Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Salve amigos do Under.


    Estou com um problema que não estou muito acostumado a lidar, talvez com algumas dicas possa estar resolvendo meu problema.


    Fechei um enlace de 30 km com Rocket Disdh 30 dbi e Rocket M5, só que já fiz varias configurações e não consegui extrair dele o que eu almejava (mínimo de 60Mb), a maioria dos meu enlaces são Ubiquiti, por isso confiei na capacidade do mesmo.


    Segue abaixo alguns prints das configurações dos Rockets M5. Essas foram as configurações que deram maior desempenho (mas longe do que eu esperava).


    Eu acreditava que consiguiria fechar o enlace em 40Mhz (para maior Troughout), mas piora de uma maneira incrível (ping alto, CCQ abaixo de 20%). Já reconfirmei alinhamento, a bolha de nível esta correta em ambas as antenas, troquei varios canais, com e sem ACK no PTP, ou seja, já revirei ele algumas vezes e não consegui fazer o que pretendia.


    Alguém tem algum conhecimento do que poderia ser (configurações) ou se a antena não é ideal para o que estou tentando fazer (se deveria se de 34 dbi ou outra antena)?


    Rodrigo GodoyClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP1.jpg
Visualizações:	768
Tamanho: 	18,0 KB
ID:      	27825Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente6.jpg
Visualizações:	840
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	27839Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente5.jpg
Visualizações:	810
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	27838Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente4.jpg
Visualizações:	725
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	27837Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente3.png
Visualizações:	824
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	27836Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente2.jpg
Visualizações:	946
Tamanho: 	36,3 KB
ID:      	27835Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente1.png
Visualizações:	690
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	27834Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela.jpg
Visualizações:	801
Tamanho: 	36,8 KB
ID:      	27833Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banda.jpg
Visualizações:	645
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	27832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP7.jpg
Visualizações:	647
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	27831Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP6.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	27830Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP5.jpg
Visualizações:	622
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	27829Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP4.jpg
Visualizações:	619
Tamanho: 	24,7 KB
ID:      	27828Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP3.jpg
Visualizações:	724
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	27827Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP2.jpg
Visualizações:	799
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	27826Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente7.jpg
Visualizações:	557
Tamanho: 	29,5 KB
ID:      	27840

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigo,

    Seu AirMax Quality está bom, mas a capacidade está fixa em 50%--isso é um sinal para mim que tem outro Station conectados ao AP que somente usam 1x1 (AirGrid, etc.). . .isso é o caso? Caso afirmativo, tente desconectar esses outros clientes que não usam 2x2 e realize um speed test depois disso.

    Poste seus resultados.

    Abraços,
    Jamie

  3. #3

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por higley Ver Post
    Amigo,

    Seu AirMax Quality está bom, mas a capacidade está fixa em 50%--isso é um sinal para mim que tem outro Station conectados ao AP que somente usam 1x1 (AirGrid, etc.). . .isso é o caso? Caso afirmativo, tente desconectar esses outros clientes que não usam 2x2 e realize um speed test depois disso.

    Poste seus resultados.

    Abraços,
    Jamie
    Não amigo ... não o AP não possui cliente 1x1 . O Enlace foi fechado com um par de Antenas identicas, ou seja, a capacidade esta pela metade pois os Rocket M5 fecham 2x2 (portanto até 100% de qualidade) ...

    Acredito que seja isso o que você quis dizer, se entendi errado me explique novamente.

    Grato.

    Rodrigo Godoy

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Acompanhando

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Salve amigos do Under.


    Estou com um problema que não estou muito acostumado a lidar, talvez com algumas dicas possa estar resolvendo meu problema.


    Fechei um enlace de 30 km com Rocket Disdh 30 dbi e Rocket M5, só que já fiz varias configurações e não consegui extrair dele o que eu almejava (mínimo de 60Mb), a maioria dos meu enlaces são Ubiquiti, por isso confiei na capacidade do mesmo.


    Segue abaixo alguns prints das configurações dos Rockets M5. Essas foram as configurações que deram maior desempenho (mas longe do que eu esperava).


