+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Olá Pessoal,

    Tenho 1 prédio com com 2 NanoStation M2 configurados como bridge, apenas para alguns notebooks navegarem na internet.
    A carga média de clientes em cada AP fica em torno de 60 conexões.
    Hoje eles estão configurados com o mesmo nome de rede wireless e um no canal 1 e outro no canal 13.
    A um tempo atrás quando eu tinha menos clientes eles funcionavam muito bem, de uns tempos pra cá que os clientes aumentaram tenho visto que as conexões do notebooks não fica estáveis, tipo, no momento da conexão fica em 54 Mbps depois fica a coisa de 2 Mbps.

    Parece que eles não estão aguentando o tranco, tudo bem, posso melhor dividir isso, colocando mais AP's, a pergunta é, é melhor eu configurar sempre assim, distanciando 2 ou 3 canais de cada configuração ou configuro 2 como repetidores de 1 ap ?

    Em outro prédio tenho a mesma situação, porém com o NanoStation2.

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Na minha opinião vc não deve colocar nomes de redes (ssid) iguais, e deve distanciar bem os canais de cada ap.
    conecte cada usuario no ap que der sinal mais forte.
    vai em cada cliente e configure os computadores p/ conectar apenas no ap com sinal mais forte (tire a outra rede (fraca) da lista de conexões automaticas).
    faz um teste e relate o resultado.

    Ouvi dizer que vc deve trabalhar com os aps com o memso ssid só se vc clonar os macs dos aps e deixar apenas um mac.
    t+

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Coloca base station com rocket amigo, mas assim o 2.4 e limitado em banda, e nano estation nao acho enteressante usar com base para conexao e mais 60 clientes por ap, conserteza eles estao a arriando as pernas como se diz.

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    nao tem problema colocar no mesmo ssid, o cliente pega o sinal do mais forte, e o proprio radio desconecta alguns clientes quando esta sobre caregado, agora vamos a sua duvida, o canal tem largura de banda de 20 mhz, isso que dizer que quando vc esta no canal 1(2412 ghz) vc ocupa o canal 1 (2412 ghz) o canal 2 (2417 ghz) o canal 3 (2422 ghz) o canal 4 (2427 ghz) e o canal 5 (2432 ghz) o canal 6 ta livre, e com ele acontece a mesma coisa, vc ocupa ate o canal 10,

    entao a melhor solucao e colocar os canais 1, 6 e 11.

    agora depende de muitas outras coisas pra falar realmente se ta sobrecarregado ou nao, pode ser so alguns clientes ruins atrapalhando o todo, teoricamente o padrao n deveria resolver algumas coisas que vc teria que configurar na mao, entao por isso os radios da ubiquiti nao te dao muitas configuraçoes, ai cai no problema dos clientes, eles estao usando o padrao N??? porque o padrao G nao e muito eficiente pra muitos clientes em situaçoes muito diferentes!! agora com o nanostaion2 seta so pra modo B e marca a velocidade so pra 11megas isso deve melhorar.

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Certo povo! tenho várias tentativas então..

    bhyll: pra mim essa separação se torna inviável.. a princípio não queria ter que ter um cadastro de mac's.. e os clientes são muitos.. não posso sair configurando por notebook..

    demattos: solução seria colocar então 1 rocket com uma antena ommni de uns 9 db's será?

    UlissesCampos: posso colocar então 1 , 7 e 13 ? l lance do B/G/N não tenho como normatizar.. uma solução seria então colocar tudo como B.

    Brigadao galera por eqto.. agora a tarde então vou colocar mais um ap em cada prédio e manter a configuração assim.. não vou colocar como repetidor por eqto pq ninguem falou nada..
    e no predio do nanostation2 coloco como B..

    caso não ajude muito coloco em um prédio 4 ap's e outro 2.. caso não resolva.. vou orçar o rocket então

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    olha o rocket tem a mesma configuraçao de hardware que a nano, acho que o rocket nao vai te ajudar, anaoser que seu problema seja de antenas...

    sobre colocar tudo como B, ajuda muito mais so da pra fazer isso no nanostation2 no nanostation m2 nao tem como fazer, ai vc deixa como b/g/n mixed, quem for cliente padrao n vai funcionar muito melhor...

    o padrao g realmente nao e bom pra muitas conexcao principalmente quando elas sao diferentes, em algum quesito,(distancia, equipamento cliente)

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Faça pessoal ! realmente o problema é os ap's que não estão aguentando o tranco.. coloquei um ap linksys agora a noite.. separado com senha e tal.. a conexão ficou uma maravilha.. enquanto na outra rede fica oscilando muito.

