+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Bom galera, sou iniciante no Mikrotik e comprei recentemente por curiosidade uma Routeboard Mikrotik RB750 com 32mb de Ram e 64 MB de Storage (Memoria de armazenamento), falaram me tanto do Hotspot e vantagens do Mikrotik que por curiosidade acabei comprando um já que não e tão caro quanto eu imaginava, meu problema e o seguinte: Possuo um roteador Aprouter operando com 64 MW em 2.4 em b (11 MBPS) ligado a uma Omni externa de 12 dbi que esta funcionando muito bem (tudo Homologado pela Anatel) (meu link e ADSL Velox de 11 MB que uso apenas na semana nos dias e horários comercias), so que agora eu preciso interligar a Routeboard MK ao WR254HT com Firmware Aprouter 9.3 de maneira que o MK passe a gerenciar a rede em modo Hotspot (já configurei o Hotspot mas o problema e que so pede a senha uma vez), e pior, se tenho por exemplo 2 clientes cadastrados o primeiro que conectar cai na tela de login e quando ele autenticar a autenticação dele vale para todos na prática os outros navegam direto sem cair na página de login (da a impressão que a routeboard considera que o unico cliente que existe e o aprouter e não os clientes do ap de tal maneira que se um autenticou vale para todos), o Aprouter esta em modo Gateway e ap com dhcp ativado, liguei a routeboard no modem adsl roteado e o MK RB750 via RJ45 na Wan do aprouter, mas ate agora não decifrei o que esta ocorrendo, quero disponibilizar a internet via Hotspot Gratuitamente (sem compromisso pois não cobrarei nada pelo acesso via hotspot) para os meus vizinhos aos Domingos e Feriados, mas preciso ter controle de quem e que velocidade poderei liberar para eles para não comprometer todo o meu link pois quero apenas disponibilizar gratuitamente a velocidade no dia e horário que eu não esteja usando (como as vezes eu vou usar Domingo quero separar um pouco da velocidade para mim e controlar o restante para ser liberado gratuitamente), alguem sabe como faço para o Aprouter repassar o MAC e ip dos clientes para a Routeboard Mikrotik, tenho que colocar em WDS + AP + Bridge para dar certo?

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Amigo aprimeira coisa que deve fazer é procurar o que é um hotspot, e entender como é o funcionamento,

    suas duvidas, crie profiles com login e senha para cada cliente Ip/hotspot aba users

    retire o cookie do seu hotspot assim sempre vai pedir login e senha
    ip/hotspot aba "server profile" desmarque o cookie


    se sua rb esta em hotspot o seu radio deve ficar em bridge, lembrando que a firmware pra vc nao influencia nada, ja que a função dele é somente enviar radio frequencia, e nao fazer mais nada,

    LEIA pesquise, pois o que perguntou aqui, tem material demais aki no forum



    "obs, como sempre digo, 2011, ta phoda hein, jogar um frango pro alto ele cai ja assado"

  3. #3

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Valeu amigo, vou tentar fazer isso, se der tudo certo irei postar para todos o resultado, grato!!!

  4. #4

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Olá amigo se vc quiser posso fazer via assistencia remota....
    ME add ae no MSN: [email protected]

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Citação Postado originalmente por klebermedrado Ver Post
    Olá amigo se vc quiser posso fazer via assistencia remota....
    ME add ae no MSN: [email protected]
    Amigo use o bom senso a todos, poste primeiro a sua dica pra ele resolver se caso ele nao resolva ele te add, nao tente vender o peixe ao pescador que esta colocando anzool nao ok
    vai ai uma dica de bom senso

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    amigo aqui no forum tem bem detalhado o que vc quer e na internet tem muito materia inclusive para fazer como vc quer limitar para um unico mac e por ip.

  7. #7

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Amigo, não quero vender nada... Não vou cobrar nada de ninguem, ja que sabemos q o under-linux é justamente gratis...
    Eu apenas falei que faria via assistenica remota, e se vc não sabe é a melhor maneira de se ensinar alguem a fazer alguma coisa...
    Não custa ajudar alguem.... ou passar um pouco do nosso conhecimento.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Amigo, ministro curso a 6 anos, e achar que a melhor didatica pra ensinar é fazer pro aluno, então vamos abandonar as lousas e os quadros,
    vc quer mostrar pra ele fazendo, eu quero que ele pesquise, por que se mostrar ele nao vai aprender, experiencia propria,
    se ele pesquisar, aqui tem muito material, nao de o peixe, ensine ele a pescar


    mas é 2011 né rsrsr
    e antena omni com adsl ta igual antena de tv da decada de 90 toda casa tem

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo, ministro curso a 6 anos, e achar que a melhor didatica pra ensinar é fazer pro aluno, então vamos abandonar as lousas e os quadros,
    vc quer mostrar pra ele fazendo, eu quero que ele pesquise, por que se mostrar ele nao vai aprender, experiencia propria,
    se ele pesquisar, aqui tem muito material, nao de o peixe, ensine ele a pescar


    mas é 2011 né rsrsr
    e antena omni com adsl ta igual antena de tv da decada de 90 toda casa tem
    Concordo com vc, e o comodismo e a impunidade, adsl e omini so pode ser pirata ( gatonet) estragando o sinal dos provedores legais

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Concordo com vc, e o comodismo e a impunidade, adsl e omini so pode ser pirata ( gatonet) estragando o sinal dos provedores legais

    o Foda é que gastamos com equipamentos bons, e caros, fazemos curso, mk que nao é barato, gastamos com legalização pra vir um cara com omni, vender adsl por 30 reais, e tomar uma parte de clientes, e ainda vim aki no forum pedindo informaçao, ou seja, quase pedindo pra fazer pra ele, nao perde tempo nem de aprender a fazer a coisa certa, sou revoltado com isso,