    Eu acreditava que consiguiria fechar o enlace em 40Mhz (para maior Troughout), mas piora de uma maneira incrível (ping alto, CCQ abaixo de 20%). Já reconfirmei alinhamento, a bolha de nível esta correta em ambas as antenas, troquei varios canais, com e sem ACK no PTP, ou seja, já revirei ele algumas vezes e não consegui fazer o que pretendia.


    Alguém tem algum conhecimento do que poderia ser (configurações) ou se a antena não é ideal para o que estou tentando fazer (se deveria se de 34 dbi ou outra antena)?


    Rodrigo GodoyClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP1.jpg
Visualizações:	768
Tamanho: 	18,0 KB
ID:      	27825Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente6.jpg
Visualizações:	840
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	27839Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente5.jpg
Visualizações:	810
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	27838Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente4.jpg
Visualizações:	725
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	27837Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente3.png
Visualizações:	824
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	27836Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente2.jpg
Visualizações:	946
Tamanho: 	36,3 KB
ID:      	27835Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente1.png
Visualizações:	690
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	27834Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela.jpg
Visualizações:	801
Tamanho: 	36,8 KB
ID:      	27833Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banda.jpg
Visualizações:	645
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	27832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP7.jpg
Visualizações:	647
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	27831Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP6.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	27830Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP5.jpg
Visualizações:	622
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	27829Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP4.jpg
Visualizações:	619
Tamanho: 	24,7 KB
ID:      	27828Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP3.jpg
Visualizações:	724
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	27827Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP2.jpg
Visualizações:	799
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	27826Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente7.jpg
Visualizações:	557
Tamanho: 	29,5 KB
ID:      	27840
    Amigo,
    Entra em contato que podemos conversar a respeito. tenho alguns questionamentos a te fazer ,pra te ajudar a fechar 100% seu link.ok.
    [email protected]
    (51) 8504-1378

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Imagino que o colega ja tenha acertado o básico, cabos e conectores blindados (STP), fonte o mais próximo da antena possível, nível bolha trazeiro da antena centralizado. Verificação pelo analizador de espectro de possíveis frequências interferentes.
    Caso precise de mais ajuda estou disponível por MSN.


    Nome:      cabo rj-45-blindado 02.jpg
Visitas:     1249
Tamanho:  8,8 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rj-45-blindado 01.jpg
Visualizações:	298
Tamanho: 	12,3 KB
ID:      	27871Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Giro Dish bolha.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	27872Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Giro Dish.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	40,3 KB
ID:      	27873

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Imagino que o colega ja tenha acertado o básico, cabos e conectores blindados (STP), fonte o mais próximo da antena possível, nível bolha trazeiro da antena centralizado. Verificação pelo analizador de espectro de possíveis frequências interferentes.<br>
    Caso precise de mais ajuda estou disponível por MSN.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    amigo vale a pena da uma olhadinha na questão das interfencias vindas de radios proximos, e pelo que vi na imagem vc ta usando todo o tx-power do rádio, vc num axa q é d+ não???

  9. #9

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigo, dei uma olhada nos teus prints...
    Pude notar alguns fatores que me pareceram estranhos para tal enlace:
    - ACK: tava automático nas duas pontas...Se é PTP e vc tem a kilometragem exata FIXE o ACK EXATO.
    - Antenna Gain: tava 0! Experimenta setar os 30dbi da tua Dish.
    - TX POWER: Tava no máximo como o amigo acima também falou...Vá baixando 1 ponto por vez na potência e testando o enlace pra ver se melhora...
    Boa sorte

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigo, na Aba Wireless > Max TX Rate, Mbps: muda pra MCS 15 - 130 [300], tanto no AP como no Cliente.

    Creio que vai resolver.

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Acompanhando..

  12. #12

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Obrigado amigos pela atenção .... vamos as respostas


    pkcm


    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Imagino que o colega ja tenha acertado o básico, cabos e conectores blindados (STP), fonte o mais próximo da antena possível, nível bolha trazeiro da antena centralizado. Verificação pelo analizador de espectro de possíveis frequências interferentes.
    Caso precise de mais ajuda estou disponível por MSN.