    Tenho duas soluções.. ou compro mais alguns Nanostation uns 6 imagino ou vou atrás de outra coisa mais forte.

    Vocês tem alguma recomendação de equipamento ?

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    olha eu to tentando colocar umas nano aqui na minha rede e nao estao gostando, quando eu coloco nanostation com nanostation funciona muito bem, mais com outras coisas nao funciona tao bem assim, te recomendo mikrotik se vc vai por tres antenas, fica praticamente o mesmo preço das 3 nanos, e vc tem mais controle e mais visao do que esta acontecendo na rede... se precisar de alguma dica nas configuraçoes me procura...

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    para cobrir um predio com uma rede mesh não seria melhor usar os unifi? com eles tu pode espandir a rede como quiser dentro do predio, é só ir colocando mais unifis e adicionando a rede.

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    UlissesCampos: Valeu Ulisses! mais como já tenho os equipamentos.. por eqto vou tentar trabalhar com eles...

    iverton: Cara.. não conhecia esse UniFi.. fiquei sabendo dele semana passada por uma discussão lá no forum da Ubiquiti também.. muito interessante ele.. acho que resolve o meu problema sim.. coloco um por sala.. aí tranquilo pq o sinal fica só na sala praticamente né? vc já utilizou um dele ?

    Outra teste que pensei em fazer era tentar usar um Nano para cada duas salas.. trabalhando no sinal e deixando menos.. será q funca?

  11. #11

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Bom dia; pesquisando sobre minha dúvida encontrei esse topico dai resolvi me registrar pra tentar esclarecer o que preciso; portanto sou novo por aqui.

    Montei uma Torre com 6 Nanostations M2 para abranger os 360º, a distancia lateral entre elas é de 50 cm e a 3 delas estão mais em cima e as outras 3 a uns 40 cm abaixo de forma intercalada. para melhor esplicação vou citar como exemplo: a uma altura de 15Mt tenho a nano 1. a uma distancia lateral de 50cm e a 40 cm abaixo dos 15MT tenho a nano 2. a Nano 3 esta nos mesmos 15MT da nano 1 porem a 50cm da nano 2 e assim por diante.

    Bom, minha duvidas são as seguintes: 1º O ssid é melhor que seja diferente para todas ou que seja o mesmo? 2º Os canais, como faço a melhor configuração dos canais? já vi pela resposta do Ulissescampos que um canal vai invadir os outros pela largura da banda (isso eu não sabia) mas e agora o que eu faço pra que consiga um melhor desimpenho com essa configuração que apresentei?

  12. #12

    Padrão Re: NanoStation M2 e NanoStation2 com muitas conexões, qual melhor configuração?

    Bom dia; pesquisando sobre minha dúvida encontrei esse topico dai resolvi me registrar pra tentar esclarecer o que preciso; portanto sou novo por aqui.

    Montei uma Torre com 6 Nanostations M2 para abranger os 360º, a distancia lateral entre elas é de 50 cm e a 3 delas estão mais em cima e as outras 3 a uns 40 cm abaixo de forma intercalada. para melhor esplicação vou citar como exemplo: a uma altura de 15Mt tenho a nano 1. a uma distancia lateral de 50cm e a 40 cm abaixo dos 15MT tenho a nano 2. a Nano 3 esta nos mesmos 15MT da nano 1 porem a 50cm da nano 2 e assim por diante.

    Bom, minha duvidas são as seguintes: 1º O ssid é melhor que seja diferente para todas ou que seja o mesmo? 2º Os canais, como faço a melhor configuração dos canais? já vi pela resposta do Ulissescampos que um canal vai invadir os outros pela largura da banda (isso eu não sabia) mas e agora o que eu faço pra que consiga um melhor desimpenho com essa configuração que apresentei?