+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tempestades Eletromagnéticas.

    Pessoal, nao sei se tem acontecido com vcs, mas comigo aqui no sul, ta acontecendo faz 1 semana, tenho varios links de longa distancia , e senti uma grande variacao de até 10 dB para cima, derrubando a conexao, a sky tb foi pro espaco no começo da semana, parece ser algum tipo de tempestade eletromagnética que causa um tipo de interferencia, em 3 anos com os links ativos é a primeira que passo por isso. Alguem sabe o que esta acontecendo??? Geralmente o estrago é maior durante a noite.

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Acho que são as primeiras notícias das tempestades solares.
    Tomara que não seja o preuncio de 2012 ! Ja pensaram no desastre ?
    Epero mesmo que continue na casualidade, e na ficção !

    Sorte ao amigo com a recuperação do funcionamento 100% dos seus link´s !
    Grande Abraço a todos !

  3. #3

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Interessante, me lembro lá em 1994-1995 quando era radio-amadorista e participava de eventos e feiras sobre o assunto o quanto discutíamos os ciclos solares e sua influência sobre as comunicações.

    Em 2008 não observamos nenhuma mancha solar em 266 dos 366 dias do ano (73%). A contagem das manchas solares em 2009 caiu ainda mais: até 20 de abril de 2009, 97 dos 112 dias apresentaram nenhuma mancha, ou seja, tivemos um índice de inatividade de 88%. Para aqueles que acompanham a atividade solar rotineiramente esse é o Sol mais calmo já visto em quase um século. Mas, o que isso significa para nós?

    Ciclo solar – Wikipédia, a enciclopédia livre

  4. #4

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Interesante esta questao do ciclo solar, dei uma pesquisada e realmente estava previsto para 2010 com o apice em 2013 ou 2014 o ciclo é de 11 em 11 anos, vamos entrar no ciclo 24.
    Fonte:
    Tempestade solar pode afetar a Terra em 2013 - Planeta Sustent

    Fico imaginando o mundo sem Internet, Luz, Telefone e consequentemente nas grandes metropoles sem agua tb, sempre achei fragil depender de um sistema eletro-magnetico, ainda bem que ha uma luz no fim do tunel, pra nao dizer no fim da fibra(embora use luz acho que é menos vulneravel), mas infelismente a humanidade nao esta preparada.

    Tomara que seja apenas uma causualidade mesmo. Agora o que mais me intriga é o fato de ser a noite, quando justamente nao temos sol, nem trafego, teve um dia, se nao me engano na quarta 15/09/2011 que simplemente os sinais passaram de -54 ... -58 dBm para -76..-80.dBm, ou seja variacao de -20 dBm, nesse mesmo dia caiu a sky tb. Hoje 22/09 deram uma variada no inicio da noite e agora esta normal.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Olha o que eu li e vi no canal history
    Sinais do apocalipse: vento solar assolará a terra em 2013 afirma NASA e outros... | O Ciber Ativista

    a NASA anúnciou exatamente isso, que uma tempestade solar pode atingir a Terra em maio de 2013. Considerando que ventos solares atingem a Terra quase sempre, a NASA afirma que este será equivalente ao ocorrido em 1839, conhecido como “Evento Carrington”, foi a maior tempestade solar já registrada pela história da humanidade, escritórios de telegráfos pegaram fogo, entre outros desastres.

    A tempestade solar ocorre quando, no pico de atividade do sol,no ciclo do sol (que duram em média 11 anos e onde ocorrem aumentos e diminuições da atividade solar) ocorrem erupções solares causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. Isso faz com que os gases emerjam da superfície e sejam lançados na coroa solar, onde atingem temperaturas de mais de 1,5 milhões de graus centígrados, formando enormes arcos de 10 bilhões de toneladas de gases eletrizados que logo após se esfriam e se chocam contra o sol a 100 km/s (360000 km/h). (fonte: Wikipedia)
    São nessas explosões que é lançada a mais de 1,6 milhão de Km/h para o sistema solar uma nuvem de partículas 13 vezes maior que a Terra, que ao se chocar com o campo magnético da Terra ocasiona as tempestades geomagnéticas. Pois é, quando se trata de astronomia, os números são ignorantes mesmo.

    Caso a previsão dos cientistas da Nasa se confirme, o vento solar prejudicá os sistemas de telecomunicação como televisão e a internet e a energia, com efeitos 20 vezes mais intensos do que provocou o furacão Katrina.” (Yahoo)

    Explicando melhor, essa tempestade poderá queimar satélites, equipamentos eletrônicos, devido a eletrificação (efeito de indução magnética) dos cabos de distribuição elétrica equipamentos elétricos também poderão ser danificados, e também acarretarão mudanças climáticas das mais diversas. Resumindo pra melhor entendimento: ficaremos sem INTERNET, sem TV e sem ELETRICIDADE, ou seja: sem tudo praticamente, e quem sabe numa chuva ácida e com zumbis pra variar, mas ao menos poderemos ter a bela vista de uma Aurora Boreal sem ter que ir aos pólos para ver uma.
    Uma prova que pode ocorrer tudo isso é que em março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, foi atingida por uma forte tempestade solar e seis milhões de pessoas foram afetadas por um grande apagão.

