Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    ola meu povo...to meio sumido e sem tempo para ajudar,mas resolvi disponibilizar um material que me ajudou muito na minha "saga" em criar um serviço de video local (video-on demand),vou avisar aos navegantes, o objetivo deste post nao e discutir legalidades e conceitos jurídicos, e sim trazer soluções open source para nossa realidade.
    como ja trabalhei com um pouco de cada coisa (web designer,filmagem e edição de videos etc..) tinha vontade de criar um web midia center local,sempre vejo muitas pessoas querendo mas nao tem a minima ideia como começar...nao vou mastigar nada e sim mostrar o caminho para se chegar com qualidade ao objetivo.

    agradecimentos:
    David Marcony (Catvbarsil)
    Alexander Cameron(Digital TX Ltd)

    partindo da ideia do iptv Tutoriais/Multimidia/IPTV - Under-Linux.Org Wiki
    A criação de uma rede IPTV na verdade é incrivelmente fácil. Na verdade, quase qualquer um pode fazê-lo. Mas se você soubesse como construir o seu próprio, ninguém iria fazer algum dinheiro com a venda de produtos proprietários com enormes mark-ups.

    Redes de IPTV são, basicamente, intranets, o navegador web não está apenas em um PC, ele está em um set-top box. Se você configurou um site intranet ou público, você pode configurar sua rede IPTV própria e fazer o que quiser com ele. Você não precisa de um servidore enorme e caro, especializado em set-top boxes ou equipes de desenvolvimento muito grande trabalhar com software complexo. Com o hardware e software certo, deve levar menos de algumas horas.

    Mas por que construir o seu próprio?
    Talvez você poderia ou deseja:
    • Criar um sistema interno de TV para exibição de publicidade, formação ou informação;
    • Criar uma vitrine para seus clientes IPTV para que eles possam visualizar oportunidades;
    • Avaliar a tecnologia IPTV atual sem despesa maciça;
    • Converta seus sites de clientes e aplicativos existentes para versões IPTV;
    • Criar uma locadora local ou Pay-per-view IPTV;
    • Simular uma rede IPTV real para testar aplicações e idéias;
    • Coloque seus produtos e serviços em uma plataforma IPTV demonstração;
    • Construir uma grande idéia nova ou aplicativo que funcionaria bem em IPTV;
    • Integrar o seu actual sistemas web-based em um ambiente IPTV (por exemplo, VoIP)
    Nome:      DigitalTX.Home.IPTV.112007.gif
Visitas:     31328
Tamanho:  31,9 KB
    Não parece muito difícil não é? Vamos começar.
    O que eu usei:
    • Um servidor web(Mk-auth)
    • Um servidor de vídeo
    • Rb 1100
    • Amostra de material de vídeo
    Vamos baratear ao máximo nosso projeto, utilizando software livre de código aberto (FOSS). Nossas telas HTML e menus serão alojados em um servidor web Apache rodando PHP, Perl, Python e MySQL, e os nosso vídeo será codificado em MPEG-4 H.264 AVC, embalados em um fluxo MPEG-2 transport stream. Vamos transmitir o nosso servidor de vídeo com VLC e Helix.
    Naturalmente você pode trocar qualquer um desses para outro que faz a mesma coisa, por exemplo, Server WM9/IIS/.Net/SQL em vez de MPEG-4/Apache/PHP/MySQL.

    Escolher o set-top box certo

    A decisão mais crítica na criação de seu sistema é o set-top box IP que você irá utilizar, como todos tem software diferentes e têm diferentes capacidades. Todos eles se conectam à TV usando um padrão de cabo Scart ou RCA sockets, e a exibição de vídeo PAL / NTSC com resolução padrão. É preferível que eles tenham um painel de controle baseado na web, mas muitos têm telas de configuração de propriedade ou telnet simples. Atualizações de firmware são melhor servidos com um servidor TFTP remoto, como a fornecida por fornecedores como SolarWinds.
    A escolha mais popular de software é um navegador web embutido, que para todos os efeitos, faz a mesma coisa que um navegador web de um PC como o IE, Firefox, Opera ou Safari. A interface do desenvolvedor tende a ser uma linguagem de marcação, geralmente HTML / Javascript. Os principais programas de cliente incorporado software em uso no set-top boxes IP hoje são Fresco / Galio (de Ant Plc), Opera, Escape / Evo (de Espial) e Myrio.

