Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Olá amigos. Boa tarde!
    Tenho uma situação com 6 Rockets M5 e 2 painéis de 80W + e baterias de 115A. Estava tudo sendo usado em 24V, mas um rapaz que trabalha com eletrônica me sugeriu mudar pra 12V, então fiz a troca. Ele me falou que a energia é metade "desperdiçada" em 24V, pois o cabo que leva a energia pros equipamentos tem aproximadamente 40M. Agora não sei se a informação procede. Alguém tem experiência com isso?
    Até mais. Obrigado.
    Julio.

  2. #2

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    vc tem uma perda sim no cabo e levando em 24v a perca e menor mas nao é tanta perca assim tbm depende da distancia se nao ta incomodando nao mexa

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Você colocou seus painéis fazendo 24v? ou usou conversor?

    se usou conversor não é aconselhável, agora fazendo 24v direto é a melhor solução.

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Na verdade estou usando 2 painéis de 80W cada (160W total) + 2 baterias freedom estacionárias de 115A cada + 1 controlador de carga 15A. Liguei tudo em paralelo, fazendo 12V na saída dos painéis, devido à informação que me deram da perca que há com isso. Será que vale a pena voltar pro ajuste normal em 24V? Outra dúvida é se esse equipamento (6 rockets M5) está dimensionado pra essa configuração de painéis + baterias que estou usando? Me falem a opinião de vocês...
    Abraços. Julio. Obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Bom dia amigo eu uso 02 Rocket M5 mais dois paineis e controlador de phocos de 15A 24 volts o que seria aconcelhavel para o seu caso, jamais faça essa mudança que o seu amigo solicitou.

  6. #6

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Ola amigo CBJULIO.

    Conforme o LEONIR falou, jamais faça essa mudança.

    Vc disse ter 6 Rockets em 2 paineis de 80, se os paineis forem da Kyocera, eles geram 25 AMPER por dia, e com isso vc teria no caso 50 AMPERES por dia usando os Módulos em Paralelo como mostra a Tabela abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TABELA_MODULO_SOLAR.jpg
Visualizações:	4274
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	28002


    Segundo a Tabela da UBNT Oficial, o Rocket trabalha com voltagem entre 10.5 a 25v (Tabela Anexo). Porem cada Rocket consume 8W/h (como mostra a Tabela Oficial), porem a preocupação maior seria com a AMPERAGEM, pois se vc dividir 8 (Wallt/hora) pela tensão que vc esta fornecendo (24v), vc teria 8/24=0,33 A/h de consumo em cada Rádio, ou seja, 0,33*6 = 1,98A/h (todos os 6 ligados) com isso vc teria 1,98*24 (o dia todo) = 47,52A/d (dia) de consumo. No caso vc está gerando 50A/h com os dois módulos então dessa forma está legal, porem sugiro um "gordurinha extra para garantir um pouco mais.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tabela_UBNT.jpg
Visualizações:	798
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	28003

    Se vc fizer com 12v, a conta seria 8/12=0,66A/h, isso vezes 6 Rockets é = 3,96A/h se multiplicado por 24h é = 95,04A/d, ou seja , os paineis nao gerarão o suficiente para alimentar os Rádios constantemente, a energia que faltar será "surgada" da Bateria e quando a mesma esgotar, vc ficará se comunicação.

    Amigo eu tenho uma solução dessa no meio de um canavial, funcionando a 1 ano, e está bem legal, nunca parou e tenho dado manutenção constante. Do modulo até a BAteria tem uns 20 Mteros, e eu nao tenho tido perda como voce citou acima, pegue um Multimetro e verifique se realmente tem perda, estou usando cabos de 10mm e nao tenho nenhum problema (Foto Anexo).


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00913.jpg
Visualizações:	616
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	28004



    Espero te contribuido de alguma forma!

    Abração!

  7. #7

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Olá amigos. Obrigado pelo retorno. Realmente é muito bom trocar informações. Me ajudaram muito.
    Sobre a questão de 12V para 24V, vou trocar seguindo a recomendação. Sobre a perda de energia, lá em cima não há muita.
    O cabo deve ter uns 45metros de distância. Utilizo cabo 6mm. Lá embaixo tá 12,8 e lá em cima tá 12,7. Isso é normal?
    Sobre os painéis vou ter que comprar outros, pois acredito que não conseguirá sustentar toda a carga, como vocês sugeriram.
    Agora esses cálculos eu não conhecia. Tenho que aprender a calcular certinho, pra não ter problemas da próxima vez.
    E sobre as baterias, serão suficiente? Aguentam até quantos dias sem sol? Acredito que mais 1 painel de 80 resolverá também, certo?
    Obrigado.
    Abraços.
    Julio.

