+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°

    Fala galera,

    é o seguinte: tenho um link ptp de cerca de 1,4km com 2 nanobridge de 22db..ta funcionando legal. Nas duas pontas, os radios estao sendo tocados por um painel solar+controlador+bateria.

    Estou em uma regiao montanhosa (chapada dos veadeiros) e com a noticia de sucesso do meu link, outras pessoas estao querendo entrar no "mesmo barco" para rachar o link da BR Telecom.

    pensei comigo: ao inves de fazer outro ptp para o camarada, pq nao colocar um rocket+basestation 19dbi 120° em vez de 2 nanobridge como AP....uma vez que minha placa seria pequena para 2 nanobridge (cerca de 12-13w de consumo).Por esse motivo pensei em um PTMP. Preciso de uma abertura de no minimo 90° graus pois minha casa fica em uma ponta e a casa do meu camarada fica em outra ponta


    eis minha duvida: o colega para que vou ceder sinal fica a 8 km do AP...conforme mencionado minha casa fica a somente 1,4 km do AP...

    se eu colocar a potencia do rocket em 15-18db por exemplo, o sinal ficaria bom a 8km...mas e a 1,4 km (minha casa)? Nao teria muita potencia para pouca distancia, saturando assim o sinal em minha casa? como setaria o ack no caso de rocket+basestation?

    tenho receio de trocar a nanobridge por basestation e o sinal ficar pior/instavel...o que voces recomendam?

    [s] a todos

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°

    amigo
    nao aconselho o uso de painel para fechar enlace.
    realmente, o enlace vai ficar estavel.

    feche o enlace com nanobridge, tera um melhor resultado.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°

    Valeu pela resposta!

    o problema é que eu teria que comprar um painel solar mais forte.

    para quais aplicacoes a basestation da ubnt sao boas, se nao para aplicacoes como a citada?..economizaria um bom dinheiro se pudesse trocar por rocket+basestation...

    mas pelo jeito....


    [s]

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Valeu pela resposta!

    o problema é que eu teria que comprar um painel solar mais forte.

    para quais aplicacoes a basestation da ubnt sao boas, se nao para aplicacoes como a citada?..economizaria um bom dinheiro se pudesse trocar por rocket+basestation...

    mas pelo jeito....


    [s]
    basestation é recomendado para atender mais de um ponto
    porem, eu nao recomendo o uso de painel (qualquer que seja) para fechar enlace.

    da para fazer, mas voce tera muito mais desempenho usando uma antena direcional

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°

    qual banda voce pretende passar pra voce e seu amigo?
    ele esta na mesma direçao que voce?
    os dois tem visada direta pra torre?