórum,tenho bastante coisa pra postar ,enfim, é trabalho mesmo.
    Como voce mesmo sabe, respeito muito teu trabalho e peço que respeite também o meu.
    Grande Abraço.
    putz nao precisava disso tudo... nao estou querendo cuidar de sua vida e muito menos sugar conhecimento de ninguem, sempre que posso tento ajudar a todos... se vc percebesse em momento algum desrrespeitei ou desmereci seu conhecimento ou entao quis dizer a forma que vc tem q trabalhar, simplesmente quis dizer que a sua opiniao seria valiosa para o objeitivo do forum... mas pelo visto fui extremamente mau interpretato, desculpe pelo comentario e diante disso estou removendo meu comentario e gostaria que desconsiderasse oq eu disse...

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Citação Postado originalmente por Soieumemo Ver Post
    Agradeço ao Leandrolopeswifi pela oferta do estudo do caso e agradeço ao Braw pelos comentários também! Não briguem garotos!
    Sou um novato aqui tentando pescar alguma orientação que possa me ajudar a resolver o meu link particular.
    Não sou da área mas em qualquer que seja a área inicialmente tento sempre fazer eu mesmo o desejado trabalho e só então se eu verificar que não tenho condições de realizar, aí apelo para algum profissional...por enquanto ainda estou tentando "por conta" !
    Tenho certeza que muitas pessoas aqui já estiveram com dúvidas simples e parecidas com a minha e que contaram com alguma ajuda aqui mesmo neste fórum...não quero explorar ninguém...não quero altos estudos...só orientações para que eu possa chegar eu mesmo às minhas próprias conclusões sobre:
    >>-A viabilidade do link que desejo;
    >>-Qual equipamento usar com ou sem visada, e
    >>-Alguma orientação útil sobre o meu caso.
    Me desculpem pelo incômodo e agradeço desde já alguma orientação, blz??
    Meu caro,
    Equipamentos para radiovisada temos diversos modelos e preços.
    Alguns ótimos equipamentos são os da Ubiquit (Linha AIRMAX) que trouxe as maravilhas do TDMA para a área de redes wireless.
    Esses equipamentos fazem muitos KM com pouco investimento, e quando digo pouco, é baixo mesmo em relação a um KIT de um famoso fabricante americano que tem a cara de pau de cobrar 20mil ou mais por equipamentos que precisam de upgrade pra passar mais banda.
    Outra dica bacana são os radios da Alvarion e Radwin, que eu considero um dos melhores do mundo, mas claro tem seu preço.
    Eu indico muito ubiquiti por conhecer muito bem os rádios e antenas , que alem de resistentes, são muito bons mesmo.
    Pra enlace sem visada temos a linha XR9, SR9 da ubiquit que são cartões ótimos pra usar com antenas Yagi de longo alcance, estilo as Hyperlink ou Algcom.
    Também nessa linha de sem visada, em 900mhz, ainda temos os rádios com e sema antena integrada da ubiquiti, e da Parks (modelo NETAIR) que passam até 10mb fullduplex com facilidade), e tem certificado e homologação da Anatel.
    Quando falo em projeto, sempre comento que não cobro por isso. meus clientes e amigos que me conhecem sabem que me dedico 100% a um enlace, muitas vezes melhorando o que nem precisava melhorar, apenas por prazer de trabalhar com radiofrequencia.
    Portanto fica a dica, pra não errar, compre com lojas de tradição em RF no Brasil, como novanetworks, techwireless, wirelessrj, livetech,wavelan, e fique tranquilo.
    equipamentos do pais vizinho podem até ser mais baratos, mas a qualidade e a garantia....
    Tens meu e-mail na assinatura, portanto dúvidas podes tirar tranquilamente por lá.
    Parece que aqui no fórum, tá bem dificil de conversar civilizadamente.
    Abraço e Deus Abençoe a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    MESTRE "leandrolpeswifi" sabe me disser quanto sairia um par desse brinquedinho da PARK de 900mhz. Se indicaria um PARK (25 mb de throughput creio em situação de laboratorio ) ou mesmo os produtos ubiquiti (rocketm9 e xr9) por terem um sensibilidade maiores.
    Desde ja agradeço....

