+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Tudo bom galera? Estou iniciando este projeto PTP de 23KM, preciso da combinaçao de aparelhos correta para assim nao desperdiçar dinheiro.
    Este projeto é particular, começei a morar na zona rural e la preciso de internet por causa de NFE, e também para fins interativos.
    Outra coisa, gostaria de saber também qual a altura da torre na qual terei que colocar a antena.

    Cidade: Comodoro
    Estado: Mato Grosso

    Emissor Ponto A (Latitude 13°39'34.14"S Longitude 59°47'20.47"O)

    Receptor Ponto B (Latitude 13°48'59.42"S Longitude 59°40'01.63"O)

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Citação Postado originalmente por kylua Ver Post
    Tudo bom galera? Estou iniciando este projeto PTP de 23KM, preciso da combinaçao de aparelhos correta para assim nao desperdiçar dinheiro.
    Este projeto é particular, começei a morar na zona rural e la preciso de internet por causa de NFE, e também para fins interativos.
    Outra coisa, gostaria de saber também qual a altura da torre na qual terei que colocar a antena.

    Cidade: Comodoro
    Estado: Mato Grosso

    Emissor Ponto A (Latitude 13°39'34.14"S Longitude 59°47'20.47"O)

    Receptor Ponto B (Latitude 13°48'59.42"S Longitude 59°40'01.63"O)

    Kylua, boa noite.
    Calculei a radiovisada pra voce, e com torres (ou locais) relativamente baixos consegues fechar esse enlace em 5.8ghz tranquilamente.
    Veja que no ponto A precisas de um local com no mínimo 18m e no ponto B (rural) no mínimo 35m. Assim fechas um ótimo enlace podendo passar entre 10 e 100megas dependendo do rádio que escolheres comprar.
    Abaixo o calculo de visada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Superlinkwifi_projetos_analise_Link.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	39,5 KB
ID:      	27544
    Bons rádios para esse enlace seriam os Rocket M2 e M5. como queres passar uma banda de internet razoável, bons rádios e com preço acessível seriam os Rocket M2 e Rocket M5 da ubiquiti. Antenas recomendo OIW 32dbi dupla ou Rocket Dish 30dbi dupla.
    Qualquer dúvida entra em contato pro e-mail.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Você precisará de muita banda, ou só acesso mesmo? Se for só acesso, nanobridge M5 25 dá pro gasto. Eu fiz um pra mim de 33km, trazendo aprox. 10mb. E assino embaixo das observações do amigo leandrolopes, pois ele sabe o que fala.

  4. #4

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Nao é MUITA banda...a assinatura que eu peguei da OI foi de 2MB, só que quero um equipamento de primeira linha pois nao to afim de esquentar a cabeça com problemas futuros no enlace.

    Outra coisa, aqui cai muitos raios, e por ser uma superficie relativamente plana ao meu ver acho que a torre de recepsao vai puxar muita descarga eletrica.
    Mais uma duvida, tem uma linha de ALTA tensão que passa a uns 100m da casa(rural).
    Isso vai interferir em algo?
    Que para-raios usar?

    Sobre a Torre, ja entrei em contato com uma metalúrgica aqui e eles me pediram R$ 12.000,00 em uma torre estaiada com 40m, eles dao ela montada. Preço bom? oO
    Na cidade vou colocar o conjunto em cima de um prediozinho de 3 andares.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Citação Postado originalmente por kylua Ver Post
    Nao é MUITA banda...a assinatura que eu peguei da OI foi de 2MB, só que quero um equipamento de primeira linha pois nao to afim de esquentar a cabeça com problemas futuros no enlace.

    Outra coisa, aqui cai muitos raios, e por ser uma superficie relativamente plana ao meu ver acho que a torre de recepsao vai puxar muita descarga eletrica.
    Mais uma duvida, tem uma linha de ALTA tensão que passa a uns 100m da casa(rural).
    Isso vai interferir em algo?
    Que para-raios usar?

    Sobre a Torre, ja entrei em contato com uma metalúrgica aqui e eles me pediram R$ 12.000,00 em uma torre estaiada com 40m, eles dao ela montada. Preço bom? oO
    Na cidade vou colocar o conjunto em cima de um prediozinho de 3 andares.
    Hum...
    Bom, pra evitar os efeitos das descargas elétricas não tem mágica, precisa aterrar bem os pontos de envio e recepção do seu link. Isso pode e deve ser feito por um bom eletrecista.
    Na torre os cabos NÃO devem encostar na parte metálica, e se quiser fazer o correto, usa um conduite afastado 15cm da parte de metal da torre. Um dos maiores erros do pessoal é prender o cabo à estrutura da torre, esquecendo do efeito de raios etc.
    Outra coisa legal é usar um cabo cat 6 blindado ou cabo de rede utp (uso externo).Aqui compro o Furukawa utp preto cat5e por R$2,80 o metro.os conectores uso pra cabo blindado tambem.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    ola pessoal sou novo por aqui e tenho um projeto pareciso com o do amigo, porem a minha distancia é de 15km com visada, comprei duas Air Grid M5 23 dbi, tenho uma torre do servidor com 20 metros e a do cliente com 25, sera que consigo fechar essa conexão?

  7. #7

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    Cara, vai funcionar sim, se tiver visada. Eu tinha um enlace assim, nessas condições em 2.4 e me dava 1mb. Agora, pra ficar bom, bom mesmo, seria melhor se fosse NanoBridge ao invés dessas Airgrid.

  8. #8

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    obrigado pela resposta amigo. eu tentei fazer este enlace com frequencia 2.4 mas nao consegui, acho que devido a grande quantidade de torres que estão ao redor da minha cerca de 10.

  9. #9

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    agora vou tentar com as air grid 5.8 23 dbi, pra ver se rola.

  10. #10

    Padrão Re: Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural

    amigos estou querendo enviar internet para usi proprio na casa dos meus pais na zona rural
    tenho internet de 5mb na minha loja , pelo google earth ta dando 21,6 km de distancia
    sera que tem como alguem calcular pra min se tem como eu fechar esse enlance
    PONTO A:
    latitude
    19°46'48.98"S
    longitude
    42° 8'1.38"O
    PONTO B:
    LATITUDE
    19°37'4.70"S
    LONGITUDE
    42° 2'8.86"O