Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigo,

    No desenho criado pelo link calculator, veja nos 10 e 22 km. Está quase bloqueando a primeira zona de fresnel. E isso é somente a altitude ortométrica em relação ao mar--pode haver árvores e outras coisas atrapalhando o link.

    Caso haja coisas atrapalhando essas zonas, vai ser necessário levantar as antenas. Tente levantar a antena do cliente mais 10-20 metros? Seria possível?

    Abraços,
    Jamie

  2. #22
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por brfrank Ver Post
    boa tarde galera

    estou com o mesmo problema tenho dois enlaces um de 4,8 km e um de 9 km todos os dois com um par de rocket dish de 30db instalado com o nivel ajustado
    tx power em 10db
    sinal - 58
    air max qualit 100% e air max capacit 100%
    ccq 99% a 100%
    nao consigo passar mais de 33megano teste da ubiquit
    já testei canal por canal e tive pouca melhora
    nao sei mais o que fazer já estou quase tirando as antenas e substituindo por xr5 com antena hyperlink
    por favor me ajudem a resolver
    Amigo, antena está alinhada e no prumo? acredito que não.
    Faz um teste: baixa a potência nos dois rádios pra 21dbm, seta MCS12 e ve se melhora.
    Rocket M5 + Rocket Dish fazem muito mais que 9km (tenho enlaces configurados com 65km sinal -55 e ccq 100%;.
    Podes ter uma mega interferência na área? explique melhor a condição de inks na sua região.
    Um scan das frequencias nos dois lados te dará a realidade sobre a poluição de RF . faça isso e escolha um canal livre.
    Algum problema grave tens ae nestes equipamentos, ou fonte POE longe demais do equipamentos ou problemas de interferência forte.
    Usa cabos blindados???
    Chegou a fazer o teste de "bancada" antes de subir os rádios e as antenas?
    se postar as coordenadas do seu enlace eu te ajudo no direcionamento e melhora de performance do link.
    Abraço.

  3. #23

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por higley Ver Post
    Amigo,


    No desenho criado pelo link calculator, veja nos 10 e 22 km. Está quase bloqueando a primeira zona de fresnel. E isso é somente a altitude ortométrica em relação ao mar--pode haver árvores e outras coisas atrapalhando o link.


    Caso haja coisas atrapalhando essas zonas, vai ser necessário levantar as antenas. Tente levantar a antena do cliente mais 10-20 metros? Seria possível?


    Abraços,
    Jamie

    Grande higley ...


    Agradeço em muito sua colaboração ... Praticamente não tenho como subir mais as antenas pois estão em caixas d'agua de concreto. A primeira onde está o Ap na verdade acredito que tenha mais de 30m (conforme informei no link calculator) e esse valor é sem a altura do suporte (que é em torno de 1,5m) e minha região se instalaram varias usinas canavieiras, ou seja, praticamente e principalmente nessa região a vegetação é somente cana de açucar (baixa) ... tenho um outro ponto onde esta meu radio cliente que é um prédio que daria um ganho de uns 10m (que também fiz o link calculator) que sem duvida livra bem mais, só que nesse prédio tenho muito problema de energia e inclusive teria que migrar toda a minha rede, pois já e centralizada nessa caixa d'agua.




    Fiz como nosso amigo Lendrolopeswifi tem orientado (muito obrigado Leandro) procurei utilizar uma frequência alta (5805) em 40mhz, melhorou bastante, o troughput foi para 40Mb (half) mas ainda não esta da manheira que preciso, ainda vou tentar afina-lo para conseguir o que preciso ....


    Se alguém tiver mais alguma dica é sempre bem vinda...

  4. #24
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Grande higley ...


    Agradeço em muito sua colaboração ... Praticamente não tenho como subir mais as antenas pois estão em caixas d'agua de concreto. A primeira onde está o Ap na verdade acredito que tenha mais de 30m (conforme informei no link calculator) e esse valor é sem a altura do suporte (que é em torno de 1,5m) e minha região se instalaram varias usinas canavieiras, ou seja, praticamente e principalmente nessa região a vegetação é somente cana de açucar (baixa) ... tenho um outro ponto onde esta meu radio cliente que é um prédio que daria um ganho de uns 10m (que também fiz o link calculator) que sem duvida livra bem mais, só que nesse prédio tenho muito problema de energia e inclusive teria que migrar toda a minha rede, pois já e centralizada nessa caixa d'agua.




    Fiz como nosso amigo Lendrolopeswifi tem orientado (muito obrigado Leandro) procurei utilizar uma frequência alta (5805) em 40mhz, melhorou bastante, o troughput foi para 40Mb (half) mas ainda não esta da manheira que preciso, ainda vou tentar afina-lo para conseguir o que preciso ....


    Se alguém tiver mais alguma dica é sempre bem vinda...
    Rodrigo, fico feliz que seguistes minhas indicações e deu certo. é esse tipo de feedback que me faz afirmar à todos que estudar muito e ensinar o que se aprende faz bem.
    Precisando de ajuda, tens meus contatos,blz.
    Abraço.

  5. #25

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    amigos ... ainda falta alguma coisa pois em 40Mhz ainda se limita em 45Mb (half) ... se houver dicas estou em aberto para fazer testes ...

    Alguém já usou o "Channel Shifting" em enable e "Aggregation" disable?
    Qual seria a real função desta opções?
    Percebi que quando quando desabilito o "Aggregation" o CCQ fixa em 100% mas o ping continua baixo e começa a ocorrer algumas perdas e troughput não ultrapassa 3Mb.

    Em enlaces de longa distância toda e qualquer item faz total diferença ...

  6. #26

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Salve Amigos do under, obrigado mais uma vez pelas colaborações ...

    ... novos testes foram realizados, estou com Airmax Enable e no ACK PTP enable, 40Mhz, Channel Shifting Habilitado, Frequência 5810, o sinal está em -68, Mcs fixo em 12 (não consegui melhorar troughput acima deste ou auto, só piorou) .


    Esta com um Troghput (teste feitos através de Bandwidth teste (RB), sei que possívelmente haverá um pouco de perda de desempenho em relação ao link real na prática, mas é um dos melhores teste em minha opnião):


    Somente DownLoad (RB - SEND) - 40Mb - (bem estável)
    Somente UPLoad (RB - RECEIVE) - 80Mb - (bem estável)
    Download e Upload (RB - BOTH) - 40Mb - (oscilante)


    Neste enlace necessito mais de DownLoad, pois esta projetado somente para fazer o mesmo, e Download + UpLoad somente em caso de redundância.


    Será que falta alguma informação ao enlace para me dar uma administração melhor do troughput ou minhas antenas ao invés de 30dbi seria melhor com 34dbi, radome? Alguma coisa que o deixa-se mais uniforme

  7. #27

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    bom dia amigos do forum.gostaria de uma ajuda se possivel estou com duas antenas disch ubnt 30 dbi e duas rb 912 querendo fazer um enlace de 10 km tentando passar 300 megas de um link vivo fibra. algum pode me ajudar ob com visada