+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool rede cabeada

    Gente estou em duvidas queria um projeto para criar meu provedor via cabo
    pensei assim cabo ftp cat5e blindado uso externo
    uma rb800 para rotear
    e nos poste roteador 3com gigabit switch 8
    vou colocar adptadores poe nos switch gigabit assim diminuindo a parcela do cliente ou passar um cabo
    de força junto com o cabo ftp sustentados por um cabo de aço
    nos postes caixa ermetica.
    pessoal o que eu posso melhorar? quero oferecer planos de 10mb por isso
    optei pela rede gigabit.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rede cabeada

    e e possivel uma rede cabeada externa ...acho que não ,com cabos utp ....

  3. #3

    Padrão Re: rede cabeada

    o que seria melhor então utp não ftp.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rede cabeada

    não amigo e que uma rede cabeada externa com cabeamento utp cat5 e e muito dificil de ser feita ,não conheço ninguem que tenha uma rede deste tipo

  5. #5

    Padrão Re: rede cabeada

    então é melhor executar meu projeto wireless.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rede cabeada

    bom se eu pudesse escolher eu faria uma malha toda de fibra otica ,se a sua empresa pode bancar isto va fazer um curso de fibra ate a casa do assinante e seja feliz

  7. #7
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: rede cabeada

    Boa tarde,

    Qual é mais ou menos a distancia do cliente que se encontra mais longe?
    Aguardo retorno para poder lhe dar mais detalhes e tentar lhe ajduar a tomar a melhor decisão.
    Fico no aguardo

  8. #8

    Padrão Re: rede cabeada

    estão no máximo a 2 km de distancia.

  9. #9
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: rede cabeada

    acompanhando

  10. #10
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: rede cabeada

    Se seu interesse é oferecer 10mbps e fazer o cabeamento, lhe recomendaria fazer o cabeamento em fibra optica, pois vc pode passar cabeamento de até 2km sem precisar de equipamento no meio do caminho amplificando o sinal.
    Cabos utp ou ftp tem seu limite de 100metros, após isso terá que colocar um switch a cada 100metro, e cabo ftp é caro, ai já compensa o cabo em fibra.
    Pois cabo utp para aplicação externa seria o cabo utp Geliado.

    Para uma estrutura em fibra optica, não é fácil como mexer com cabo utp, as ferramentas são caras, máquina de fusão que custa em torno de 20.000,00 talvez menos.
    Conhecimentos de uso do Anel óptico.
    Equipamento para teste de fibra, para manutenção em caso de uma eventualidade de rompimento da fibra ocorrido por terceiros.

    e pagar aluguel por cada poste que passar seu cabeamento, aqui a celg cobra uns R$6,00

  11. #11
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: rede cabeada

    Bom dia Danilospeed,

    Seguinte para a sua distancia a melhor opção se falando em cabeamento seria como o nosso amigo "Danusi" falow usando fibra....Quanto a maquina para fusão da fibra vc jamais precisaria compra-la visto que alguma empresa da sua cidade deve te-la e fazer o serviço.
    A fibra deveria ser utilizada apenas para fazer o enlasse dos 2 km.

    Bom a melhor solução foi dada, no entanto eu optaria por custo beneficio e mais algumas analises do seu caso... Como se trata de uma distancia pequena (2KM) para fazer a ligação entre as empresas eu usaria equipamento wirelles (de qualidade, nada dessas porcarias que vendem por ai) algo como uma RB ou NANO a 5.8 ghz para diminuir a interferencia, e nas empresas usaria cabeamento utp mesmo de qualidade para diminuir o custo, seus equipamentos a maioria deve ser 10/100 logo nao precisa de nada alem de utp desde que não os passe junto a fios de energia, e nao os deixem totalmente expostos.

    Aqui na empresa fasso como descrito acima e te garanto que se tratando de rede nao tenho problmas..

    Qualquer duvida estarei acompanhando o topico

  12. #12

    Padrão Re: rede cabeada

    agradeço pelas informações vcs podem me dizer que tipo de fibra usar e quanto custa 1 metro dela?

  13. #13
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: rede cabeada

    Depende

    Existem vários tipos de cabo de fibra ótica :

    Multimodo, monomodo, autosustentado, com sustentação, sem sustentação, para uso interno, externo, com revestimento anti-roedor, sem revestimento.

    Aqui tem boa referéncia dos tipos de cabo de FO
    http://www.hubersuhner.com.br/co-br/pt/p…

    Veja só o caso desse produto
    http://www.blackbox.com/Catalog/Detail.a…

    o cabo de 1 metro custa 82 dólares, ou seja, 82 dólares por metro.

    já o cabo de 10 metros custa 99,95 ou seja, 9,99 por metro.

    Porque essa diferença tão grande por metro ? por causa do custo do conector.

    O preço do metro vai ficar em torno de 2 dólares, sem conector para um cabo multimodo não blindado. Mas esse preço pode cair até mais, dependendo da quantidade.

    O que isso significa ? Que fibra ótica quanto mais longa mais barata. Só vale a pena para grandes distáncias ou quando só a FO pode resolver.

    Lembre-se que se for colocar fibra optica deve tomar total com o manuseio dela pois a mesma em si ja nao é muito barata, mas a fusão ou emenda no vulgo é bem caro!

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: rede cabeada

    acompanhando...

  15. #15

    Padrão Re: rede cabeada

    é fibra ótica é cara vou fazer sem fio mesmo

  16. #16

    Padrão Re: rede cabeada

    Amigão,tenho um provedor com mais de 6 Km de rede cabeada,com switch da GTS um poste sim e outro não pois a area que esta cabeda tem muito apartamento e casa,e funcionando mais de 3 anos,não tenho fibra nem uma recebo o link por 5.8 e desso por cabo CAT5E UTP não tenho problema nem um,so com pipa e caminhão quando arrebenta,muitos vão critica mais ainda ´passo energia pelos mesmo para alimenta as switch,ante de falarem sou legalizado ok ? e sei que tenho muitos amigos que trabalham a anos com isso e usam do mesmo jeito.

  17. #17

    Padrão Re: rede cabeada

    é verdade cara tem provedor a qui assim tambem.

  18. #18
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: rede cabeada

    Bom.... leio foruns, faço faculdade, cursos e estudo bastante para aprender os melhores praticas, assim como para tirar o maximo de proveito do que atecnologia tem a oferecer. Quando faço um serviço sempre me preocupo em passar aos meus clientes o maximo de estabilidade, segurança agilidade e qualidade... logo não dou dicas para sairem fazendo armengos, nem mesmo pego estes tipos de serviços.
    Se quer fazer uma coisa bem feita siga dicas de naldo, danusio entre outros posts do forum.. Se esta apenas querendo para funcionar e entregar o serviço faça como nosso amigo mauriciorj disse e boa sorte!!!

    Só uma analise simples para voce ter noção do que eu estou lhe dizendo... 2KM=2.000 metros *1,10 do metro do cabo mais vagabundo que vc encontrar = R$2.200,00
    Resultado = Deus te abençoe e alivie as suas dores de cabeça
    2 NanoStation 5.8 ghz Mimo = R$ 400,00 isso se nao encontrar mais barato....

    Leia com atenção tudo que foi dito antes... solicite cotações... e analise custo beneficio, estabilidade, segurança e integridade....
    A LinkTeck te envia estes orçamentos rapidamente e é de confiança os contatos estao no banner ao lado.

    Boa sorte, se precisar de mais alguma ajuda estou a disposição