    O cabo é Outdoor blindado, não possui conectores Blindados, em um a fonte esta há 40m e no outro a 20m, e em questão do espectro, não utilizei ainda o analizador de espectro pois por sermos "praticamente" (existem outro muito pequeno onde esta o meu rádio cliente) o único provedor via rádio de minha região, tenho uma planilha de frequências onde tenho todos os meus canais utilizados, ou seja, estudo muito antes de escolher um canal, e incluisve usei frequências distintos (5500, 5600,5640 e 5745) tanto em 40Mhz e 20 Mhz.


    No caso das suas observações, o fato dele passar mais de 20 Mb em 20Mhz e em 40Mhz passar no máximo 2Mb, você acredita que pode haver com metragem de POE e Conectores Blindados? Ou qual mais possibilidades?


    Josailton


    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo vale a pena da uma olhadinha na questão das interfencias vindas de radios proximos, e pelo que vi na imagem vc ta usando todo o tx-power do rádio, vc num axa q é d+ não???

    Concordo com você amigo, não imaginei que meu TX-POWER precisaria estar no máximo para que eu conseguisse atingir um nivel de sinal desse (-68), tentei sim baixar a potência, em 20Mhz até que dá para baixar o "Output Power" para 25 e o sinal se manter em -69/-70, mais do que isso acredito que seja um pouco arriscado para o nivel de sinal em um enlace que precisa trabalhar muito bem, pois se houver algum desvanecimento por causa do ambiente, ainda possuo um margem de segurança.


    PauloMassa


    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, dei uma olhada nos teus prints...
    Pude notar alguns fatores que me pareceram estranhos para tal enlace:
    - ACK: tava automático nas duas pontas...Se é PTP e vc tem a kilometragem exata FIXE o ACK EXATO.
    - Antenna Gain: tava 0! Experimenta setar os 30dbi da tua Dish.
    - TX POWER: Tava no máximo como o amigo acima também falou...Vá baixando 1 ponto por vez na potência e testando o enlace pra ver se melhora...
    Boa sorte

    Não sei se você notou, a opção "No ACK Mode for PtP" na primeira paleta de configuração esta marcada, ou seja, a melhor configuração até então foi não utilizar ACK para fechar o enlace, mas testei conforme você sitou fixando o ACK, o ping melhorou consideravelmente (média de 5 ms), mas o Troughput baixou um pouco (19 Mb).
    Também já havia testado fixando o ganho da antena, mas a alteração foi sem efetivo (não resultou nem em melhora ou piora).
    Bom o TX-POWER também me reporto a resposta dada ao nosso amigo Josailton.


    Amigos estou muito agradecido da colaboração de todos, espero ter espondido a todas as dúvidas e receber novas dicas, muito obrigado.


    Rodrigo Godoy

  13. #13

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigo,

    Por que você não deixa seu Data Rate configurado para MCS15 / Auto ?

    Faça tudo para melhorar o sinal de Rx. . .mesmo que acredita que não tem outro rádio na região, realize um site survey para examinar a banda. Acho que vale à pena.

    A abertura de canal é 20MHz, e para seu data rate, MCS 12, um throughput de ~30 Mbps é um pouco menos do que é considerado normal (~35 Mbps). . .o ideal seria MCS15 com 40MHz. . .

    PS--no calculador o Tx Power é 25 dBm. . .
    Última edição por higley; 22-09-2011 às 11:15. Razão: calculador

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Salve amigos do Under.


    Estou com um problema que não estou muito acostumado a lidar, talvez com algumas dicas possa estar resolvendo meu problema.


    Fechei um enlace de 30 km com Rocket Disdh 30 dbi e Rocket M5, só que já fiz varias configurações e não consegui extrair dele o que eu almejava (mínimo de 60Mb), a maioria dos meu enlaces são Ubiquiti, por isso confiei na capacidade do mesmo.


    Segue abaixo alguns prints das configurações dos Rockets M5. Essas foram as configurações que deram maior desempenho (mas longe do que eu esperava).


    Eu acreditava que consiguiria fechar o enlace em 40Mhz (para maior Troughout), mas piora de uma maneira incrível (ping alto, CCQ abaixo de 20%). Já reconfirmei alinhamento, a bolha de nível esta correta em ambas as antenas, troquei varios canais, com e sem ACK no PTP, ou seja, já revirei ele algumas vezes e não consegui fazer o que pretendia.


    Alguém tem algum conhecimento do que poderia ser (configurações) ou se a antena não é ideal para o que estou tentando fazer (se deveria se de 34 dbi ou outra antena)?


