+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    48mt em 12 v é melhor subir em 24v pois assim a corrente é menor

Exemplo prático pq a tensao sai de itaipú a 3 linhas de 13,8kv de 10 amperes
    Exato, amigo - è isto que que estava dizendo no início. pois o determinante será o desempenho dos painéis em relação á bateria em sua capacidade de armazenamento. Enquanto na parte final so se saberia dizer, medindo na chegada ao equipamento em trabalho, com multímetro verificando o consumo efetivo.
    Por isto , para evitar perdas, procuro usar 12v com o cabo bom e o mais curto possível - para isto acomodando a bateria lá na torre mesmo.
    Abraço.

2. Resume;

Quanto maior a tensão menor a corrente!

3. Maior tensão , significa realmente melhor eficiência (desde que necessária) - Mas tambem significa maior custo para a estrutura geradora. Imagine, ter que gerar até 36 ou 40 volts para ter que compensar a longa subida em um cabo e as consequentes perdas...!!!!
    Acho melhor gerar o necessário, e evitar perdas, correto amigos.
    Já no caso de uma RB- a demanda apresenta mais variáveis, até mesmo por causa do número de cartões, 2,4 ou 5,8ghz etc...
    Então, o melhor a se fazer é sempre medir o consumo efetivo, e observar o desempenho de cada equipamento. Pois as reservas nas baterias vão contar em muito nos períodos críticos (pouca luz, chuvas, nebulosidade, etc).
    abraços.

4. Obrigado pelas respostas amigos. Quero fazer esses testes. Na verdade o único teste que sei fazer é medir a tensão das baterias. Quando estão bem carregadas, elas chegam a dar 13V! Mas esses dias deixei 2 dias desligados os painéis e cairam para 11,9V. Essa é a medição correta?
    E se eu quiser saber a diferença dos dois modos como vocês sugeriram (12 ou 24), como farei pra medir e saber qual vai funcionar melhor pra mim?
    Só fazer esse "desligamento" dos painéis por um determinado período e ver qual gastou mais as baterias, seria isso?
    Até logo.
    Julio.

5. Citação Postado originalmente por cbjulio Ver Post
    Na verdade estou usando 2 painéis de 80W cada (160W total) + 2 baterias freedom estacionárias de 115A cada + 1 controlador de carga 15A. Liguei tudo em paralelo, fazendo 12V na saída dos painéis, devido à informação que me deram da perca que há com isso. Será que vale a pena voltar pro ajuste normal em 24V? Outra dúvida é se esse equipamento (6 rockets M5) está dimensionado pra essa configuração de painéis + baterias que estou usando? Me falem a opinião de vocês...
    Abraços. Julio. Obrigado.
    Prezado Julio,

Utilizamos o calculador automático da Tycon: http://tyconpower.com/learning_center/learning_center.htm

Se você considerar 8W cada Rocket M5, precisaria de no mínimo 193W de painel.

Confira! Lá mostra também a quantidade de baterias que você precisa.

Tópicos Similares

1. Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3
    Por rafaelnikodem no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 6
    Último Post: 03-02-2017, 20:16
  2. Respostas: 74
    Último Post: 04-02-2013, 16:07
  3. base station + rocket m5 + painel 20dbi
    Por caffecia no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 19-01-2012, 00:17
  4. base station + rocket m5 + painel 20dbi