Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Amigos,

    Para enlaces de acima de 35km usem o rocket em 20Mhz, ao colocá-lo em 20Mhz vcs verão que a configuração da distância para regulagem do ACK irá até 57km, portanto a opção NO ACK FOR PTP MODE deixem desmarcada e apenas regulem a distância.
    É sempre bom trabalhar em compliance test e escolher canais fora de frequências habituais, porém a firmware 5.3.3 há controle de EIRP e não permite isso, façam o downgrade para o 5.3 que resolve isso (até onde sei isso é um bug que será corrigido, mas enquanto não for corrigido deverá ser assim mesmo).
    Para o uso de compliance test cheque antes se a antena que vc usa suporta o canal que vc vai usar, a Rocket DISH é uma antena de alto desempenho pois funciona de 4900mhz até 6100mhz, existem algunas antenas que só trabalham entre 5700mhz e 5900mhz, limitando a forma de trabalho, escolha bem sua antena.
    Na aba advanced há a configuração de agregamento de pacotes, quanto melhor a latência que vc conseguir mais vc pode aumentar esse pacote, se vc estiver com latência abaixo de 2ms configure para 32 frames de 65535 bytes.
    Muitas vezes o rocket depois de um configuração correta fica dando uma medição de velocidade alta em um sentido e baixa em outra, para evitar isso configure o traffic shapping para ficar dentro da média que vc precisa.
    Espero ter ajudado!

  2. #22

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Cara baixa a potencia, e muda o mcs ver outro ai, olha outro canal na faixa 57...tira o no ack, a rocket dish ta bem nilvelado? ver isso, coloca em 40 mhz, e ver a questao do cabo tbm, leva energia proximo a antena, ou entao vc compra os cabos de rede da ubiquiti o toughcable é primeira pra essas coisas, qualquer coisa ao levar o cabo de rede at a rocket, do lado da torre vc coloca um eletroduto, ate a rocket... ve cara tbm a questao do teu alinhamento viu, pq na imagem que vc postou o canal 0 esta em -78 ja o canal 1 esta em -69, possa ser que ela nao esteja nivelada ou tenha ago no meio impedindo o sinal, ver a questao da torre se nao ta balançando e pelas imagens ai onde a rocket esta, tem interferencia neh, pq o noise floor esta em -91, e muda de 20 mhz para 40 mhz, para passar mais banda, ver isso ok........1

  3. #23

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Bom dia amigos do forum, lgiudice caro amigo já desabilitei a opção do ack perdi a comunicação com o outro ponto, dai tive que subir um morro de 400m de altura, e mais 15m de torre, essa opção não deu certo não de desabilitar o ack.

    RCINFONET já testei em 40mhz, mas caiu a conexão lá em baixo caiu mesmo, vlw pela dica, posta mais...

    romeuherton caro amigo isso de diminuir você acha uma boa mesmo, vou fazer isso hoje de manhã diminuir a potencia e retirar a criptografia da rede e deixar só com o mac como mostra o print que postei ok?

    Alguém se tiver mais alguma dica posta ai para melhorar cada dia mais nossos ptp.

    Estou falando com a geenge nesse momento para ver os seus canais.

    Vlw

  4. #24

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Olha cara, tive um problema parecido com o seu. Fiz tudo o que o pessoal aí do fórum disse, 20mhz, 40mhz etc... e etc... No meu caso, descobri que uma parte do freznel estava comprometido, para o seu caso a visada precisa estar limpa e ter pelo menos 20 metros de distância entre o sinal(espectro) e qualquer obstáculo que tiver perto. Tipo, se você estiver passando com o sinal em uma "greta", já era.
    Mas já vou tre adiantando, quer resolver o problema definitivamente? Coloca uma RB433Ah + Xr5 em cada ponta.