    Configurar a rede
    Você pode usar qualquer roteador ou switch em tudo, contanto que suporta multicast. Verifique o lado da embalagem ou a documentação do fabricante para ver se o produto que você escolher suporta multicast nativo (IGMP etc). Normais 100Mbit Ethernet é bom, embora o uso Gigabit Ethernet, se possível.
    Se você estiver executando todas as telas e vídeo de um servidoo usar ur (por exemplo, uma demonstração portátil), você pode até mesmo usar um cabo crossover simples. Não tente executar o vídeo através de uma conexão sem fio 2.4, não importa o quão boa é a recepção.Telas e menus em HTML irá funcionar bem.
    Um seft-top box IP é apenas mais um dispositivo cliente de rede. Quando ele estiver conectado à rede IP, é atribuído um endereço IP por DHCP assim como um PC desktop seria (isso também pode ser estático). Se o seu roteador não agir como um servidor DHCP, você não tem um gateway de rede ou está tendo problemas com um cabo crossover, basta baixar e instalar um servidor DHCP livre da internet para o seu PC servidor web.

    Streaming de vídeo transmitido ao vivo
    Primeira coisa a simular no seu sistema de IPTV é TV ao vivo, que pode ser sintonizada, e isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é fácil, o segundo é dolorosas ou caro. Transmissão ao vivo IPTV precisa ser multicasted 24-7 sobre a rede IP, como unicast é muito ineficiente. Usaremos streaming de TV ao vivo do nosso servidor de vídeo.
    Para cada canal, precisamos transmitir 5 minutos de pré-captura um clip de vídeo para um endereço de multicast IP. Para isso, podemos usar o player VLC livre, ou o padrão da indústria WinSend, criado por Pixstream. O clipe em si, idealmente deve ser previamente codificado em MPEG-4 H.264 AVC, e formatado em um fluxo MPEG-2 transporte. No entanto, o VLC é o canivete suíço é significa que podemos converter aberto praticamente qualquer arquivo de vídeo e codificá-lo na mosca como estamos radiodifusão. Abra o arquivo de vídeo, e usar as opções avançadas no VLC para transmitir a saída para a rede com UDP, usando um endereço de multicast 235.5.5.5, como a uma porta aleatória (como 10201).
    Você pode testar se o fluxo está sendo corretamente outputted abrindo o fluxo de rede mesmo com outra cópia do VLC em outro computador na rede. Faça isto para quantos canais você precisa. Uma vez que eles estão transmitindo, o set-top box poderá sintonizar o fluxo multicast, assim como o VLC faz.
    A maneira mais avançada para fornecer transmissão de TV ao vivo (como TDT) através de uma rede IP é converter vídeo MPEG-2 recebidos de um receptor DVB (uma placa sintonizadora de TV, por exemplo, aquelas feitas por Hauppage) em formato de multicast, que é conhecido como encapsulamento IP. O caminho doloroso é o seu código próprio programa de encapsulamento usando SDK do vendedor, ea forma como caro é comprar hardware industrial que faz isso por você (por exemplo, Exterity, etc Anevia).

  2. #2

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Streaming de vídeo transmitido ao vivo
    Fazendo vídeo com qualidade de DVD em toda a rede é dividida em duas partes distintas - recebendo os arquivos de vídeo para o formato certo, e em segundo lugar, configurá-los para transmitir a partir de um servidor de vídeo. A má notícia é que não há um servidor de VoD livre ou open source que você pode usar para simular exatamente o que iria acontecer em um serviço comercial.
    Seu material de vídeo terão de ser pré-codificada da mesma forma que o vídeo ao vivo é multicast.Codificadores de software de fornecedores como a Elecard, Cyberlink MainConcept e Nero facilmente comprimir vídeo de a maioria dos formatos (MPG, AVI, MOV etc) para MPEG 4 H.264 AVC, mas, adicionalmente, precisam ser encapsulados em um fluxo de transporte MPEG-2 para entrega através da rede. O livre open-source programa Media Coder produz excelentes resultados.
    Vídeo é muito temperamental e exige o controle do Estado, ao contrário de protocolos web típicos, tais como HTTP. RTP (real-time protocol) e RTSP (real-time streaming protocol) foram projetados para fornecer VCR-como controles para redes IP, a maioria e, se não todos os servidores de VoD uso comercial dessas tecnologias para a entrega de qualidade garantida de vídeo. Um monte de fabricantes de set-top box se adaptaram seu hardware para ser capaz de simular VCR-como características usando HTTP para o vídeo pode ser transmitido diretamente de um servidor web como o Apache. Usaremos uma combinação de ambos para transmitir arquivos terminando em. Mpg.
    As principais opções para servir de vídeo sob demanda em nossa rede de IPTV são as Helix Server open-source e Darwin Streaming Server, sendo que ambos vêm na versao Windowsr, mas também pode rodar em Linux. Temos também um julgamento do servidor RTSP Elecard que também pode ser executado em qualquer sistema operacional. Se sua própria rede é configurada para usar Windows Media, você pode facilmente usar vídeo unicast e / ou multicast de um PC executando o Windows Server livre Windows Media Server.
    Uma vez que os arquivos de vídeo foram pré-codificadas, eles precisam ser colocados no diretório no servidor de vídeo que tenha sido atribuída como a pasta de armazenamento, bem como espelhado no diretório web Apache alocados no servidor web. Quase todos os servidores RTSP tem um painel de configuração baseada na web e terá de index / identificar cada arquivo para streaming. Uma vez que estes estão no lugar, testar a capacidade do servidor RTSP abrindo um fluxo de rede para eles no VLC, e uma vez que eventuais problemas são corrigidos, seu IP set-top box vai jogá-los usando sua API embutido.