  11. #11

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Verdade

  12. #12

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Galera valeu mesmo, liguei 02 dias para teste e meus vizinhos gostarão tanto que um deles que e vereador ficou de conversar com o pessoal da prefeitura para fazer o mesmo só que usando o link via satélite da prefeitura, segundo a Anatel (os atendentes estão de parabéns foi muito bem atendido) desde que eu não vise lucros e não exceda a potência isotrópica máxima de 1000mw (potência do radio somado à potência da antena), por minha cidade ser pequena eu não vou precisar de autorização apenas de usar equipamentos homologados que não excedam estes limites, no entanto segundo eles eu preciso alterar o meu link já que legalmente segundo eles não e permitido compartilhar link adsl sem concedimento da operadora (precisarei de um link profissional dedicado mesmo que seja para oferecer grátis), sendo assim o sistema esta funcionando 100%, fiz o seguinte desativei os cookies, coloquei o aprouter em bridge, wireless operando como AP+WDS e tudo funcionou beleza repassa os MACS, ips, mas como eu disse a idéia era oferecer o link de graça, mas por complicações legais vou deixar o meu vizinho que e vereador conversar com o pessoal da prefeitura (por enquanto não vou disponibilizar o sistema publicamente, e uma pena, pois não uso toda minha velocidade e pra mim não ia custar nada a mais), se eles apoiarem a causa ai sim eu entro só com a configuração (mas neste caso se der muito trabalho vou querer uns trocados pela instalação já que a idéia do vereador não e só um bairro mas sim a cidade toda com velocidade de DOWN 64KBPS / UPLOAD 32), agradeço a todos pela ajuda, mas fico pensando “no Brasil e foda, ate para disponibilizar algo de graça sai caro, demorado e burocrático, parece que toda boa intenção e por si só considerada suspeita, daí o motivo de nada de graça ir para frente!!!”

  13. #13

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    todo provedor grande na sua grande maioria iniciou suas atividades de um gatonet.

    nr se precisar de ajuda posta ai

  14. #14

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Bom galera, esqueci de falar que funcionou beleza mesmo sem eu desativar o dhcp do APROUTER, (o Mikrotik e Show de bola mesmo), como eu sou programador de sites em php e Web Designer (já domino a linguagem de marcação HTML, CSS), e trabalho com banco de dados SQL (passei na prova e fiz o curso do PEP do governo de MG para Técnico em Informática, mas la não me ensinaram nada sobre servidores Mikrotik apenas WIFI), mas aprendi muito sobre fundamentos da rede, manutenção de computadores, deu para aprender como funciona desde a saída do Backbone ate a chegada do sinal de internet no cliente, aprendi no meu curso também como surgiu a internet (quem diria, inicialmente para propósito de guerra, especialmente a WIFI que servia de comunicador entre navios de guerra em alto mar), apesar de não poder usar o meu hotspot publicamente editei as paginas e ficou muito bom se alguém precisar acessar o MK para personalização do Mikrotik eu indico o "FileZillaPortable" um ótimo cliente FTP (além de ser grátis), ao contrário do que dizem por ai o Mikrotik e muito fácil e vale cada centavo investido, ta ai uma dica para quem deseja administrar redes locais (Escritórios ou Lanhouses) e quer controlar a banda com segurança eu indico a RB750 Mikrotik ela e barata e eficiente para soluções de pequeno porte (ate 50 clientes simultâneos), gostei muito do UNDER Linux e pretendo ajudar também a quem precise afinal se compartilho algo útil logo ganho mais conhecimento e prática!!!

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem sabe configurar Hotspot Mikrotik Routeboard RB750 com APROUTER WR254HT Firmware 9.3

    Citação Postado originalmente por nrvirtual Ver Post
    Galera valeu mesmo, liguei 02 dias para teste e meus vizinhos gostarão tanto que um deles que e vereador ficou de conversar com o pessoal da prefeitura para fazer o mesmo só que usando o link via satélite da prefeitura, segundo a Anatel (os atendentes estão de parabéns foi muito bem atendido) desde que eu não vise lucros e não exceda a potência isotrópica máxima de 1000mw (potência do radio somado à potência da antena), por minha cidade ser pequena eu não vou precisar de autorização apenas de usar equipamentos homologados que não excedam estes limites, no entanto segundo eles eu preciso alterar o meu link já que legalmente segundo eles não e permitido compartilhar link adsl sem concedimento da operadora (precisarei de um link profissional dedicado mesmo que seja para oferecer grátis), sendo assim o sistema esta funcionando 100%, fiz o seguinte desativei os cookies, coloquei o aprouter em bridge, wireless operando como AP+WDS e tudo funcionou beleza repassa os MACS, ips, mas como eu disse a idéia era oferecer o link de graça, mas por complicações legais vou deixar o meu vizinho que e vereador conversar com o pessoal da prefeitura (por enquanto não vou disponibilizar o sistema publicamente, e uma pena, pois não uso toda minha velocidade e pra mim não ia custar nada a mais), se eles apoiarem a causa ai sim eu entro só com a configuração (mas neste caso se der muito trabalho vou querer uns trocados pela instalação já que a idéia do vereador não e só um bairro mas sim a cidade toda com velocidade de DOWN 64KBPS / UPLOAD 32), agradeço a todos pela ajuda, mas fico pensando “no Brasil e foda, ate para disponibilizar algo de graça sai caro, demorado e burocrático, parece que toda boa intenção e por si só considerada suspeita, daí o motivo de nada de graça ir para frente!!!”

    que otimo amigo fico feliz so falta vc agradecer a dica né, clicar na estrelinha