+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking [INICIANDO] CentOs

    Boa noite a todos!
    Eu me considero iniciante em Linux, tenho uns 7~8 meses de experiencia em Linux, mais especificamente em Debian.
    Porém eu quero abrir o leque, ter outras opções (distros), pois pretendo trabalhar nessa área... Vejo que o mercado oferece muitas oportunidades, porém grande parte destas são voltadas para Red Hat.

    Ai vem algumas perguntas:
    - CentOs é uma boa ?
    - Existe algum documento igual ao guia foca, mas voltado para o Red Hat, Fedora, CentOs?
    - Hoje eu instalei em MV, gostei... Percebi algumas diferenças em relação a configuração (rede, repositorio, hostname), mas em relação a serviços (Postfix, Samba, Squid, Bind...) existe essa diferença na configuração?

    Agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: [INICIANDO] CentOs

    as configuracoes dos servicos sao basicamente as mesmas
    o que pode mudar é comandos e diretorio

    Centos e Fedora é basicamente o mesmo
    Fedora tem uma atualizacao mais frequente

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: [INICIANDO] CentOs

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    as configuracoes dos servicos sao basicamente as mesmas
    o que pode mudar é comandos e diretorio

    Centos e Fedora é basicamente o mesmo
    Fedora tem uma atualizacao mais frequente
    Digo a mesma coisa, uso centOS e concordo com o amigo, em questao de optar por CentOS e o fato de ser RadHAt e para empresas q usam banco Oracle e compativel com as exigencias do banco.

  4. #4
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Re: [INICIANDO] CentOs

    Na verdade CentOS é básicamente o RHEL com nome e logo diferente, pois o resto é a mesma coisa, trabalho com o CentOS a mais ou menos 4 anos e acho muito simples de configurar.
    Já mexi com ubuntu e um pouco com o Debian, a diferença que vi pelo menos em relação ao ubuntu é a centralização dos arquivos de configuração, por exemplo já tentei configurar o exim no ubuntu e são varios arquivo o apache também.
    O resto que mudar é comando e caminho dos arquivo.

  5. #5

    Thumbs up Re: [INICIANDO] CentOs

    Citação Postado originalmente por thiagoacsp Ver Post
    Na verdade CentOS é básicamente o RHEL com nome e logo diferente, pois o resto é a mesma coisa, trabalho com o CentOS a mais ou menos 4 anos e acho muito simples de configurar.
    Já mexi com ubuntu e um pouco com o Debian, a diferença que vi pelo menos em relação ao ubuntu é a centralização dos arquivos de configuração, por exemplo já tentei configurar o exim no ubuntu e são varios arquivo o apache também.
    O resto que mudar é comando e caminho dos arquivo.
    Valew pessoal! Nem lembrava mais deste tópico, revivendo ele! hahaha

    Mas hoje já trabalho com alguns serviços em algumas empresas! É bem fácil encontrar how-to no próprio site, conceito é o mesmo de debian like o que muda mesmo são particularidades do sistema, como já citado acima.