+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    boa noite galera a 2 dias troquei meus aps zinwel g220n por 2 rbs 433ah e 4 r52h no qual estao ligados a 4 setoriais hyp 90º 17dbi...

    que para a minha surpresa esta sendo um desastre... estou correndo doido com os clientes ligando e quando vou na ksa deles o sinal que era 100% agora ta 50% ... ja coloquei os cartoes com tx em default (17dbi) e no maximo 25dbi e nao muda em nada...
    ai vem os cabos... mas testei todos os cabos antes, isolei bem... nao sei o que possa ter acontecido.... alguem pode me dar alguma dica?

    ME ARREPENDO DE NAO TER COMPRADO BULLETS AO INVES DE RBS COM CARTOES.

  2. #2

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    amigo veja os pigtails, e procure canais menos poluidos, e vc ta alimentando essas rbs com que fonte???...

  3. #3

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    fontes 18v 3.5A... mas o canal vai influenciar na força do sinal?

  4. #4

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    esqueci de perguntar.. são todos setores que estão assim???

  5. #5

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    o canal tem influência sim, fala aê se todos os setores estão com o mesmo nivel de sinal.. e os pigtails estão bem feitos e aproveita pra diminuir o tx desse rádios, coloca de 13 ~15 dbm em cada um, pois suas antenas ja tem um ganho elevado...

  6. #6

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    estou usando os canais 1 e 6, as 4 setorias estao ruim... porem estou usando uma terceira rb com cartoes r52h com uma omni 2.4 V e uma omni 5.8 que ai sim estao funcionando bem.
    vou diminuir o tx agora.

  7. #7

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    estou usando canal 1 e 6, e sim as 4 estao ruim, porem estou usando uma terceira rb com 2 r52h e como antena umas omni 2.4V (que esta salvando minha vida no momento detalhe todos os meus clientes sao H isso significa que essa rb+cartao+antena estao funcionando muito bem) e uma omni 5.8. vou diminuir o tx deles agora... eu coloquei o data rates em 11mbps sabe se influencia?

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    pelo citado por você esse problema esta
    parecendo ser físico ...
    procure refazer os conectores ...
    utilize cabos curtos max 1 metro
    de preferencia rg 213 :custo x beneficio
    e depois poste o resultado ...

  9. #9
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    qual a potencia mw dos aps ziwell e dos cartao r52???

  10. #10

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    paulohr,

    Tente isso companheiro, apenas 3 antenas apesar de pouca cobertura entre elas (não chega ser um problema, uso assim a tempos) canais 1 6 11, potencia entre 12 e 17db nos cartões, somente modo 802.11b em 5.5 e 11mb. selecione o corte de sinal em -88 db. Assim 90% ou mais dos clientes devem navegar com qualidade, os que não conseguirem atingir o minimo exigido vc terá de visitar pra um ajuste fino, quando estiverem todos OK baixe o valor corte e repita os ajustes até um valor que considere ideal.

    Outra coisa que ajuda é estipular uma area de cobertura e não abrir excessões, de 0 a 2km seria otimo, resista em colocar um ou outro usuario a 3 4 5km pois só te trará aborrecimento, a ti e aos demais usuários.

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    Ola amigo pode ser a regulagem de sua antenas tambem e outra coisa sua antenas nao estao perto de mais uma da outra tambem nao???? isso interfere muito.

  12. #12

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    Na verdade o problema são os cartões r52h

    Eu tive o mesmo problema, eu usava placa ap da Aquario na caixa na costa do Painel setorial sem uso de cabo apena o pigtail saindo da placa e ligando no conector da antena.

    Comprei RB 411 AH e R52H e fiz o mesmo, adivinha o sinal no cliente de 100% caiu a 60% ou menos, cliente a 100 metros da torre com visada e placa ap o sinal era de 40 a 50 %.

    Solução Troquei os R52h por EMP 8602 Plus-S. setado em 17dbi. ficou bala.

    Depois para ficar melhor comprei 4 paineis da Computech, 14 db, e a placa RB 411Ah com EMP 8602 Plus S, dentro dela. usando apenas o pigtail que ja vem com a antena, ja ideal para minipci.

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Xwave 2414SV - Painel Setorial 2.4 GHz 90

    Fonte sem misterio, qualquer fonte POE 12V 1A.

    Hoje tenho em media 20 clientes em cada painel, a media de 10 a 15 on line.

    Distancias entre clientes e a Torre. os mais pertos a 100 metros e o mais longe a 8 Km com visada e sinal de 70%.
    Cofiguração do cartao sem muita coisa.
    Uso canais alternados por lateral nao frente e costas.
    ex
    painel 1 - canal 1
    painel 2 - canal 11 lado dir do painel 1
    painel 3 - canal 7 lado esquerdo painel 1
    painel 4 - canal 4 costa do painel 1

    Data Rates fixo em 11 Mb para modo B apenas
    e configurado apenas em modo B, nao BG, aparelhos que vc compra como G ou BG eles trab em apenas B tb.

    nos clientes seto em velocidade 11mb e modo B, sinal superior a 60 %.

    uso antenas USB, e Placas AP.

    Ja cheguei a passar cerca de 3 meses sem nenhum chamado de assistencia.

    ate mais

  13. #13

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    Citação Postado originalmente por paulobnr Ver Post
    boa noite galera a 2 dias troquei meus aps zinwel g220n por 2 rbs 433ah e 4 r52h no qual estao ligados a 4 setoriais hyp 90º 17dbi...

    que para a minha surpresa esta sendo um desastre... estou correndo doido com os clientes ligando e quando vou na ksa deles o sinal que era 100% agora ta 50% ... ja coloquei os cartoes com tx em default (17dbi) e no maximo 25dbi e nao muda em nada...
    ai vem os cabos... mas testei todos os cabos antes, isolei bem... nao sei o que possa ter acontecido.... alguem pode me dar alguma dica?

    ME ARREPENDO DE NAO TER COMPRADO BULLETS AO INVES DE RBS COM CARTOES.
    Só porque você não sabe dirigir um carro, não significa que ele não presta.
    Abraços.

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    Amigo, POR UM ACASO,
    você não comprou Paineis Horizontais?
    Porque OMNI é vertical!

    tenta mudar a polorização em algum cliente seu,
    da antena assim [----] pra ficar assim
    ___
    |
    |
    |
    ----

    ou qlqer coisa leia o topic:
    https://under-linux.org/f170/painel-...tancia-130472/

  15. #15

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    ola amigos obrigado pela a atençao de todos ate o momento nao mechi em nada nas antenas pasei esse fm de semana visitando clientes... e percebi que o problema maior esta nos clientes que estao entre duas antenas ou seja no meio da 1 e 2 .... e clientes que estava bem no meio delas esta funcionando ok... dai ja virou outro problema pq antes um cliente que tava com 100% na 1 ainda sim pegava em media 80% ou mais na 2 e agora na que esta ao lado so pega 20/30% quando aparece.... entao eh como se um painel de 90º tivesse cobrindo apenas 45º... ta muito estranho... o jeito ta sendo jogar os clientes que estao no meio de duas antenas para a omni por inquanto que nao resolo o problema.

  16. #16

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    outra coisa, o que determina o polaridade H/V eh a antena correto?? entao nao preciso setar no cartao se eh V ou H ne isso?
    ou tem alguma configuraçao que precisa ser feita no cartao para mudar a polaridade do sinal??

  17. #17

    Padrão Re: Help!!!!! Troca de equipamentos mal sucedida

    meus paineis sao H