+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Preciso de uma luz....

    Minha cidade e pequena, por tanto pretendo atender com mimo em 2.4 mesmo (calma aqui 2.4 ainda e viável) e também e mais barato.
    Vi accespoint mimo 1x1 a 70 e poucos reais, o que seria barato, pois só trocar um b por um mimo, mas nesse meio tempo teria que estar emitindo b/g/n em 2.4, daí o meu problema...

    Transmitir com que ??? tudo que e card. que acho e mimo 2x2, rocket 2x2, (ate to usando um´s com nano m2 cliente e um nano m2 como ap) mas mimo 1x1 ainda não achei nada, somente bullet m desabilitando o airmax acho que daria, pois daí vou migrando aos poucos de b para n...

    Se alguém tem uma idéia ai, por favor me ajude, grato...


    nãoa chei onde postar, por isso coloquei aqui mesmo, os moderadores podem mudar, obrigado..

  2. #2

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Grande Alex. Blz Tche.

    Vamos estudar um pouco ...

    Na minha opiniao nao existe MIMO 1 x 1. Visto que tenho estudado do Padrão IEEE 802.16.

    MIMO - (multiple-input and multiple-output) = Multiplas Entradas e Multiplas Saidas.
    SISO (Single Input Single Output – Única Entrada e Única Saída).

    O refereido equipamento seria então SISO operando com protocolo N.

    Agora sim estamos chegando a um denominador comum, tenho visto muita confusao com relacao a estas novas tecnologias "N" e "MIMO" inclusive fabricantes vendendo seus produtos de forma errada. vamos diferencia-las:

    Resumindo
    Tecnologia N utiliza um espectro maior (40mhz)para dar mais trougthput. Por exemplo em B,G e A usa-se 20 mhz.
    Tecnologia MIMO Utiliza a diversidade de varias antenas para dar mais troughtput. (Varias Antenas).

    O Rocket da ubnt por exemplo, utiliza as duas tecnologias, mesclando N e MIMO (nao esquecendo que o "M" vem de AIRMAX e nao de MIMO).

    Bom agora vou dizer o que estou experimentando por aqui, uma coisa que nao abro mao em meus POPS é de um bom Mikrotik como AP (haaa nao abro mao mesmo) como vc postou procurei e nao achei uma solucao "N" 1x1 para a frequencia em 2.4 a nao ser o cartao R52HN operando somente em HT Chain 0 Deixando a Chain 1, desabilitada.
    Até que achei a RB 711-2Hn, so que tinha um problema, ela é level 3, ouseja nao atua como AP, bom dai pensei que se atualiza-se a licenca para level 4 passaria a ter AP, pronto resolvido o problema, tenho 2 em producao e esta se saindo melhor que o esperado.

    Se puder ajudar em algo, estamos ai.

    Abraços
    Jodrix.

  3. #3

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Daí vizinhos?
    Hoje recebi um cartão R2N.
    Estou nesta mesma intentona do Alex.
    Uma dúvida que tenho. O bulletM por exemplo se desativar o Airmax ainda trabalhará com protocolo N, sendo compativel com outros rádios N?

    Porque pergunto isso? A idéia seria colocar na base um rádio N e MIMO. ou seja 2x2 que é o caso deste cartão que recebi hoje.
    Mas no cliente utilizar um rádio N 1x1. Já tenho testado alguns, mas como b/g porque não tinha ainda o N na torre.
    Estes rádios N que tenho são polarização horizontal. E na base então o que usaria como antena?
    Só acho antena dupla polarização, mas pelo raciocinio, se todos os rádios nos clientes forem pol horizontal, estas dupla polarização não deverão ter o pleno desempenho, pois a polarização vertical não estará sendo utilizada plenamente.
    Até pode em locais com muita concentração de contruções, onde o efeito de reflexão chega até a mudar a polarização das ondas emitidas.
    Mas em local arborizado, não há tanta reflexão assim e daí que o mais indicado, penso eu, seria 2 antenas mas com polarização igual a dos rádios clientes.
    Só achei antenas com duas ou tres entradas e até 4 entradas e mesma polarização neste site.