    Rodrigo GodoyClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP1.jpg
Visualizações:	768
Tamanho: 	18,0 KB
ID:      	27825Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente6.jpg
Visualizações:	840
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	27839Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente5.jpg
Visualizações:	810
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	27838Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente4.jpg
Visualizações:	725
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	27837Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente3.png
Visualizações:	824
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	27836Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente2.jpg
Visualizações:	946
Tamanho: 	36,3 KB
ID:      	27835Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente1.png
Visualizações:	690
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	27834Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela.jpg
Visualizações:	801
Tamanho: 	36,8 KB
ID:      	27833Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banda.jpg
Visualizações:	645
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	27832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP7.jpg
Visualizações:	647
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	27831Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP6.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	27830Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP5.jpg
Visualizações:	622
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	27829Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP4.jpg
Visualizações:	619
Tamanho: 	24,7 KB
ID:      	27828Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP3.jpg
Visualizações:	724
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	27827Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP2.jpg
Visualizações:	799
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	27826Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente7.jpg
Visualizações:	557
Tamanho: 	29,5 KB
ID:      	27840
    1- Baixar a potencia pra 21dbm caso queiras usar em 40mhz e obter o maximo de performance.
    2- Seta o MCS fixo em 15 do lado Ap e client;
    3- Desmarca a opção Enable extra reporting nos dois radios;
    4- Utiliza uma frequência compatível com ptp de longa distância entre 5745 e 5825mhz
    (Para saber qual canal está disponível basta utilizar a ferramenta chamada airview).
    5- Utilize a firmware 3.3
    6- Habilite o Airmax no AP e na STATION.
    Essas são as dicas principais.
    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    boa tarde galera

    estou com o mesmo problema tenho dois enlaces um de 4,8 km e um de 9 km todos os dois com um par de rocket dish de 30db instalado com o nivel ajustado
    tx power em 10db
    sinal - 58
    air max qualit 100% e air max capacit 100%
    ccq 99% a 100%
    nao consigo passar mais de 33megano teste da ubiquit
    já testei canal por canal e tive pouca melhora
    nao sei mais o que fazer já estou quase tirando as antenas e substituindo por xr5 com antena hyperlink
    por favor me ajudem a resolver

  16. #16

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por brfrank Ver Post
    boa tarde galera

    estou com o mesmo problema tenho dois enlaces um de 4,8 km e um de 9 km todos os dois com um par de rocket dish de 30db instalado com o nivel ajustado
    tx power em 10db
    sinal - 58
    air max qualit 100% e air max capacit 100%
    ccq 99% a 100%
    nao consigo passar mais de 33megano teste da ubiquit
    já testei canal por canal e tive pouca melhora
    nao sei mais o que fazer já estou quase tirando as antenas e substituindo por xr5 com antena hyperlink
    por favor me ajudem a resolver
    Amigo ... faça outros teste de banda sem ser o da Ubiquiti, apesar de terem grande desempenho não confio muito no SpeedTeste ...

    Rodrigo Godoy

  17. #17

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    olha como esta configuradoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT1.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	35,4 KB
ID:      	27886Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT2.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	27887Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT3.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	27888Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT4.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	29,2 KB
ID:      	27889Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT5.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	27890Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT5.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	32,1 KB
ID:      	27891Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT6.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	30,3 KB
ID:      	27892Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT7.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	35,9 KB
ID:      	27893Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT8.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	27894Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT9.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	27895Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT10.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	28,8 KB
ID:      	27896Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT11.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	31,8 KB
ID:      	27897Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT12.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	29,3 KB
ID:      	27898Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT14.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	27899

  18. #18

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Leandro


    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    1- Baixar a potencia pra 21dbm caso queiras usar em 40mhz e obter o maximo de performance.
    2- Seta o MCS fixo em 15 do lado Ap e client;
    3- Desmarca a opção Enable extra reporting nos dois radios;
    4- Utiliza uma frequência compatível com ptp de longa distância entre 5745 e 5825mhz
    (Para saber qual canal está disponível basta utilizar a ferramenta chamada airview).
    5- Utilize a firmware 3.3
    6- Habilite o Airmax no AP e na STATION.
    Essas são as dicas principais.
    Abraço.