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    amigo, já fez o enlace?
    ainda quer fazer?
    se ainda não abandonou, vou tentar ajudar você nisso. por aqui mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Citação Postado originalmente por mateusassuncao Ver Post
    amigo, já fez o enlace?
    ainda quer fazer?
    se ainda não abandonou, vou tentar ajudar você nisso. por aqui mesmo.
    OBA!
    Mateus...ainda não fiz, e quero fazer sim!
    Muito bem, a simulação que fiz no Airlink mostra a necessidade de torres altas (12m e 15m) para se obter visada com duas nanostation 5 de 5.8 ghz. A princípio prefiro colocar estas torres e ter melhor qualidade no link do que usar link de 900 mhz sem visada e ter um resultado meia-boca.
    Como tenho zero de experiencia nesta área li muitas mensagens aqui no fórum com relatos de casos com alguma semelhança ao meu com opiniões e soluções divergentes e que portanto não me permitem saber com clareza que caminho tomar...a experiencia nesta situação faz realmente a diferença!!
    Pelo exposto acima é que peço alguma orientação sobre qual seria a melhor alternativa...se usar 5.8 ghz e torres altas ou se seria possível com 900 mhz sem visada obter uma banda razoável no cliente (minha casa).
    Pelo que li, as nanostation tem um custo acessível, bom resultado e fácil apontamento e configuração...é isto mesmo?
    Tenho dúvidas também sobre a simulação no Airlink...ela é realmente precisa? E leva em conta as construções que possam estar no caminho do link? Ou isto deve ser estudado à parte?
    A minha simulação com duas nanostation 5 16 dbi e torres de 12 e 25 m mostra justamente isto, o link "passando" por entre algumas construções no caminho! Funcionaria nestas condições?
    Seria prá mim de grande valia obter respostas diretas às estas questões, que podem ser absolutamente simples para quem conhece o assunto ou podem ser algo "do outro mundo" para os leigos como eu! A resposta a estas dúvidas me indicaria o caminho mais viável!!
    Vc pode me ajudar??
    Obrigado !!
    Última edição por Soieumemo; 10-09-2011 às 00:40.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    então vamos la.
    1º. a empresa é um prédio? do telhado da empresa você tem visão parcial do bairro onde esta sua casa? o que tem na frente predios arvores, detalha ai pra gente.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Não é prédio. A vista do telhado não permite ver a região onde fica minha casa.
    A situação topográfica é a seguinte:
    >A estação 1 / Trabalho fica na altitude de 864 m ;
    >A estação 2 / Cliente / Casa fica na altitude de 827 m.
    O problema é que no meio tem parte do centro da cidade com altura máxima de 872 m, acredito que em virtude disto é que exista a necessidade de torres altas.
    Na estação 2 não mais existem árvores no caminho (como ainda aparece no Google Earth) e na estação 1 também nada de árvores no caminho.
    A linha imaginária traçada pelo link no simulador, mesmo com torres de 12 e 25m ainda assim cruza por construções...alguma coisa parecida com 100m de extensão.
    O telhado/laje da estação 1 tem uma altura de +/- 3m. Pensei em colocar um cano de 9 / 10m acima do telhado chegando aí aos 12 m necessários.
    A estação 2 (minha casa) é uma chácara e tenho nas coordenadas citadas duas caixas d'agua de 1000l cada suspensas em uma armação robusta de cimento e ferro a uma altura de 6 a 7 m...aqui pensei em colocar a torre (cano) do link apoiada/presa/amarrada na base das caixas d'agua e sustentada por arames esticados para estabilidade do conjunto com altura total de 25m.
    É isto...tem jeito??

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    ok.
    vamos lá,
    subindo 10m na sua empresa e 10m na sua chacara, há uma grnade possibilidade de fechar esses 10mb com nano m5.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    Os 872 m eu "achei" percorrendo a extensão do link imaginário traçado no Airlink...foi a maior altitude entre os dois pontos medida na extensão do link.
    O google mostra a altitude do terreno ou também das construções?
    Existem prédios no caminho mas a linha imaginaria do link aparentemente não cruza por e
    les. Cruza em uma região composta por construções térreas, casas ou comércio.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    o ideal seria voce dar a volta nessa obstrução ai.
    existe um morro na direçao da br369, vi um ponto na av. pinho araucária. voce pode colocar uma repetidora nesse local. e enviar de lá, pra sua chacara.... é uma boa opção, mais viavel que passar com 900mhz. e fica mais barato fazer a repetidora....
    vai precisar de 4 nanos m5. 16dbi....

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    No caso de optar por repetidora eu teria uma alternativa mais fácil: meus pais moram em um edifício (oitavo andar) no meio do caminho com visada para ambas as estações!
    Mas é claro que seria preferível fazer o link direto, caso possível.
    Com 900 mhz como seria a situação em termos de resultado?

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda com enlace/ponto a ponto, equipamentos e etc.

    com 900mhz nunca fiz....
    consigo te ajudar com 5.8 mas terá que que ter visada, caso contrario a zona de fresnel ficará obstruída e o link não terá uma boa performance.