    Criação de telas e menus
    Menus para a tela da TV são criadas em HTML, CSS e Javascript, assim como páginas web normais são, usando as mesmas ferramentas padrão (Dreamweaver, Photoshop, etc.) O software no dispositivo é um navegador web comum, como IE, Firefox, Opera ou Safari, e sobreposições das páginas da web que você criar na tela através do cabo Scart (OSD). A maioria tem suporte total para padrões abertos e tecnologias atuais, como RSS e AJAX. Alguns também incluem o Macromedia Flash Player 6. É um caso de escrever, e depois atualizar a tela do navegador, assim como o desenvolvimento web normal.
    Quando o IP set-top box é iniciado e os ganhos de um endereço IP via DHCP, que também irá solicitar uma URL "inicial" de uma página web de um servidor web, da mesma forma que um navegador web PC (por exemplo, IE, Firefox) vai solicitar uma página inicial padrão. Produzir telas para IPTV é quase o mesmo que construir um site de intranet, com a única diferença é que o HTML e Javascript contém código de set-top-box específicos que só os set-top box entende e executa (por exemplo, para sintonizar streams multicast ou emissão de comandos RTSP).
    Hardware cada set-top box é diferente, então há uma API Javascript diferentes para cada modelo de dispositivo que deve ser obtido a partir do fabricante. O vídeo pode ser exibido e escalado como qualquer tipo de imagem na página, e manipulados por funções normais Javascript. O conjunto IP não virá com todas as aplicações de software pré-instalado (ou até mesmo comandos do controle remoto para voltar ou atualizar a tela), então a primeira aplicação você precisa criar é um guia de programação eletrônico (EPG) para navegar seu serviço e streams de vídeo assistir.
    Quando zombando de telas no Photoshop, é importante saber que uma definição padrão PAL tela da TV é de 720 pixels de largura por 576 pixels de largura, antes da chamada "área segura" é levada em conta. A cor é consideravelmente mais primitivo e muito mais sensíveis à variação do que em um browser de desktop. O dispositivo de entrada disponível apenas é um controle remoto com códigos de teclas semelhante ao teclado de um desktop.
    Usando HTML para o menu e exibe tela significa o conteúdo pode ser gerado dinamicamente através de um processo do lado do servidor, tal como qualquer página da web. A TV exibe tela tudo o que você enviá-lo, ou seja, você pode integrar qualquer tipo de web-based sistema em sua rede IPTV novos, como o Asterisk VoIP PBX, o IM Jabber server, servidores de jogos multiplayer, o aplicativo web próprio ou um XML externo API.

    E hora do show
    Depois de ter sua rede criada, cabe a você obter a criação de menus e telas, a adição de conteúdo de vídeo para o seu servidor de vídeo que pode ser reproduzido através da TV ou web. O processo de produção é exatamente o mesmo como é para um site, somente com a funcionalidade TV-específicos e questões de usabilidade. Durante alguns dias ou semanas, de repente você tem uma rede de TV inteirna para si mesmo que pode fazer qualquer coisa, exatamente como quando você tem seu próprio site.

  3. #3

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    SO ISSO TUDO..Faci faci..Um dia chego lá..Grande abraço.. Estrelinha né...

  4. #4

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Cara legal sua explicação, mas ao meu ver muito teorica nada de pratica, se pudesse explicar com mais detalhes seria ótimo, mas mesmo assim pela iniciativa valeu.