    MIMO Antennas

    Se existe este tipo de construção, como neste site, penso que o meu raciocínio não está completamnte fora de propósito.
    Usar dois paineis pol horizontal para cada cartão, fica uma verdadeira árvore de natal em cima da torre.

  4. #4

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Grande Mestre 1929.

    Tó Loco para ir ai tomar um cafe contigo, trocar umas ideias, gosto de pessoas inteligentes e de mente aberta, sei que estou te devendo uma visita, e em breve estarei ai.

    Teu raciocinio, ao meu ver, esta totalmente correto. Para um equipamento draft 1x1 se beneficiar de uma draft 2x2 teriam que estar polarizados corretamente, ou seja,a Base usar 2 antenas na vertical e o cliente usar 1 antena na vertical ou entao a 2 antena Base Horizontal e 1 antena cliente horizontal.

    Tudo isso é muito novo e ainda tem muita confusao, estou estudando bastante esses drafts, mas uma coisa te garanto, quem nao se atualizar num futuro bem proximo vai esta fora de mercado, a demanda por banda vai ser violenta.

    Abracos.
    Jodrix.

  5. #5

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    [QUOTE=jodrix;574092]Grande Alex. Blz Tche.

    Vamos estudar um pouco ...

    Na minha opiniao nao existe MIMO 1 x 1. Visto que tenho estudado do Padrão IEEE 802.16.

    MIMO - (multiple-input and multiple-output) = Multiplas Entradas e Multiplas Saidas.
    SISO (Single Input Single Output – Única Entrada e Única Saída).

    O refereido equipamento seria então SISO operando com protocolo N.

    Agora sim estamos chegando a um denominador comum, tenho visto muita confusao com relacao a estas novas tecnologias "N" e "MIMO" inclusive fabricantes vendendo seus produtos de forma errada. vamos diferencia-las:

    Resumindo
    Tecnologia N utiliza um espectro maior (40mhz)para dar mais trougthput. Por exemplo em B,G e A usa-se 20 mhz.
    Tecnologia MIMO Utiliza a diversidade de varias antenas para dar mais troughtput. (Varias Antenas).

    O Rocket da ubnt por exemplo, utiliza as duas tecnologias, mesclando N e MIMO (nao esquecendo que o "M" vem de AIRMAX e nao de MIMO).

    Bom agora vou dizer o que estou experimentando por aqui, uma coisa que nao abro mao em meus POPS é de um bom Mikrotik como AP (haaa nao abro mao mesmo) como vc postou procurei e nao achei uma solucao "N" 1x1 para a frequencia em 2.4 a nao ser o cartao R52HN operando somente em HT Chain 0 Deixando a Chain 1, desabilitada.
    Até que achei a RB 711-2Hn, so que tinha um problema, ela é level 3, ouseja nao atua como AP, bom dai pensei que se atualiza-se a licenca para level 4 passaria a ter AP, pronto resolvido o problema, tenho 2 em producao e esta se saindo melhor que o esperado.

    Se puder ajudar em algo, estamos ai.

    Abraços
    Jodrix.


    obrigado, sim e uma comfuzão esa de mimo 1x1 2x2 hehehe so posso diser uma coisa, omni com bullet m2 e no cliente nano m2 não vai bem...

    outra coisa sim, o bullet se desabilitar o airmax ele funciona b/g/n sem problemas, obrigado...

  6. #6

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Tô no aguardo.
    Mas a tua fama aí é que não sai de casa, heheheh!!!

    Estamos aqui de braços abertos.

    Me diga uma coisa, esta atualização da 711-2Hn, é só atualizar no site da Routerboard ou compra uma licença nova? Ou só paga a diferença?

  7. #7

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tô no aguardo.
    Mas a tua fama aí é que não sai de casa, heheheh!!!

    Estamos aqui de braços abertos.

