+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Pessoal, estou com uma grande dúvida aqui.

    Qual o melhor AP 2,4 para utilizar na torre ?

    a) RB Mikrotik + r52h + antena setorial ?

    b) Rocket 2,4 + antena setorial ?

    c) Nanostation 2 ?


    Nas 3 opcoes estarei autenticando os clientes em uma rb750.

    Quantos clientes consigo colocar em cada opção ?

    Referente a opção C - Nanostation, temos um resultado interessante ou é só dor de cabeça ?

  2. #2

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Rocket 2,4 + antena setorial com certeza amigo, nanostation particularmente nao gostei prefiro bullet m2 + setorial, agora quantos clientes vai colocar depende de N fatores mas se usar linha m2 tambem nos clientes com certeza ja acrecenta muito na qualidade e quantidade mas não espere milagres ..

  3. #3

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Eu particularmente tenho boas experiências com nano2, não tenho do que me queixar, tenho em media 25 a 30 clientes cadastradors onde desse fica de 12 a 15 simultaneos com planos entre 160 a 390k, estou muito satisfeito por enquanto. Não tenho do q me queixar

  4. #4

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Amigos, quantos clientes consigo colocar em cada equipamento, em velocidade de 128k ?

    a) rb + cartão r52h + setorial

    b) Rocket 2,4 + setorial

    c) bullet 2,4 + setorial

    d) nano2

    Quais os pontos fortes e fracos de cada opção acima ?


    Gostaria de saber se com a rb+cartão, tenho algum gerenciamento exclusivo que a linha ubiquiti não oferece,
    referente as conexões dos usuários.....

    Referente a autenticação e limitação de banda, vou utilizar um mikrotik na central, independente do que utilizar na torre.

  5. #5

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Com cartão vc tem um controle melhor dos clientes, visto q muita coisa tem como fazer pelo radius, graficos tb vai ser um problema com ubnt, mais ubnt e muito bom o sinal deles, qualquer escolha vai ser bem feita.

  6. #6

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Oi Netxtreme !

    Obrigado pela contribuição.

    Referente a utilização de nano2, é fria ou funciona ?

    Com nano2, consigo o mesmo numero de clientes que rb+cartao ?

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Seguinte, os transmissores da Ubiquiti são muito melhores que cartões convencionais, mas quando se vai trabalhar com RB é aconselhável que você use uma AP em cada caixa separada, não monte dois cartões na mesma RB, há interferência entre os cartões. Mas uma solução para que você use Mikrotik e tenha a qualidade da Ubiquiti é usar os paineis setoriais da Ubiquiti em 2.4 Ghz com os cartões SR71-A (SR71-A | Ubiquiti Networks, Inc.) da ubiquiti, que trabalha no protocolo TDMA, e RB433.
    Desta forma você terá o nível de gerência de um Mikorik com a qualidade de um Ubiquiti.

  8. #8

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Eu gostei, porém deve-se levar em consideração que ele possui um hardware inferior e com ctz não irá aguentar a mesma qtde de clientes q os cartoes+rb. Faça um dimensionamento ai pra ver, pra mim atendeu bem pq tenho poucos clientes por nano, senti uma melhora consideravel em questão de interferência, senti q os nanos tem melhor desempenho, outro ponto positivo que achei foi a questão de utilização de cabos e conectores, o q no nano vc soluciona com uso de cabo utp. Mais cuidado com o uso pra muitos clientes, se for esse o caso sugiro q use outro equipamento.

  9. #9

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Vc sabe o limite de cliente em um nano2 e um limite em uma rb+cartão?

  10. #10

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Kra isso fica dificil de medir, eu não faço medição não pela qtde de clientes e sim pela qtde de banda passante, visto que em B se der 5mb ja esta de bom tamanho, vc pode ter uma breve noção o qto vc poderá colocar de clientes em seu cartão.

  11. #11

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Considerando uma banda de 5MB e planos de 100k, suportaria 50 clientes simultâneos, seria isso ?

    Se sim, 50 clientes simultâneos seria em um cartão certo ? Agora em um nano2, qual seria o número maximo que ele aguentaria ?

  12. #12

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    35 ja estava de bom tamanho

  13. #13

    Lightbulb Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Bullet 2hp com painel hyperlink 14 dbi em banda B o sinal e muito bom vai muito longe trafego dependendo da poluição 5 a 8 megas media de clientes simultaneos que o hardware dele trabalha legal 25 a 30 clientes isso com criptografia WPA... tenho minha rede toda com bullet como AP tanto em 2.4 qnto em 5.8.. mas meus clientes estão quase todos com UBNT tambem... NanoLoco, Bullet2 100mW com grade 17 19 e 25dbi da proeletronic em 5.8 NanoLoco ou Arigrid M5... Rede muito estavel e facil manutenção apesar de nenhum ter dado problema ja estão rodando faz 1 ano ja...

  14. #14

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Legal !

    Vocês já viram a solução da Computech, onde tem uma antena setorial e um mikrotik dentro ?

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave SuperPOP 2.4 GHz - R52H -

  15. #15

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Pelo vlr, vou de nano2 mesmo.

    Se sua idéia e custo, não tem nd mais em conta e com qualidade do q nano2 agora se tem os money pra gastar e uma boa combinação.

  16. #16

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Você pode usar o nano M2 sem o airmax a antena dele e 16 dbi e o hardware dele e bem melhor so o minimo pra vc cobrir os 360º e 4 nano...

  17. #17

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    alguem aqui já usou o nanom2 e tem dados práticos do resultado em relação a utilização
    de uma rb+cartao+setorial ?

  18. #18

    Thumbs up Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Isso é muito particular:
    Escolheria:
    a) RB Mikrotik + r52h + antena setorial.

  19. #19

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Estou testando em um pop 4 nano M2 com airmax ja esta no ar faz um mes tem 15 usuarios conectados neles ta show de bola desempenho muito bom não fiz testes de banda ainda mas assim que fizer coloco aki nos clientes todos estão com nanoloco M2...

  20. #20

    Padrão Re: Qual melhor AP 2,4 torre - Custo X beneficio ?

    Olha de todos os equipamentos da ubnt que usei unico que nao aprovei foi nanoloco m2, serio muito fraquinho de sinal.

    Tenho aqui na rede
    rocket m5 + basestation 17dbi
    bullet2 hp + omni hyper link

    Cliente instalei alguns nanobridge puta antena do caralho

    Em 2.4 estou testando o tplink cpe muita boa tbm e hj instalei um nanostation2 como AP até agora 4 clientes e tranquilo achei melhor que bullet+omni.

    Info o M2 é ruim pois nao deixa setar apenas em B