+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Olá pessoal boa noite.
    Estou com uma dúvida que pode ser ridicula mas realmente não entendi
    Como posso montar um painel setorial com 4 antenas de 90g cada, se RB 433 tem somente 3 slotes mini-pci?
    Nesse caso teria que trabalhar com 3 antenas de 120g?
    Num deveria ficar uma antena para cada cartão mini-pci?

  2. #2

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Caso esteja querendo trabalhar com 2,4 o mais correto seria montar seu POP com 3 peineis de 120° apenas... primeiro pq a disponibilidade de canais sem sobreposição (interferencia) sao somente 3 seriam 1,6 e 11 e segundo pq a RB tem apenas 3 slots, oq nao impede de colocar mais pois vc pode colocar duas RBs, sendo uma para cada dois cartoes e dois paineis... muitos dizem que o ideal seria uma RB+Cartao para cada painel, particularmente acho desnecessário pois os cartoes estaram trabalhando em frequencias distintas, tenho varios pops com uma RB para 3 paineis funcionando normalmente...

  3. #3

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Amigo,
    Um sinal wireles quanto mais abrangente maior a suceptibilidade deste à interferências, na verdade se você pudesse usar paineis de 45º seria até melhor, mas naum sei te dizer com certeza nemk se esse produto está disponível no mercado, então o recomendado é a utilização de paineis de 90º.
    Quanto a transmissores o ideal é que vc faça uma caixa para cada RB e coloque apenas um Cartão por RB, apesar de poder configurar canais diferentes há uma certa interferência nos próprios cartões quando usados dentro da mesma caixa, e se puder usar caixas metálicas é melhor ainda.

    Espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Obrigao pela dica pessoal, agora as coisas ficaram mais claras para mim.

    Acredito que o projeto inicial vai ser um pop com 3 antenas de 120g cada, até mesmo por condições financeiras.

    Comprar 4 RB + 4 Setorial + 4 Mini-PCi sairia um pouco longe do escopo.

    Braw, uma outra dúvida que me surgiu agora.

    As frequencias 1,6 e 11 são ideias para um painel setorial com 3 antenas, mas se onde eu for instalar e fizer uma analise de sinal e encontrar outros radias na mesma frequência, existe algum problema em trabalhar com os canais em 2,8 e 11 ou 1,5 e 10 por exemplo?

  5. #5

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    qualquer outro canal que vc use diferente desses estará sujeito a interneferencia, o 2 sofre do 1, o 8 sofre do 6 etc... os unicos livres sao esses, oq vc pode fazer eh subir os paineis e antes de definir em qual canal ficara cada painel vc faz um scan em cada lado e veja qual sinal chega com menor intensidade, feito isso vc coloca no respectivo canal...
    Pra vc entender melhor como funciona:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         channe10.png
Visualizações:	215
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	27532

  6. #6

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Toda vez que tentei utilizar quatro setores de 90º e as antenas com a mesma polarização. Não tive o mesmo sucesso que tenho quando eu coloco apenas três setores de 90º. Com três setores fica mais fácil você não causar sobre-posição de sinal. Ou seja, o sinal chega com mais qualidade no cliente. Hoje em 2.4GHz está difícil trabalhar. Então evite que vc mesmo coloque interferência em sua própria rede.

  7. #7

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Citação Postado originalmente por leandromaciel Ver Post
    Amigo,
    Um sinal wireles quanto mais abrangente maior a suceptibilidade deste à interferências, na verdade se você pudesse usar paineis de 45º seria até melhor, mas naum sei te dizer com certeza nemk se esse produto está disponível no mercado, então o recomendado é a utilização de paineis de 90º.
    Quanto a transmissores o ideal é que vc faça uma caixa para cada RB e coloque apenas um Cartão por RB, apesar de poder configurar canais diferentes há uma certa interferência nos próprios cartões quando usados dentro da mesma caixa, e se puder usar caixas metálicas é melhor ainda.

    Espero ter ajudado
    Não entendo a lógica de ter um equipamento com possibilidade de 3 (três) cartões trabalhar apenas com 1 (um), com isso fica a ressalva para que 3 (três) slots sendo que um vai causar interferência no outro?
    Em tempos minhas torres 2.4 todas trabalham com o numero Maximo de cartão possível para o equipamento e não tenho problema algum.

  8. #8

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Eu também pensava assim, e tenho alguns POPs que estão assim até hoje, porem não faço mais deste jeito, depois do ultimo MUM em Salvador isso foi muito batido pelo pessoal, os slots disponíveis em RBs com mais de um cartão são recomendados a serem usados com cartões de frequencia diferentes, um 5.8, um 2.4 e um 900mhz e assim por diante.
    Na saída do cartão há interferência de um sobre o outro.

  9. #9

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Hum... Bom saber...
    Então se eu quizer transmitir um sinal de qualidade, tenho que ter uma RB com 1 slot para cada painel, só assim terei um sinal de qualidade?

    Bacana, outra dúvida.

    Se eu montar um POP com 3 Antenas Setorias de 120g cada, operando em 802.11b, o sinal emitido estará disponivel para todos equipamentos na área de abrangêcia?
    Ou sempre é necessário aquisição de Kit Clientes?
    Com uma nini-pci rodando a 300mw e um painel setorial de polarização horizontal de 15dB qual a distancia média de abrangencia desse sinal? Chega a 3KM?

  10. #10

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Citação Postado originalmente por delcain Ver Post
    Hum... Bom saber...
    Então se eu quizer transmitir um sinal de qualidade, tenho que ter uma RB com 1 slot para cada painel, só assim terei um sinal de qualidade?
    Eu discordo, tenho varios POPs com 1RB e 3 cartoes, funcionando perfeitamente a muito tempo...

    Vc sempre precisara de usar Kit nos clientes, com relação a area de abrangencia depende de muitos fatores, mas com um mini-pci rodando a 100mw vc cobre esses 3 km que citou, nao precisa mais doq isso

  11. #11

    Thumbs up Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Tenho 6 torres, cada uma com rb433 com 3 cartões cada. Nos canais 1, 6 e 11, setoriais de 17dbi e 90º. Nunca tive problema.
    Prefira sempre trabalhar com antenas que transmitem em menor ângulo, que tenha maior ganho, pois assim você pode trabalhar com o rádio em menor potência.
    Trabalhe também com o rádio setado na banda G.
    O Kit cliente precisar ser um ótimo. Se ele for ruim, ai pronto o seu telefone não vai para de tocar.
    Melhor é você trabalhar com distancias curtas, daqui a pouco você vai ter 40 clientes simultâneos em cada interface e cada cliente com uma velocidade media de 800kbps por cliente. O seu cartão pode querer abrir as pernas.
    Obs: o cartão em 100mw.

  12. #12

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Quando devo utilizar antenas de polarização vertical?

  13. #13

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    Por padrao os provedores tem o habito de usar seus paineis de polarização vertical, sendo assim as antenas dos clientes deveram estar na mesma polarização, quem manda na polarização eh o painel que existem tanto V como H... eu recomendaria H pois fugiria um pouco de interferencia externa...

  14. #14
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Routerboard 433 e painel setorial 360g

    amigo vc deve colocar uma routerboard por cartão por causa do processamento, em caixas hermeticas metalicas para imunizar interferencias e tambem com no minimo 2 metros de distancia um do outro pois interferencia deixa qq um louco.
    recomendo-lhe utilizar bullet2hp ou bullet2 seria uma otima escolha fica de otima qualidade.