+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Buenas gurizada,

    Queria pedir uma ajuda de vocês que tem experiencia com a linha M sobre a questão de antenas.
    A questão é a seguinte, o NanoStation M5 tem uma antena interna de 16dBi, e ele também é MIMO (dupla polaridade).
    Qual a grande diferença de puramente um NanoStation M5 como AP e um Rocket M5+BaseStation 5G-17-90? Pois o hardware do Rocket e do NanoStation é o mesmo, e visto que a antena é praticamente o mesmo ganho, daria alguma melhora na qualidade de uma POP PTMP trocar NanoStation por Rocket+BaseStation?

    Bom, a primeira diferença óbvia é a abertura, que no NanoStation M5 é de 40º (43º pol. horizontal e 41º pol. vertical) e da BaseStation é de 90º.
    Mas considerando isso então não seria melhor um ring de NanoStation M5 pelo fato da abertura ser menor e em consequencia ter menos clientes simultanos por radio?
    Última edição por inquiery; 27-09-2011 às 21:34.

  2. #2

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Buenas gurizada,

    Queria pedir uma ajuda de vocês que tem experiencia com a linha M sobre a questão de antenas.
    A questão é a seguinte, o NanoStation M5 tem uma antena interna de 16dBi, e ele também é MIMO (dupla polaridade).
    Qual a grande diferença de puramente um NanoStation M5 como AP e um Rocket M5+BaseStation 5G-17-90? Pois o hardware do Rocket e do NanoStation é o mesmo, e visto que a antena é praticamente o mesmo ganho, daria alguma melhora na qualidade de uma POP PTMP trocar NanoStation por Rocket+BaseStation?

    Bom, a primeira diferença óbvia é a abertura, que no NanoStation M5 é de 40º (43º pol. horizontal e 41º pol. vertical) e da BaseStation é de 90º.
    Mas considerando isso então não seria melhor um ring de NanoStation M5 pelo fato da abertura ser menor e em consequencia ter menos clientes simultanos por radio?
    Acompanhando!!!

  3. #3

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Nesse caso acho que a diferença seria a possibilidade de colocar antenas de maior ganho no rocket... com ctz fazer um ring de nanoM5 se torna ate mais pratico ainda te a opção de ter mais clientes por POP.

  4. #4

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    amigo o lóbulo dos nano M5 é muito fechado tanto na vertical quanto horizontal nao começa errado com ring, pode ir de rocket + basestation 19/120g que não vai se arrepender


    eu comprei as 19/120 e as 20/90 e me decepcionei com as 20/90

    mas pode comprar as 19/120 que vc vai rir sozinho

  5. #5

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    O Rocket M5 tem o dobro de memoria do NanoStation M5, isso para mim é uma grande vantagem (Pena que não tem mais processamento).

  6. #6

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    acompanhando...

  7. #7

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    amigo o lóbulo dos nano M5 é muito fechado tanto na vertical quanto horizontal nao começa errado com ring, pode ir de rocket + basestation 19/120g que não vai se arrepender


    eu comprei as 19/120 e as 20/90 e me decepcionei com as 20/90

    mas pode comprar as 19/120 que vc vai rir sozinho
    qual o problema com as 20/90 ?

  8. #8

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    na pratica esses nanos m5 abrem mas de 60 graus.

  9. #9

    Padrão Re:

    A diferença no hardware entre o Rocket e Nano M5 é a capacidade de memória, 64Mb contra 32Mb.

    Faz uma grande diferença quando o aparelho está submetido a tráfego intenso. Segue praticamente a mesma regra dos computadores: de nada adianta um Pentium 4 de 3Ghz e apenas 128Mb de memória RAM para carregar as aplicações. Chega um ponto que a coisa não anda...

  10. #10

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    A diferença no hardware entre o Rocket e Nano M5 é a capacidade de memória, 64Mb contra 32Mb.