  5. #25

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Pois é pessoal agora mesmo eu fiz uma configura no rocket m5 vou ter que viajar até aonde sai o link perdi a comunicação não ping mais alguma dica para não ir até o local a unica coisa que fiz foi desativar o enable ali aonde tem mcs tem automatico eu desmarquei subio ali a quantidade de MB que vai passar mas o CCQ está em 35% dai habilitei na ponta que tenho acesso mas a outra não consigo mais acessar

  6. #26

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Pois é pessoal agora mesmo eu fiz uma configura no rocket m5 vou ter que viajar até aonde sai o link perdi a comunicação não ping mais alguma dica para não ir até o local a unica coisa que fiz foi desativar o enable ali aonde tem mcs tem automatico eu desmarquei subio ali a quantidade de MB que vai passar mas o CCQ está em 35% dai habilitei na ponta que tenho acesso mas a outra não consigo mais acessar
    Porque você não aplica as modificações somente como teste, assim você não precisa ir no outro ponto se alguma coisa da errado, depois de uns 3 min se vc não aplicar definitivamente as configs tudo volta como era.

  7. #27

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Sim, agora que me dei de conta disso vou fazer nas proximas vezes agora, mas agora vou ter que ir lá na cidade de lá mantenho voces todos informados da configuração, alguém sabe me dizer pq perdi a comunicação tipo o link foi a 104mb / 90mb e o link qualyti foi a 100 e o capacity foi a 98 mas o ccq não passou de 35% e dai perdi a comunicação sabe me dizer pq, só desmarquei a opção do automatico do lado do MCS.

  8. #28

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Alguém ai sabe usar o analisador espectron? ou algum manual do analisador para uso no rocket

  9. #29

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Bom dia pessoal, em fim consegui fazer o enlace ficou passando agora não mais 78mb como tinha ficado nas fotos agora desabilitei as senhas entre eles amarrei com o mac de cada um ficou fera o MCS fica agora no 15 blz, coloquei a antena no nivel tabm dei uma regulada e tudo mais o sinal ficou agora -65 link quality 94% capacity link 98% ccq 100%, e ficou passando ali no medidor do rocket m5 117 a 130mb ok pessoal qualquer duvida pergunta ou dica manda a ver

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Caros amigos procuro configuração adequada para meus rockets m5 com geenge de 33dbi dupla polarização, tenho 1 enlace de 45km com visada feito tudo pelo radio mobile, tá fechando sinal de -65 100%ccq 98 quality 91 capacyty, mas quando vou testar a velocidade do meu link não passa mais 6mb de download e 5 de upload, meu link contratado é de 25mb dedicado da gvt com fibra, vou descrever os equipamentos usado e cabos,

    ponto de partida que sai link 1 rocket m5 com 1 antena de 33dbi da geenge dupla polaridade, estou usando dupla 2x2 ok.
    com cabo poe do rocket de 30mts até chegar na fonte poe e mais um cabo de 1 metro até o roteador que sai a internet. este rocket está em ap wds

    ponto q recebe rocket m5 com antena de 33dbi geenge duplapolaridade
    cabo de rede poe de 30cm e cabo de rede até o meu equipamento de 3mts. esse rocket esta em station wds

    pq será que não passa os 25mb, passa só 5mb as vezes 7mb alguma configuração ou o cabo de rede de 30mts que alimenta o rocket que tá dando perca alguma dica, e por favor se alguem souber me mande umas configurações vai vê tabm as configura do meu rocket estão erradas e por isso não passa full. aguardo.
    Meu caro,

    Suas informações são incompletas pra que possamos te ajudar.
    Se precisar de um acesso remoto aos rádios para configuração avançada, entra em contato comigo que combinamos.
    Se puder postar as coordenadas, re-calculo pra vc a radiovisada entre as antenas.

    Aguardo seu contato.
    Abraço.

  11. #31

    Padrão Re: Enlace de 45km com rocket m5 e geenge de 33dbi ptp

    Ok, vou pegar e repassar as coordenadas...