  5. #5

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Ele deu o caminho das pedras, agora quem interessar tem q aprender a andar sobre elas... hehehe

  6. #6

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Eu ainda acho IPTV coisa atrasada e morta na minha opnião... Hoje tudo e DLNA, desde CELULARES a qualquer VideoGame ou TV moderna...
    Ja fiz um sistema todo em DLNA para meu provedor, mais infelizmente não sou um bom analista de REDES para saber fazer as configurações de roteamento. A diferença do DLNA e muito simples para o SETBOX... E so voce conhecer a NETFLIX que você ja ver a diferença!!!

  7. #7

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    serio?e como vc acha q funciona a netflix?o grande problema de ter preconceitos e isso,a ideia e ter um serviço local via html,meu servidor esta em teste em uma rede de 40 usuários e com 50 títulos catalogados. em breve posto mais detalhes e imagens para os que acharem interessante.
    estou usando uma codificação de 680x440 756kbps por canal, ate agora e aceitação esta sendo boa,principalmente quando reproduzo algum conteúdo, tipo um jogo que a globo.com esta transmitindo online,criei um canal pra transmitir também em intranet aliviando o consumo de banda.

  8. #8

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Nao SOSTENES nao e isso... Voce nao entendeu o lado do DLNA... Procura um pouco mais sobre ele... Enquanto voce ta com 680x440 756kbps por canal... Eu to com 480p a 1080p dependendo da conexão do usuario, cujo e automaticamente regulado pelo servidor. Entendeu? Sobre o MENU ou CATALOGO no DLNA eu nem me preocupo, e so voce pega o arquivo que fazer uma SINOPSE e vai na PROPRIEDADE e cola a SINOPSE, TITULO, DESCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, GENERO e etc na ABA DETALHES. O menu, cada aparelho reprodutor, como VIDEO GAME, TV, CELULAR e etc... Cria o menu, capa do filme? Tambem pode-se ir no DETALHES ou deixar o arquivo pegar um trexo do filme.
    Eu ja tenho meu servidor DLNA funcionando a 8 meses com 200 usuarios... Sem reclamação nenhuma... Logico que ele esta em TESTE... Os FILMES tenho todos em DVD ORIGINAL... Não cobro ainda TAXA de LOCAÇÃO... Mas e minha ideia no futuro...
    Olha o video que eu coloquei sobre o meu servidor antigo em Windows 7.
    http://www.youtube.com/watch?v=-7ZhVrccRBo

    A
    gora a ideia do GLOBO.COM e OTIMA... Nao tinha pensado nisso... Mas ja vi que tem como passar qualquer coisa AO VIVO... Basta colocar uma placa de captura de TV no servidor DLNA!!!

    Abraços!!!

  9. #9

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Nao SOSTENES nao e isso... Voce nao entendeu o lado do DLNA... Procura um pouco mais sobre ele... Enquanto voce ta com 680x440 756kbps por canal... Eu to com 480p a 1080p dependendo da conexão do usuario, cujo e automaticamente regulado pelo servidor. Entendeu? Sobre o MENU ou CATALOGO no DLNA eu nem me preocupo, e so voce pega o arquivo que fazer uma SINOPSE e vai na PROPRIEDADE e cola a SINOPSE, TITULO, DESCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, GENERO e etc na ABA DETALHES. O menu, cada aparelho reprodutor, como VIDEO GAME, TV, CELULAR e etc... Cria o menu, capa do filme? Tambem pode-se ir no DETALHES ou deixar o arquivo pegar um trexo do filme.
    Eu ja tenho meu servidor DLNA funcionando a 8 meses com 200 usuarios... Sem reclamação nenhuma... Logico que ele esta em TESTE... Os FILMES tenho todos em DVD ORIGINAL... Não cobro ainda TAXA de LOCAÇÃO... Mas e minha ideia no futuro...
    Olha o video que eu coloquei sobre o meu servidor antigo em Windows 7.
    http://www.youtube.com/watch?v=-7ZhVrccRBo

    A
    gora a ideia do GLOBO.COM e OTIMA... Nao tinha pensado nisso... Mas ja vi que tem como passar qualquer coisa AO VIVO... Basta colocar uma placa de captura de TV no servidor DLNA!!!
    Abraços!!!
    Vc e uns dos primeiros aqui do forum que correu atras de DLNA...
    Bacana o video no caso de uma pessoa que tem uma televisão comum como ficaria?
    Quanto custa em media pra coloca pra funcionar um servidor desses ??
    Desde ja agradeço a atenção que nos tem prestado...Muito Obrigado..