    Me diga uma coisa, esta atualização da 711-2Hn, é só atualizar no site da Routerboard ou compra uma licença nova? Ou só paga a diferença?

    de graça??? hehehe capaz, tem que pagar sim a nova licença.
    mais uma coisa, ap´s elsys alguem testou em n como se comporta modo cliente, claro..

  8. #8

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    de graça??? hehehe capaz, tem que pagar sim a nova licença.
    mais uma coisa, ap´s elsys alguem testou em n como se comporta modo cliente, claro..
    Vai bem o Elsys como cliente Alex. Seta na potencia mais baixa e vai ajustando conforme precisar.
    Só não usei puro N, porque não tenho nada na base em N ainda.

  9. #9

    Padrão Re:

    Boa tarde gauchada.

    Ao Carlos: desativando o Airmax não perde o N, pode ficar tranquilo.

    Pergunto: se a ideia é usar na base um rádio MIMO (2x2), de que vai adiantar se os clientes são 1x1? Põe logo um Bullet com Airmax desativado que tá resolvido o problema. Só não faça experiências com 40Mhz de largura de banda porque fica ruim. Com 20Mhz vai tranquilo. Ah, outra coisa, não são todas as versões de firmware que apresentam bons resultados. Convém testar uma por uma e analisar qual oferece melhor desempenho.

    Antenas 5.8 de polarização simples eu só recomendo uma marca: Ideal antenas. Se for 2.4, OIW é show de bola.

    A ideia de instalar duas antenas de polarização simples, iguais, em um mesmo cartão MIMO pode trazer um probleminha bem chato: como o SSID e o MAC serão os mesmos nas duas antenas, o equipamento vai se conectar na antena que melhor lhe agradar, não importando se o sinal estiver baixo ou alto...

    Caso a antena for de polarização simples PORÉM uma vertical e outra horizontal, ai a conversa muda de figura. Se montar no cliente uma Airgrid M2 na vertical, ela vai buscar conectar-se à antena "vertical" da torre, e vai ignorar o sinal emitido pela antena dita "horizontal" da torre. É assim que funciona quando conecta-se uma Airgrid, que é SISO, numa BaseStation, que é MIMO. A grade vai conectar-se na polarização que lhe interessa, e "ignora" o sinal emitido pela outra polarização. Até porque, não tem dois "dipolos" dentro do elemento, um para vertical e outro para horizontal...


    Em tempo: vamos nos encontrar no evento da Elsys dia 26 desse mês, aqui em Santa Maria? Não tenho notado interesse da comunidade gaúcha aqui do Under, o tópico está parado. Vamos prestigiar as iniciativas dos fabricantes. Depois não podemos reclamar que somos esquecidos por eles.

  10. #10

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    opa, vamos levar um leitão para assar hhehehee...
    mas aqui e cidade pequena mesmo, quanto ao bullet como ap, mesmo a linha M que foi bastante melhorada com respeito ao bullet comum, ele tem horas que parese travar e não conecta , e so reiniciar e ele volta, pelo menos com a verção ultima...
    por ese motivo, não vou colocar bullet m aqui...
    mais uma coisa outro dia testei um bullt HP numa omni com um´s 35 clientes online, o bichinho aguentou dois dias e morreu subitamente, e a noite, que desgosto me deu!!!
    so apra constar, tenho uma base no interior de um municipio visinho (por favor não me critiquem, não e exagero nem mentira ok) topografia ajudando, com visada plena, e ao campo aberto conectei a 35km -67 a linha M2 uso sempre em 10 mhz, são otimos, fora as travadinhas...
    para evitar criticas, tambem ja digo que esa base so atende fazendas a mais proxima a 10km e a mais distante 36km ok... e so no máto gente não e na cidáde calma...

  11. #11

    Padrão Re: ponto de acceso mimo 1x1 o que usar??? algum pode ajudar??

    Estaremos lá sim, Jadir.

    Eu só fui mal com bullet. Este tipo de coisa, como instabilidade , paradas, etc tem acontecido.
    Já com Airgrid que o pessoal tem reclamado que para do nada, estão muito bem.