    Leia mais: Sinais do apocalipse: vento solar assolará a terra em 2013 afirma NASA e outros... | O Ciber Ativista


    E um fato que vai acontecer, ate por que ja aconteceu e ocorre de 11 em 11 mas pouca intencidade, mas e previsto uma com mair internciadade como ocooreu em 1839, conhecido como “Evento Carrington” dava de ver aurora boreal ate na america central.

  6. #6

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Caros amigos, embora eu nao goste de fatos apocalipticos (acho que existem muita enganacao e muita gente ganhando dinheiro com isto), acho que o apoclipse acontece todo segundo, quando um politico desvia uma verba e algum inocente, idoso ou criança morre de fome ou por falta de remedio, quando vidas sao desperdiçadas em vão, é muito triste ver quanto o ser-humano ainda é desumano.
    Queria dizer que quando fiz o tópico nao foi com intuito de torná-lo apocaliptico, mas sim de compreender e estudar os fenomenos que acontecem e o que podemos fazer para minimizar estes efeitos, embora os fatos aqui citados sejam cientificamente comprovados, outra vez conversando com o amigo e parceiro 1929, achamos que podia ser um radar militar que existia na regiao que de vez em quando derrubava a conexao, mas o sinal permanecia inalterado, destas ultimas vezes alem de derrubar a conexao os sinais simplismente subiram em pelo menos -10 dBm, fica mais uma vez a duvida, hoje 24/09/2011 esta tudo dentro do normal.
    Jodrix

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Caros amigos, embora eu nao goste de fatos apocalipticos (acho que existem muita enganacao e muita gente ganhando dinheiro com isto), acho que o apoclipse acontece todo segundo, quando um politico desvia uma verba e algum inocente, idoso ou criança morre de fome ou por falta de remedio, quando vidas sao desperdiçadas em vão, é muito triste ver quanto o ser-humano ainda é desumano.
    Queria dizer que quando fiz o tópico nao foi com intuito de torná-lo apocaliptico, mas sim de compreender e estudar os fenomenos que acontecem e o que podemos fazer para minimizar estes efeitos, embora os fatos aqui citados sejam cientificamente comprovados, outra vez conversando com o amigo e parceiro 1929, achamos que podia ser um radar militar que existia na regiao que de vez em quando derrubava a conexao, mas o sinal permanecia inalterado, destas ultimas vezes alem de derrubar a conexao os sinais simplismente subiram em pelo menos -10 dBm, fica mais uma vez a duvida, hoje 24/09/2011 esta tudo dentro do normal.
    Jodrix
    Desculpe, mas nao estava levando para o lado religioso mais sim medicoes e previsoes cientificas sobre o caso, vou passar um site que a monitoramento em tempo real do satelite do Soho LASCO C3 que monitora as atividade de sol e as manchas solares.segue
    APOLO11.COM - Monitoramento da atividade solar e tempestades geomagneticas

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Citação Postado originalmente por netfastbg Ver Post
    O amigo demattos tem toda razão,,além das tempestades solares ,, muitos abalos sísmicos rompendo fibras marítimas e etc...
    Não é uma questão de levantar assuntos apocalípticos e sim a real situação que está acontecendo na frente de nossos olhos..
    Estou passando mais um site que a monitoramento em tempo real de tempestades, vulcoes e abalos sismicos em todos os ligares do planeta ao longo de falhas e placas tectonicas, para gosta de verificar os acontecimentos desta area

    segue
    Painel Global - Monitoramento da Terra em Tempo Real

  9. #9

    Padrão Re: Tempestades Eletromagnéticas.

    Esse tipo de fenômeno é normal e aparentemente vem aumentado ao passar dos anos, lembro-me da distancias que conseguia alcançar no meu rádio amador a 12 anos atrás com apenas 5 watts era simples e corriqueiro fechar um contato com Portugal e Espanha, atualmente com equipamentos muito mais sofisticados e maior potencia simplesmente nem ouço mais corretamente as transmissões vindas desses países, o mesmo ocorre em VHF para comunicação estadual, onde do centro de SP falava tranquilamente com sul de minas e paraná diariamente, hoje nem sinal de vida, e a cada dia vem piorando, acredito que o mesmo vem ocorrendo com outros segmentos de telecomunicações, porém as grandes teles vem usando novas frequências e modulações para tentar sanar essa perda gradual que vem ocorrendo ano após ano....