Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Material para atender um cliente a 1,5km

    preciso fazer um enlace de 1,5 kilometro com visada o que é melhor?

    Grid station 2.4 20 dbi cpe 2420 ou bullet 2.4 wr2000g com antena de 24 dbi

    obg

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    preciso fazer um enlace de 1,5 kilometro com visada o que é melhor?

    Grid station 2.4 20 dbi cpe 2420 ou bullet 2.4 wr2000g com antena de 24 dbi

    obg

    um par de SXT.

    passará muita banda nisso ai, precisar de ajuda so falar

  3. #3

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    não é pra passar muita coisa não uns 512k

  4. #4

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    pode usar também um par de nanobridge m5 22dbi

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    não é pra passar muita coisa não uns 512k

    sxt cara, passa lindo e é barato

  6. #6

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    minha rede é 2.4

  7. #7

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    minha rede é 2.4

  8. #8

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    amigo mesmo sua rede sendo 2,4, vc pretende fazer um enlace dedicado ou só mais uma conexão AP-Cliente?

    pois se for um enlace faça em 5.8 e coloque um ap 2.4 no ponto da repetidora.

    entedeu? o par de antenas vai fazer uma conexão dedicada para o segundo ponto, após isso vc coloca um ap 2.4 para distribuir a partir de lá

  9. #9

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    desculpe o deslize pois no tópico coloquei enlace mas na verdade é só que lá tenho um cliente.
    dependendo dos equipamentos usados para atender esse cliente com 400k ou 500k nao passa disso terá mas clientes ai vou der que fazer em 5.8

  10. #10

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    qual antena usa no pop?

  11. #11

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    setorial de 15 dbi com bullet.

  12. #12

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    Bom, eu uso basesation 90º.
    Nos clientes mais longe eu sempre tento com airgrid ou nanostation m2.
    A loco só vai bem até uns 600 mts.
    Voce pode tentar com uma grade de 25dbi e bullet que fica bom.

  13. #13

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    Ok obrigado a todos vou tentar com bullet que fica menos caro pra mim...

  14. #14

    Padrão Re: enlace 1,5 kilometros

    Primeiramente gostaria deixar claro para os iniciantes, que uma boa descrição do cenário, o máximo de informações ajuda e muito na correta orientação de equipamentos, o que fazer, por que usar, e como fazer, quando não si tem uma boa descrição, ocorre o achismo a ciência mais exata que existe, cada um dando suas opiniões empíricas, outros defendendo uma plataforma, e muitos na verdade nem sabem ao certo que estão falando.

    O nosso amigo @Acronimo tem razão na escolha de sxt, muita banda, e equipamento excelente, e para passar 400K tem equipamento demais, mas vale apena deixar claro, que mesmo que o custo inicial seja um pouco elevado, na aquisição de equipamentos de qualidade, realizando uma estrutura mais robusta, como esta sendo proposta, com o passar do tempo, pode ser que a sua estrutura cresça, pra isto você tem que pensar em escalabilidade, ou seja hoje você esta só com este cliente de 400k, amanha você pode esta com 20 de 3Mb, logo terá que mudar a infra.

    No caso de Peer to Peer ( Ponto a Ponto) sempre é recomendando si realizar um serviço mais robusto, preferencialmente 5.8Gz, para um ponto a ponto você pode usar sim STX 5.8Ghz, NanoBridge 5.8Ghz. Tanto Ubiquiti quanto Mikrotik são plataformas excelentes.

    Agora, caso tenha certeza que sempre irá atender somente este cliente, não terá crescimento, no caso não será Ponto a Ponto, mas sim Ponto Multi Ponto, na qual todos os clientes estram conetados diretamente ao seu AP, como você deixou claro, que usa 2.4Ghz logo deverá optar por manter esta rede com esta frequência, para atender somente um cliente, ai você pode escolher stx, mas como @wells.sp falou, que nano loco dele não conecta mais do que 600 metros, isto não é por causa do nano loco, é configuração errada mesmo, convido a todos que tiverem interesse em ver, nano loco em minha rede com distancia superior 3Km ou seja, bem além do que muita gente anda falando.