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Citação Postado originalmente por MORKY Ver Post
    Ola amigo CBJULIO.

    Conforme o LEONIR falou, jamais faça essa mudança.

    Vc disse ter 6 Rockets em 2 paineis de 80, se os paineis forem da Kyocera, eles geram 25 AMPER por dia, e com isso vc teria no caso 50 AMPERES por dia usando os Módulos em Paralelo como mostra a Tabela abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TABELA_MODULO_SOLAR.jpg
Visualizações:	4274
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	28002


    Segundo a Tabela da UBNT Oficial, o Rocket trabalha com voltagem entre 10.5 a 25v (Tabela Anexo). Porem cada Rocket consume 8W/h (como mostra a Tabela Oficial), porem a preocupação maior seria com a AMPERAGEM, pois se vc dividir 8 (Wallt/hora) pela tensão que vc esta fornecendo (24v), vc teria 8/24=0,33 A/h de consumo em cada Rádio, ou seja, 0,33*6 = 1,98A/h (todos os 6 ligados) com isso vc teria 1,98*24 (o dia todo) = 47,52A/d (dia) de consumo. No caso vc está gerando 50A/h com os dois módulos então dessa forma está legal, porem sugiro um "gordurinha extra para garantir um pouco mais.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tabela_UBNT.jpg
Visualizações:	798
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	28003

    Se vc fizer com 12v, a conta seria 8/12=0,66A/h, isso vezes 6 Rockets é = 3,96A/h se multiplicado por 24h é = 95,04A/d, ou seja , os paineis nao gerarão o suficiente para alimentar os Rádios constantemente, a energia que faltar será "surgada" da Bateria e quando a mesma esgotar, vc ficará se comunicação.

    Amigo eu tenho uma solução dessa no meio de um canavial, funcionando a 1 ano, e está bem legal, nunca parou e tenho dado manutenção constante. Do modulo até a BAteria tem uns 20 Mteros, e eu nao tenho tido perda como voce citou acima, pegue um Multimetro e verifique se realmente tem perda, estou usando cabos de 10mm e nao tenho nenhum problema (Foto Anexo).


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00913.jpg
Visualizações:	616
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	28004



    Espero te contribuido de alguma forma!

    Abração!
    A primeira parte (do consumo simulado pela tabela UBNT que vc citou) , está correto. Porém , deve rever seus conceitos de consumo e a relação apresentada entre a equação - TENSÃO X AMPERAGEM = CONSUMO / POTENCIA (WATTS).
    Pois o determinante é o consumo proposto pela demanda nominal do equipamento.
    mesmo alternando os fatores, em condições normalizadoras, o consumo sempre será o mesmo, alterando proporcionalmente cada fator, seja a amperagem ou a voltagem, respectivamente.
    Portanto, não quer dizer que se mudar a voltagem, obrigatoriamente aumentará ou diminuirá o consumo, pois isto depende da demanda real.
    Sugiro, quando mudar a voltagem, medir diretamente o consumo com auxílio do multímetro, com o equipamento em trabalho.
    Pois os painés é que são determinantes na geração desta corrente.

  9. #9

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Amigo TenneT ,

    Axo que voce se confundiu no que eu escrevi, em nenhum momento eu citei " TENSÃO X AMPERAGEM = CONSUMO / POTENCIA (WATTS)", isso que vc afirmou.

    Eu apenas mostrei que o Rockte usa 8W e se ele pegar isso e DIVIDIR pela Tensão, ele tera o consumo do equipamento em AMPER.

    Em nenhum momento sugeri que Multiplicasse TENSÃO por AMPERAGEM. (recomendo que vc releia o Post).

    A Conta correta é:

    Potencia (W) / Tensão (V) = AMPERAGEM (A)

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Células solares tem capacidade nominal de energia em Watts ou amperagem - a única diferença se faz na aplicação (voltagem necessária) - que nesse caso pode ser determinada entre 10,25 até 25v (rocket m5).
    dois painéis de 80w - 12v, ligados em série, somarão a tensão (voltagem) - 2 x 12v = 24v.
    dois painéis de 80w - 12v, ligados em paralelo, somarão a amperagem, mantendo a voltagem (12v).

    quanto a fórmula - os fatores de uma equação podem passar de um lado para o outro da igualdade sem alterar o resultado, desde que ajustados os posicionamentos matemáticos.

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Espero ter ajudado em alguma coisa, quantos aos conceitos que adquiri e procurei repassar aqui. Desculpas aí por alguma coisa que possa ter parecido impróprio. Afinal, estamos aqui apenas trocando detalhes e conhecimentos para o enriquecimento de todos. Abraços.

