+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Atualização da versão do mikrotik

    Oi a todos do fórum! meu servidor mikrotik tem a versão 5.5 e minha rb433 tem a versão 4.14! gostaria de saber se tem necessidade de fazer atualização para que os dois fiquem com a mesma versão? Agradeço a todos que poderem me ajudar com essa informação.

  2. #2

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Laysantos, segue o link das alterações realizadas! Na versão 5.7 um dos itens melhorados foi o aumento de performance de até 30% no forwarding ipv4 (para todas as placas).
    Inclusive vou aproveitar e estarei atualizando...

  3. #3

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    amigo! gostaria de sabem se tem necessidade do server está com a mesma versão da rb433? acabei de atualizar a rb para versão 5.7 mais o server não fiz atualização preciso fazer?

  4. #4

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Não é necessário que os dois possuam a mesma versão, porém não vejo porque não atualizar! Mas se tratando de servidor eu deixaria quieto, a não ser que esteja tendo problemas com ele!

  5. #5

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    eu tenho medo de atualizar que ainda uso 3.30 em server com mais 400 clientes que foi a melhor me adaptei,..,,.qual seria os beneficios de eu mudar para as mais novas ?? so uso ip arp,queue,pagina de aviso de conta atrasada

  6. #6

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    vie190,

    Acredito que use um PC com routeros, sendo assim aconselho a trocar por uma routerboard 1200 "licenciada".

  7. #7

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Se pirata não atualize e regularize-se, não é caro a licença e ficar parado na 3.30 é pedir para conviver com os problemas que ela tinha e abrir mão das melhorias das novas versões.

    Eu sempre atualizo a versão e deixo toda a rede com a mesma versão por opção de padronização; faça um backup, exporte script geral, depois atualize.

    Se der pau em posse de um bom backup retornar como estava é mole mole...

    O mais importante do que ter as versões atualizadas é ter a rede documentada

  8. #8

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Oi pessoal, não sei se aqui seria o lugar para perguntar, porém já que estão falalando da versão 5.7.
    aconteceu algo extranho. tenho varios ptp e pontos de acessos. só que fui começar a atualizar eles para versão 5.7 e
    minha rede começou a cair , fiz em um ponto a ponto de 5 km esta configurado com 40 Mhz e tá passando 72.0Mbps/72.0Mbps (versão 4.17) no final desse enlace faço ptp para mais 4 pares de ptp e 6 pontos de acessos todos mk e perfeitamente funcionando com a versão 4.17 mais quando fui atualizar o ptp principal pronto começou a dar erro na rede inteira, com muito sacrificio consegui retornar para a versão 4.17 e voltou a funcionar normal. .
    depois resolvi fazer o teste com outro ponto a ponto. esse mais perto passa 108Mbps/108Mbps. atualizei e pronto rede parou.. fiz o downgrade e pronto redondo até agora.. mais eu não satisfeito fiz um teste em outro ptp ( TEIMOSO MAIS FAZER O QUE?)
    fiz a atualização e resultado 33 radios parado incluindo ponto de acesso que raiva... tive que retirar esse enlace da minha rede e fazer espetado direto no note.. para retornar para v4.17.. tenho no total uns 215 radios que estão funcionando belezinha, entre Canopys, BH, Rb's OFdm Motorola.. o que será que acontece? se alguem puder me ajudar agradeço e estou a dispozição para qualquer ajuda.. Grande abraço pessoal.

  9. #9

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Sempre procure ver o changelog das atualizações, verificar se as modificações tem a ver com as dificuldades que você tinha antes. Eu sempre faço quando resolve alguma coisa, ou quando quero ficar mais moderninho...ehehe

  10. #10

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Neste link a seguir voce verá da versão 4 ate a mais nova o que mudou http://www.mikrotik.com/download/CHANGELOG_5

    Aqui esta as correções na versão 4 http://www.mikrotik.com/download/CHANGELOG_4
    de problemas encontrados em versoes como 3.30

    eu penso o seuginte, se voce analisar o que mudou, o que melhorou e estas melhorias e correções não mudam em nada em sua rede, deixe como esta. Mas se voce ver um topico que melhorou e ou houve correções de possiveis falhas ate de segurança atualize ja.

    senão voce usaria ate hoje o Conectiva Linux Guarani, foi a primeira versão que usei e tudo rodava legal, mas evoluir é obrigatorio

  11. #11

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    improved ipv4 forwarding performance on all boards with simple configuration by up to 30%

    Olha um unico item que me chamou a atenção na atualização que saiu versão 5.7


    desempenho de encaminhamento ipv4 melhorou em todas as placas com configuração simples
    em até 30%

  12. #12

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    a performance com a versão 4.17 que eu uso esta ótima.. o que esta medeixando louco é o porque da versão 5.7 travar minha rede.. .. bom vamos esperar acho que vai aparecer alguem mais com um erro desses.. vou deixar minha rede como está .. só os Ap's estão com a versão 5.7 os wds deixei em 4.17..Grade abraço e valew..

  13. #13

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    Citação Postado originalmente por valdirfrei Ver Post
    Oi pessoal, não sei se aqui seria o lugar para perguntar, porém já que estão falalando da versão 5.7.
    aconteceu algo extranho. tenho varios ptp e pontos de acessos. só que fui começar a atualizar eles para versão 5.7 e
    minha rede começou a cair , fiz em um ponto a ponto de 5 km esta configurado com 40 Mhz e tá passando 72.0Mbps/72.0Mbps (versão 4.17) no final desse enlace faço ptp para mais 4 pares de ptp e 6 pontos de acessos todos mk e perfeitamente funcionando com a versão 4.17 mais quando fui atualizar o ptp principal pronto começou a dar erro na rede inteira, com muito sacrificio consegui retornar para a versão 4.17 e voltou a funcionar normal. .
    depois resolvi fazer o teste com outro ponto a ponto. esse mais perto passa 108Mbps/108Mbps. atualizei e pronto rede parou.. fiz o downgrade e pronto redondo até agora.. mais eu não satisfeito fiz um teste em outro ptp ( TEIMOSO MAIS FAZER O QUE?)
    fiz a atualização e resultado 33 radios parado incluindo ponto de acesso que raiva... tive que retirar esse enlace da minha rede e fazer espetado direto no note.. para retornar para v4.17.. tenho no total uns 215 radios que estão funcionando belezinha, entre Canopys, BH, Rb's OFdm Motorola.. o que será que acontece? se alguem puder me ajudar agradeço e estou a dispozição para qualquer ajuda.. Grande abraço pessoal.
    Comigo não foi diferente, mas consegui deixar a versão 5.0. O que fiz foi resetar as configurações dos cartões e configurar do zero, daí voltou ao normal e ainda consegui um ótima performance nos enlaces, único probleminha é que das 8 RB´s que atualizei 2 estão travando as ether´s só rebootando pra voltar. Esse problema ainda estou a procura de uma solução.

  14. #14

    Padrão Re: Atualização da versão do mikrotik

    no meu caso a diferença na 4.7 para 5.7 que notei em ptp,são as configuação do cartão para enlace em mimo com cartão r52 hn que na 5.7 abre opção protocolo nv2 ,ht e outras necessaria para que o trafico chegue 200 mb em udp,,.,.ja atualizei varias em 5.7 ,mais todas com r52 hn ,,em ptp e em painel  com antena normal esta todas com 3.30 ou 4.17 e nesta não vejo pq de mudar,,veja um exeplo abaixoAnexo 0