Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com a Nanostation M2

    Olá,

    Tenho um servidor Mikrotik com o Squid para fazer cache full e o Thundercache para URLs dinâmicas. Para fazer a distribuição uso Omni Aquario 2.4 15dBi e um APRouter WR254 e com os clientes uso a NanoStationLoco2 2.4.

    O meu problema é que mesmo se a Nano ficar visada com a torre (Em média 200, 400m), o sinal fica em média -78dbm e praticamente impossível de navegar. E cache full então, inexistente. Um dos testes que eu fiz, foi conectar direto na torre sem usar a Nano e o cache full funcionou perfeitamente, passando quase 8Mbps.

    Eu acredito que o problema seja mesmo na Nano, na sua configuração.

    Vocês tem alguma dica?

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Concerteza tem alguma coisa errada com essa omni ou rádio,
    com 200metros com visada limpa o Loco2 tem que dar no Minimo -57 de sinal.

    use Bullet2 + Hyperlink que você sentirá diferença.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Será? Não sei.
    Eu consigo conectar na Omni + APRouter com distancia de 100m até 200m através do notebook e sem visada. E eu consigo abrir o hostpot do Mikrotik normal e ainda consigo carregar algumas páginas.

    Mas com a Nano parceiro, é isso que eu disse quase -79dBm e na maioria das vezes, nem o hostpot eu consigo abrir de tão lento.

  4. #4
    Avatar de chatokorn
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
    Posts
    73

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Omni+Marca Aquario= Dinheiro jogado fora.

    Sai dessa irmão eu fiquei apenas 6 meses com omni. é a pior coisa q existe. vai de painel setorial. estou enviando com apenas um à 1.358 km com 92%. e atras dele tem um com 598mt com 86%.

    Omni não presta não.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Logo eu vou mudar para painel setorial, mas por enquanto, tenho que ficar realmente com a Omni.

    Com as inumeras opções para configuração da Nano, acredito que o problema esteja com ela.

    Se tiverem dicas.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    experiencia propria troca so o radio coloca um bullet 2 100mW vc vai ver a diferença na hora.. e no nano usa ele a no maximo 80mW e atualiza ele para versão 3.6.1 que fica show.. qnto a omni ela presta sim desde que bem instalada e se tua região não e muito poluida como a minha aki cidade de interior... Uma Pergunta como esta a configuração do Ap Router que potencia ta usando nele? tamanho do pigtail? esses nanoloco e o 2 ou M2?

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    amigo, tira esta omini e usa painel

  8. #8

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Veja a quantos dbm está teu nanoloco... Tenho um nanoloco2 a 1km sinal -68 passa 4mb

  9. #9

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    experiencia propria troca so o radio coloca um bullet 2 100mW vc vai ver a diferença na hora.. e no nano usa ele a no maximo 80mW e atualiza ele para versão 3.6.1 que fica show.. qnto a omni ela presta sim desde que bem instalada e se tua região não e muito poluida como a minha aki cidade de interior... Uma Pergunta como esta a configuração do Ap Router que potencia ta usando nele? tamanho do pigtail? esses nanoloco e o 2 ou M2?
    E aí, Infoservwireless,
    Não tinha pensando em atualizar a Nano ainda. Vou fazer o teste. O AP Router tá em modo bridge com 400mw. O pigtail é de 40cm. E eu uso a NanoLoco2.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    E muita potencia pode baixar ele para 150mW mesmo prq chipset RTL não da mais que isso real acima disto e so ruido...

  11. #11

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    E muita potencia pode baixar ele para 150mW mesmo prq chipset RTL não da mais que isso real acima disto e so ruido...
    Vou diminuir a potencia para fazer o teste. Consigo ter +/- -50dBm com 200m usando a NanoStation2 Loco?

  12. #12

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    -50 ta otimo teu sinal... mude teu aprouter para 150 e teu nano para 16...

  13. #13

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Na verdade eu consigo -78dbm.
    Vou mudar a potencia, que na verdade tava 63mW e deixar a Nano trabalhando com a potencia de 16dbm. É isso?

  14. #14

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Amigo teu aprotuer com certeza nao tem 400mW no maximo deve ter 150... deixe entre 63 e 150 e no nanoloco deixe em 16 18 que vc vai ter o sinal real... Pois se deixar muito alto ou muito baixo um ou outro nao vai dar para descobrir o real problema,... (com 16 no nanoloco2 consigo 800m e passa MB)

  15. #15

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Valeu pela dica, peritinaicos.
    Mudei a potencia do AP para 150mW. Vou mudar a potencia da Nano, já que eu tava usando 20dBm (Máximo suportado). Talvez esse seja um dos problemas pela lentidão?

  16. #16

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Todo equipamento usado em potencia maximo esquenta ainda mais se houer trafego...

  17. #17

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    potencia alta nunca foi e nunca sera sinal de qualidade...

  18. #18

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    todo mundo falou mas... ja viu as polaridades?? possivelmente sao incompatíveis.

  19. #19

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Bem lembrado sostenes... esqueci nas dicas deste detalhe.... Waleuuuuu

  20. #20

    Padrão Re: Problema com a Nanostation M2

    Citação Postado originalmente por WRInfo Ver Post
    E aí, Infoservwireless,
    Não tinha pensando em atualizar a Nano ainda. Vou fazer o teste. O AP Router tá em modo bridge com 400mw. O pigtail é de 40cm. E eu uso a NanoLoco2.
    Colegas, sou eu que estou vendo o mundo de cabeça pra baixo ou o mundo tá ficando mesmo louco???
    kra, eu aqui na minha cidade NUNCA passei dos 100mW nas torres...Pra quê tanta agressividade na potencia???? Não adianta vc gritar tanto que vc mesmo não consegue escutar o teu cliente...
    Acho que falta curso, treinamento, alguma coisa do tipo pra galera...