    Fica a dica si for somente um cliente use nano loco, ou stx.

    Caso seja Ponto a Ponto use 5.8Ghz.


    ...................................................
    Aproveitando e pra quem quer estudar computação veja os videos ai abaixo, não é de rede sobre arquitetura de computadores.


















  15. #15

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    gostei amigo

  16. #16

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    humildade a parte né

    deixa eu te perguntar, qual antena e rádio usa no seu pop?
    essa nano loco que está conectada a 3kms sem problemas é 2.4?
    Antes de me culpar por usar configurações erradas, poderia me indicar as certas?
    Posta ai pra gente um print das configurações e das informações desse link que fez com essa loco, pois estou curioso pra saber o que fez, assim posso me adequar aqui no meu provedor.
    abraço!

  17. #17
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    humildade a parte né

    deixa eu te perguntar, qual antena e rádio usa no seu pop?
    essa nano loco que está conectada a 3kms sem problemas é 2.4?
    Antes de me culpar por usar configurações erradas, poderia me indicar as certas?
    Posta ai pra gente um print das configurações e das informações desse link que fez com essa loco, pois estou curioso pra saber o que fez, assim posso me adequar aqui no meu provedor.
    abraço!

    Segue um print da SXT redondinha, vcs pedem ajuda, quando falamos o produto que podem usar, acham caro, e vem com produtos baratos, ou que não prestam,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	80,5 KB
ID:      	45607

  18. #18

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Segue um print da SXT redondinha, vcs pedem ajuda, quando falamos o produto que podem usar, acham caro, e vem com produtos baratos, ou que não prestam,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	80,5 KB
ID:      	45607

    seria bom mas infelizmente aqui onde moro na região não vendem esse equipamento fica dificil pra mim

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    seria bom mas infelizmente aqui onde moro na região não vendem esse equipamento fica dificil pra mim

    eu so compro em SP, Campinas, aqui tb não vende, nada

  20. #20

    Padrão Re: Material para atender um cliente a 1,5km

    O forum esta cheio de material @wells.sp, que mostra a correta configuração das antenas, e como elas devem si comportar em cada cenário. em hipotipose alguma um radio como nano loco, foi concebido para si conectar somente a uma distancia de 600 Mt, estudar um pouco eletro magnatismo ninguém quer, passar horas lendo livros de propagação de ondas, muito menos, estudar sistemas de multiplexação, da até medo.

    (Observação, caso suas antenas sejam das primeiras Ubiquiti lançadas em solo Tupiniquim, linha legace, o nosso Guru @zéalves da dicas fundamentais) veja http://www.granlabor.com/zealves.html


    Alinhamento de antenas ubiquiti, canal, faz toda a diferença.

    Eu sou xiita, e defendo que si subir um POP com uma marcar, o ideal será utilizar esta marca nos clientes para comunicar com este POP, nada de Misturar equipamentos dentro de POP. Muita gente coloca uma omini um bullet e coloca as nano, e acha por que vai comunicar, o sinal ao sair pela omini fabricante X é muito diferente, ai não consegui conectar, culpa o radio.

    Sem contar os poluidores do espectro que coloca o sinal do radio em zeta milliwatts, e acha que estão sendo mais eficientes.

    Meus mestres neste mundo wireless foram

    @zealves, agradeço ao Forum, a Faculdade, o Youtube, ao @
    Acronimo me passou dicas valiosos no passado, ( algumas discussões) mas faz parte, e não sendo ingrato, aos muitos companheiros aqui no fórum, me ensinaram e muito, mas sempre tive a humildade de perguntar, e postar as imagens dos meus erros. Virar madrugadas resolvendo problemas, e tendo novas duvidas é rotina em nosso meio.

    Para não poluir este post dou por encerrada desde já qualquer discussão sobre o que acabei de escrever. Caso o amigo tenha as duvidas, cria um post, que tenho todo o prazer de ti ajudar.