  12. #12

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Amigos, obrigado pelas respostas.
    Mas resumindo então o que vocês falaram seria: não importa se está em 12V ou 24V. O desempenho vai ser o mesmo..se eu ligar em paralelo ou série vai fazer quase nenhuma diferença, pois seria como uma balança: se aumentar a tensão, diminuia a amperagem, ou se aumentar amperagem, diminuirá a tensão, mas os W consumidos seria teoricamente a mesma coisa, é isso?
    Só um comentário...Desliguei os paineis por 48 horas, e as baterias ficaram em 12V após esse tempo. Ou seja, aparentemente está suportando bem (pelo menos as baterias).
    Até mais.
    Julio.

  13. #13

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Amigos, obrigado pelas respostas.<br>Mas resumindo então o que vocês falaram seria: não importa se está em 12V ou 24V. O desempenho vai ser o mesmo..se eu ligar em paralelo ou série vai fazer quase nenhuma diferença, pois seria como uma balança: se aumentar a tensão, diminuia a amperagem, ou se aumentar amperagem, diminuirá a tensão, mas os W consumidos seria teoricamente a mesma coisa, é isso?<br>Só um comentário...Desliguei os paineis por 48 horas, e as baterias ficaram em 12V após esse tempo. Ou seja, aparentemente está suportando bem (pelo menos as baterias).<br>Até mais.<br>Julio.

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    48mt em 12 v é melhor subir em 24v pois assim a corrente é menor

    Exemplo prático pq a tensao sai de itaipú a 3 linhas de 13,8kv de 10 amperes

  15. #15

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Vou fazer esse teste em 24V. A lógica é essa mesmo. Obrigado pelo retorno amigo.
    Julio.

  16. #16

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    48mt em 12 v é melhor subir em 24v pois assim a corrente é menor

    Exemplo prático pq a tensao sai de itaipú a 3 linhas de 13,8kv de 10 amperes
    Exato, amigo - è isto que que estava dizendo no início. pois o determinante será o desempenho dos painéis em relação á bateria em sua capacidade de armazenamento. Enquanto na parte final so se saberia dizer, medindo na chegada ao equipamento em trabalho, com multímetro verificando o consumo efetivo.
    Por isto , para evitar perdas, procuro usar 12v com o cabo bom e o mais curto possível - para isto acomodando a bateria lá na torre mesmo.
    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Resume;

    Quanto maior a tensão menor a corrente!

  18. #18

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Maior tensão , significa realmente melhor eficiência (desde que necessária) - Mas tambem significa maior custo para a estrutura geradora. Imagine, ter que gerar até 36 ou 40 volts para ter que compensar a longa subida em um cabo e as consequentes perdas...!!!!
    Acho melhor gerar o necessário, e evitar perdas, correto amigos.
    Já no caso de uma RB- a demanda apresenta mais variáveis, até mesmo por causa do número de cartões, 2,4 ou 5,8ghz etc...
    Então, o melhor a se fazer é sempre medir o consumo efetivo, e observar o desempenho de cada equipamento. Pois as reservas nas baterias vão contar em muito nos períodos críticos (pouca luz, chuvas, nebulosidade, etc).
    abraços.

  19. #19

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Obrigado pelas respostas amigos. Quero fazer esses testes. Na verdade o único teste que sei fazer é medir a tensão das baterias. Quando estão bem carregadas, elas chegam a dar 13V! Mas esses dias deixei 2 dias desligados os painéis e cairam para 11,9V. Essa é a medição correta?
    E se eu quiser saber a diferença dos dois modos como vocês sugeriram (12 ou 24), como farei pra medir e saber qual vai funcionar melhor pra mim?
    Só fazer esse "desligamento" dos painéis por um determinado período e ver qual gastou mais as baterias, seria isso?
    Até logo.
    Julio.

  20. #20

    Padrão Re: Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar

    Citação Postado originalmente por cbjulio Ver Post
    Na verdade estou usando 2 painéis de 80W cada (160W total) + 2 baterias freedom estacionárias de 115A cada + 1 controlador de carga 15A. Liguei tudo em paralelo, fazendo 12V na saída dos painéis, devido à informação que me deram da perca que há com isso. Será que vale a pena voltar pro ajuste normal em 24V? Outra dúvida é se esse equipamento (6 rockets M5) está dimensionado pra essa configuração de painéis + baterias que estou usando? Me falem a opinião de vocês...
    Abraços. Julio. Obrigado.
    Prezado Julio,

    Utilizamos o calculador automático da Tycon: http://tyconpower.com/learning_center/learning_center.htm

    Se você considerar 8W cada Rocket M5, precisaria de no mínimo 193W de painel.

    Confira! Lá mostra também a quantidade de baterias que você precisa.