  10. #10

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Ae que ta... Essa a diferença do DLNA para o SETBOX...
    1 - Qualquer equipamento com selo DLNA (hoje quase todos), celular, tablets, TVs, Videos games, ate aparelhos de DVD e BLURAY... Funciona...
    2 - DLNA você tem que ter uma maquina boa, quanto mais processamento e memoria, OTIMO.
    3 - Um servidor DLNA tem PAGO e GRÁTIS.
    4 - Um servidor DLNA voce pode usar um for Windows ou LINUX, fica do seu criterio.
    5 - Problemas, um servidor DLNA sem uma boa configuração, ele não equaliza o VIDEO de forma HD.
    6 - Dependendo do seu servidor, existe uns que fazer o seguinte: mandam um pedaço do filme, digamos 7 minutos, quando ele ver que ta faltando 2 minutos para terminar, ele manda mais 7 e assim por diante... Para que isso? Para economizar a BANDA da REDE.
    7 - A outros que mandam direto, sem intervalo, se voce colocar um FILME em HD 1080p, ele não vai fazer tratamento nenhum e vai enviar o video em full.... Traduzindo; imagina um filme de 6 gigas trafegando na rede.
    8 - E por fim, use uma rede bem estruturada, com equipamentos e antenas bem alinhadas. No meu caso eu uso UBNT m5. Dependendo da conexão provedor ao cliente, sera a qualidade do video que o cliente vai receber...

    Mais duvidas? Pode perguntar... To aqui pra ajudar... E pedir ajuda!!


    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Vc e uns dos primeiros aqui do forum que correu atras de DLNA...
    Bacana o video no caso de uma pessoa que tem uma televisão comum como ficaria?
    Quanto custa em media pra coloca pra funcionar um servidor desses ??
    Desde ja agradeço a atenção que nos tem prestado...Muito Obrigado..

  11. #11

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    rapaz interessante... com setbox ele poderia ligar em qualquer tipo de tv???

  12. #12

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    porque nao pode usar rede 2.4ghz?

    talve 5.8?

  13. #13

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Bom um dia pode ser que eu vá aplicar, muito bom!

  14. #14

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Citação Postado originalmente por grande999 Ver Post
    porque nao pode usar rede 2.4ghz?

    talve 5.8?
    em 2.4 vai ter probelmas por causa do throughput,em 5.8 sim



  15. #15

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    rapaz interessante... com setbox ele poderia ligar em qualquer tipo de tv???
    sim,que tenha entrada rca.

  16. #16

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Olá

    Estive lendo e notei uma diferença grande.

    Sostenes: nos apresentou um tema de iptv ( Acredito não estar morta ) onde o existe a possibilidade de colocar um video ao vivo,Ex: quero retransmitir um canal ( HBO ) via IPTV sendo um conteudo de 1º mão ao vivo.

    MorpheusX: Um servidor DLNA, onde as pessoas ligadas a rede podem ver os videos deste servidor, ( conteudo 2º mão)

    é isso mesmo ? ou entendi errado ?

    Com DLNA posso retransmitir um conteudo da minha placa de captura ?



    Att.
    Fernando Luiz de Paula Junior.

    http://www.jrvoip.com

  17. #17

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Lhe respondendo....
    O DLNA faz tudo... Se voce quiser passar ao vivo sendo capturado de uma placa.. Logico que pode... Voce quiser colocar ate radios de fora, tambem pode, se voce quiser passar imagens jpg, gif e etc... musicas mp3 e etc...
    O DLNA e uma coisa mais nova, todo equipamento moderno tem... Conhece o NETFLIX? Pronto e um sistema totalmente DLNA!!

  18. #18

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Sostenes,

    Achei muito interessante seu post, andei estudando algo do tipo, principalmente pq a ANATEL deve liberar em breve uma licença mais barata para trabalhar com TV.
    Nas minhas pesquisas eu encontrei o IPTV Combine 4x da NETup, uma empresa russa que produz diversos equipamentos para IPTV, dá ula olhada no link ai IPTV Combine 4x: a complete IPTV solution in one box!, diga o que acha e posta sua opinião sobre o equipo.

  19. #19

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    acho que o equipamento correto seria esse:http://www.netup.tv/pt-PT/vod-nvod-server.php
    m
    as qual custo??? deve ser algo muito caro...
    Última edição por sostenes; 27-10-2011 às 09:52.

  20. #20

    Padrão Re: Como construir um sistema de IPTV/ VoD próprio

    Então MorpheusX


    Participei de uma feira e congresso de tv por assinatura a alguns meses atraz, e em varias ocasioes teve debate sobre iptv e dlna
    falaram sobre a netflix posso estar desatualizado mais a netflix nao tem conteudo ao vivo, mas foi muito bom saber que tem a opção de transmitir conteudo ao vivo via dlna.