+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aling Mikrotik

    Vejo muitas pessoas falando sobre o aling mas as vezes as respostas ainda não são muito satisfatorias, se eu estiver errado peço que me corrigem para quem ja usou por ser novo no fórum o que aprender quero repassar para os colegas.

    Pelo que fiz o teste o aling no mikrotik para funcionar primeiro vamos imaginar que vc tem um radio na cidade e outro a fazenda, ao abrir o winbox naqueles pontinhos aparece o ip dos dois radios conectados e o mac de cada rádio, para o aling funcionar tem q ter uma pessoa na fazenda e outra na cidade pq quando a gente da o start ele para a conexão com a internet e fica apenas emitindo bip na rb que esta na torre.

    Abra o winbox na cidade e dentro da opção aling cole o mac nas duas opções dentro do aling que é do radio da fazenda, e a pessoa que esta na fazenda tem que fazer o inverso colar no aling dele o mac do radio da cidade, quando ambos clicar em start as rb ficam emitindo um bip e conforme vc vai mexendo a antena esse bip vai ficando mas forte e ali dentro tb vai apresentando o nivel de sinal, qto mais rápido o bip melhor fica o alinhamento.

    Se alguem ja usou essa opção e puder implementar eu agradeço, até pq a unica coisa que complica é que a internet para qdo faz o alinhamento fica somente as duas antenas se alinhando por isso que falo q tem que ter um em cada ponto e ja tentei fazer remoto conectado ao winbox no radio da fazenda mas não da certo.

    O que escrevi acima eu fiz e tive sucesso qdo usei agora estou repassando aos amigos do fórum.

  2. #2

    Padrão Re: Aling Mikrotik

    Acho que é um recurso muito bom, do contrário voce fica no tel ou radio com o Zé e vai falando mais um pouco pra direita, pra baixo aêêee... ai o camarada altera e vc grita não seu filho da MARIA.. rsrs

    Agora falando serio voce na cidade ja deixa a antena quase no 100% de alinhamento e na fazenda que faz o ajuste, se ponto a ponto ótimo, mas se for multi ponto seu POP esta na cidade vc nunca vai alterar a posição das setoriais a cada vez que instalar um cliente novo.

    Outro recurso interessante para PTP é o uso do Radio Mobile, Bussola e GPS, em posse destas tres ferramentas voce consegue determinar até a Azimute, vc coloca a altura das torres, tipo de antena e la no radio mobile voce tera as coordenadas para fechar o enlace.