    Amigo ... fiz os teste mencionado por você, mas nada de melhora. Em 40mhz o CCQ cai bastante.


    Segue abaixo um print do resultado das configurações mencionadas acima, fiz em 40Mhz Frequência 5765 (Leandro não entendi completamente você quis dizer de 5745 a 5825 ou somente 5745 e 5825, pois o 5825 é a última frequência disponivel em 20Mhz em 40 Mhz a última é 5805). AirMax habilitado. MCs fixo em 15 (que resultou em um AirMax Quality e Capacity excelentes). Fechou ping mas não passou de 20kbp/s. Incrível mais é verdade.


    Higley


    Citação Postado originalmente por higley Ver Post
    Amigo,


    Por que você não deixa seu Data Rate configurado para MCS15 / Auto ?


    Faça tudo para melhorar o sinal de Rx. . .mesmo que acredita que não tem outro rádio na região, realize um site survey para examinar a banda. Acho que vale à pena.


    A abertura de canal é 20MHz, e para seu data rate, MCS 12, um throughput de ~30 Mbps é um pouco menos do que é considerado normal (~35 Mbps). . .o ideal seria MCS15 com 40MHz. . .


    PS--no calculador o Tx Power é 25 dBm. . .

    Amigo, a melhor configuração foi fixando o MCs, em auto ele fechava muito baixo (MC0)e muito das vezes não gerava nem CCQ (ficava em branco). Realizei os alguns SiteSurvey conforme você me orientou e me surprendi, encontrei um radio ou outro que havia sido atualizado por outro técnico em entrou na regulamentação do EUA, ficando assim somente em frequências acima de 5745, então regularizei estes para não atrapalharem nos teste. E em relação ao MC15 em 40 Mhz me reporta a resposta supracitada ao nosso amigo Leandro.


    Também rodei o Analizador de espectro ... não intendo muito bem ele, se alguém pudesse dar uma força para interpreta-lo ficaria muito agradecido.

    Rodrigo Godoy
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP40.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	32,3 KB
ID:      	27900   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         APSpec.jpg
Visualizações:	289
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	27901  


  19. #19

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Citação Postado originalmente por brfrank Ver Post
    olha como esta configuradoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT1.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	35,4 KB
ID:      	27886Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT2.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	27887Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT3.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	27888Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT4.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	29,2 KB
ID:      	27889Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT5.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	27890Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT5.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	32,1 KB
ID:      	27891Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT6.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	30,3 KB
ID:      	27892Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT7.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	35,9 KB
ID:      	27893Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT8.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	27894Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT9.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	27895Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT10.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	28,8 KB
ID:      	27896Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT11.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	31,8 KB
ID:      	27897Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT12.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	29,3 KB
ID:      	27898Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PRINT14.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	27899

    Amigo ... pela distância não ser muito longa, tente fazer dois testes (se você não os fez ainda):
    1- Deixa o MCs automático para ver com quanto ele pode fechar
    2- Habilite o ACK Auto Ajuste para ver como ele vai fechar em ACK também
    3- Vale dar uma olhada no Espectro ... sempre existem surpresas.

    Para os enlaces existem varias configurações padrões que geralmente usamos, mas isso não quer dizer que só poderá usar aquela, pois cada enlace uma nova história, tem que se adaptar a cada um e talvez habilitanto as opções automáticas você pode extrair alguma informação relevante.

    Companheiros do Under ... tenho certeza que ainda temos muitas informações e experiencias que podemos compartilhar para a solução dos problemas desse tópico .... AJUDEM.

    Rodrigo Godoy

  20. #20

    Padrão Re: Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM

    Amigos ... segunda feira estarei fazendo outro teste ... limparei uma frêquencia completamente para eliminar de vez a possibilidade de canal ...

    Fiz varios outros teste, agora consegui fechar em 40Mhz mas com duas situações:

    1- AirMax e No ACK habilitados - ping um pouco mais alto (média 40ms) com troughput de 18 Mb
    2- AorMax e No ACK desabilitados - ping baixissimo (média de 3ms) com troughout de 2,2 Mb

    Em ambos foi necessário MCS fixo em 12 (pois superior ou automático não fechava)...

    Se houver mais alguma dica estou em aberto ... do mais, segunda posto os resultados ...