+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Impressora parou no cups

    hoje trabalho da seguinte forma:

    maquina Windows (xp)
    Instalado impressora matricial epson e faço o compartilhamento da impressora ex:
    estação windows com ip(10.0.0.2)/impressora(teste)
    na maquina local essa impressora imprime normalmente e na rede entre as estações windows tambem.

    Maquina Linux
    CUPS adiciono uma impressora e coloco o caminho da maquina windowsbeh:/1/10/15/smb://usuarioassword@grupodetrabalho/ip(10.0.0.2)/impressora(teste)
    a comunicação é estabelicida e consigo imprimir normalmente.

    Utilizo essa configuração em varias impressoras e a maioria funcionam bem, mas com o passar do tempo começam a perder comunicação com o CUPS do nada param de imprimir, as impressoes ficam todas acumuladas da fila de espera e o CUPS acusa que não ha comunicação com aquela impressora, ai quando reinicio a estação do windows restabelece a comunicação com o CUPS e imprime todas as impressoes que estavão na fila de espera e volta funcionar normalmente ate a proxima parada ai reinicio novamente.

    Eu acho que seja algum serviço do windows que para de rodar, mas qual serviço e porque ele para de rodar?
    Não acredito que seja o CUPS porque todas as outras impressoras instaladas da mesma forma no CUPS e estão funcionando, a parada ocorre somente nas impressoras que começam apresentar esse problema.

    Alguem tem alguma ideia do que seja?

  2. #2

    Padrão Re: Impressora parou no cups

    não faço ideia do que seja, mas o serviço responsável pela impressão no windows é o "spooler"

    para reiniciá-lo através do executar no windows:

    net stop spooler
    net start spooler

    algumas impressoras como lexmark e epson possuem um serviço próprio que devem agir junto com o spooler da uma olhada la em :
    Painel de controle -> Ferramentas Administrativas -> Serviços ou no executar :
    services.msc

    mas pra ter certeza só analisando os logs cara... tando do windows como do cups.

    t+!

  3. #3

    Padrão Re: Impressora parou no cups

    Não acho que seja o spooler, se fosse não imprimiria as impressões locais e nem as impressões enviadas por outras estações windows na rede, acredito que seja outro serviço que assinale para cups que a estação ta na rede, mas não faço nem ideia do que seja mas é a unica justificativa que vejo pra quando reiniciar a estação windows ela voltar a imprimir normalmente.

  4. #4

    Padrão Re: Impressora parou no cups

    é meu caro você precisa de um suspeito rs, sugiro a reinicialização do serviço e analise dos logs. só testando e tentando fazer ocorrer o erro que conseguirá alguma resposta.
    boa sorte!

  5. #5

    Padrão Re: Impressora parou no cups

    Kra sofro com esse problemas a anos...
    E a solução sempre é formata a estação windows ou colocar um print server na impressora e imprimir via lpd.
    Mas eu quero descobrir o que ta causando isso para resolver o problema de uma vez por todas.