    Faz uma grande diferença quando o aparelho está submetido a tráfego intenso. Segue praticamente a mesma regra dos computadores: de nada adianta um Pentium 4 de 3Ghz e apenas 128Mb de memória RAM para carregar as aplicações. Chega um ponto que a coisa não anda...
    amigo, sou obrigado a discordar em partes, ja notei que quando há trafego intenso o consumo maior se da ao processador, esse sim eh muito requisitado... nao sei ate que ponto essa dif de memoria teria resultado na pratica... ja reparou um PC quanto esta rodando jogos? Processador em quase 100% e memoria nein 40%... teria q analisar na pratica se o tipo de tarefa que o equipamento esta realizando usa processamento ou acesso a memoria...

  11. #11

    Padrão Re:

    Claro, concordo com o teu ponto de vista, Braw. Mas e os recursos de roteamento, controle de acesso, criptografia, as "calibrações" do setor de RF como ACK, agregação? Todos esses demandam de memória.

    Teu exemplo do computador rodando um game é bem específico, porque nessa situação estamos demandando recursos da memória RAM para apenas uma aplicação, o game em si. Experimente rodar mais aplicações ao mesmo tempo, como um editor de vídeo, editor de textos, player de mídia, transferência de dados em rede e veja como fica o consumo de memória.

    O que quero dizer é que mais recursos exigem mais memória. Concorda? Um abração!

  12. #12

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Claro, concordo com o teu ponto de vista, Braw. Mas e os recursos de roteamento, controle de acesso, criptografia, as "calibrações" do setor de RF como ACK, agregação? Todos esses demandam de memória.

    Teu exemplo do computador rodando um game é bem específico, porque nessa situação estamos demandando recursos da memória RAM para apenas uma aplicação, o game em si. Experimente rodar mais aplicações ao mesmo tempo, como um editor de vídeo, editor de textos, player de mídia, transferência de dados em rede e veja como fica o consumo de memória.

    O que quero dizer é que mais recursos exigem mais memória. Concorda? Um abração!
    Concordo plenamente, o comentario fiz baseado em situações single task, como radios em bridge fazendo PTP... dae a comparação com jogos... abs

  13. #13

    Padrão Re:

    É isso ai, Braw. Abração.

  14. #14

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    tá vão fazer a meia agora?


    BaseStation20/90 nao tem lóbulo bom para distância menor q 2km

  15. #15

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Bom pessoal,

    Colocando um Pop 5.8 no seguinte cenario, num angulo de 90º voce tem 100 clientes de 1mb , digamos simultaneos voce tem duas opcoes para atender essa area:

    1) um baseStation 17/90º com rocket M5 e os 100 clientes conectados nela.....

    2) Duas nano Station M5 com 50 cliente em cada uma das nanoStation M5.

    Qual seria a melhor solução? qual Radio trabalharia com melhor performace??

    Aguardo a opinião dos mais experients

  16. #16

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Acompanhando...

  17. #17
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Sem Duvidas o basestation + rocket m5 e melhor pq o nanostation m5 e bom mais a gente deve usar de maneira correta, creio que nao estou falando besteira ele e um equipamento para uso em cliente.

  18. #18

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tá vão fazer a meia agora?


    BaseStation20/90 nao tem lóbulo bom para distância menor q 2km

    Amigo essas experiências realmente é verdade ? Não sabia dessa informação

    Agora fico na dúvida,pois queria atingir até 2km com ela . O que devo fazer ,qual equipamento escolher ? Painéis da computech se sai melhor ? Ou qual da ubiquiti homologado posso usar?

  19. #19

    Padrão Re: Antena NanoM5 vs BaseStation 5G-17-90

    E sobre o Nano Station Loco M2 x Rocket M2 ?? Sei que os dois tem o mesmo processamento mas não sei quanto a memória.. e a diferença de preço entre eles é absurda!! Estou querendo utilizar como AP(Bridge) em um hostpot