Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Ola Boa noite

    Estou precisando da ajuda de voces
    Tirei minha licença Recentemente e agora na ultima visita anatel fui autuado novamente
    por causa do tal RELATORIO DE CONFORMIDADE.

    Esse Relatorio é onde dis que na soma das frequencias usadas dando um certo calculo que não tenho a minima ideia de como fazer
    diz que esta dentro dos parametros anatel e que não fazem mal a saude...
    Esse laudo Radiometrico ou relatorio de conformidade é geralmente feito pelo engenheiro da empresa mas meu engenheiro não é de telecomunicações e não tem a minima ideia de como preceder com esses calculos...

    Resumindo tenho um prazo a apresentar a ANATEL e tambem esse relatorio tem que estar enquadrado e exposto na empresa para que seus clientes vejam assim com a licença...

    Gostaria de saber se alguem sabe como fazer ou se tem algum modelo poste ai para que temos uma noção

    Grato a todos que ajudarem
    Fiquem com DEUS...

  2. #2

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    eu só sei que tem uma tal de IERP que o calculo da soma dos Dbi das antenas, com os DBi dos Radios e dos Cabos!!

  3. #3

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Olha,

    Terá de contratar um engenheiro. É obrigatório ser feito por engenheiro, assinado por engenheiro e emitido a respectiva ART no CREA. Precisando entre em contato.

  4. #4

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    Terá de contratar um engenheiro. É obrigatório ser feito por engenheiro, assinado por engenheiro e emitido a respectiva ART no CREA. Precisando entre em contato.

    Nosso unico problema é os calculos ...Pela questão do relatorio e assinatura meu engenheiro faz e assina
    sómente os calculos que não sabemos...

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    acompanhando, eu tirei a minha tambem recentemente e nao me pediram isto, mas vou ficar de olho.

  6. #6

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    acompanhando, eu tirei a minha tambem recentemente e nao me pediram isto, mas vou ficar de olho.
    Cuidado amigo porque quando se tira a Autorga ou a licença eles não pedem
    mas é norma por voce trabalhar com Irradiação...

    exposto em uma parede onde seus clientes possam ver ..
    sua licença e o Laudo radiométrico...

  7. #7

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Para os colegas:

    Essa ANATEL tá de brincadeira.
    Aki na cidade que moro, tem pelo menos quatro empresas completamente irregular, para começar não tem licença SCM. Os ficais da ANATEL vem aki e nada fazem. O máximo que aconteceu foi que uma dessas empresas foi multada em 3k reais e continuou operando normalmente.....rsrsrsrs.

  8. #8

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Que raios de engenheiro que não sabe fazer um simples cálculo de E.I.R.P.????

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    Nosso unico problema é os calculos ...Pela questão do relatorio e assinatura meu engenheiro faz e assina
    sómente os calculos que não sabemos...

  9. #9

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    EIRP é simples:

    Potencia do Rádio em dBm + ganho da antena em dBi - perda cabos - perda conectores = EIRP

    Para cada metro de cabo RG213, considere 1 dB de perda
    Considere .25 dB para cada conector


    Para maiores detalhes sobre cenários de EIRP, consulte a resolução 506 da ANATEL.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    Cuidado amigo porque quando se tira a Autorga ou a licença eles não pedem
    mas é norma por voce trabalhar com Irradiação...

    exposto em uma parede onde seus clientes possam ver ..
    sua licença e o Laudo radiométrico...
    o calculo em parte e simples mas onde vejo isto na anatel, tem algum formulario para preencher? por que sinseramente esta por fora disto.......obrigado por me alertar.

  11. #11

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    existe algum equipamento que faça essa medição ou é tudo na mão mesmo atravez de calculos?? (OBS: isso é só curiosidade pq nunca vi a anatel fazendo isso)

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    eu tive quase o mesmo problema, mais não com a ANATEL, foi com a prefeitura que me pediu, ai contatei uma empresa que faz isso, para as grandes operadores tipo a TIM,VIVO,OI, Telefonica entre outras, a unica coisa que ele me informou os valores na seguinte ordem, LAUDO RADIOMETRICO 915,00, caso tenha que mandar o tecnico para fazer o analise ai é 2.950,00, caso tenha que mandar assistente tecnico em Juizo fica por 4.980,00.
    Quanto a pergunta do nosso amigo que quer saber onde esta escrito isso procura pela Resolução 303 da ANATEL.

    caso queira saber mais detalhe sobre a empresa me manda um MP, que mando mais informação, só não coloco aqui, porque não estou autorizado e nem sei se é permitido.

  13. #13

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Então pessoal estou com tudo em onden LICENÇA....SICI....DECLARAÇÕES....CONTRATOS...0800....SECRETARIA ELETRONICA...ETC...
    MAS NÃO SABIA DESSE RELATORIO... fui autuado e não só preciso enviar a anatel como também preciso expor esse laudo para que meus clientes vejam...

    Agradeço a todos que tentaram ajudar mas fico na mesma...
    até o momento só apareceram engenheiros e pessoas mandando email particular
    querendo cobrar para fazer...

    não é possivel que ninguem possa compartilhar...
    Que DEUS Abençoe a todos que se dispuseram...

  14. #14
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    Então pessoal estou com tudo em onden LICENÇA....SICI....DECLARAÇÕES....CONTRATOS...0800....SECRETARIA ELETRONICA...ETC...
    MAS NÃO SABIA DESSE RELATORIO... fui autuado e não só preciso enviar a anatel como também preciso expor esse laudo para que meus clientes vejam...

    Agradeço a todos que tentaram ajudar mas fico na mesma...
    até o momento só apareceram engenheiros e pessoas mandando email particular
    querendo cobrar para fazer...

    não é possivel que ninguem possa compartilhar...
    Que DEUS Abençoe a todos que se dispuseram...
    no meu caso, que era a prefeitura local, eu apenas imprimi o relatorio que recebi informando que não tinha necessidade para o meu caso que sou pequeno, ai a prefeitura me liberou o documento que esta faltando.

  15. #15

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    no meu caso, que era a prefeitura local, eu apenas imprimi o relatorio que recebi informando que não tinha necessidade para o meu caso que sou pequeno, ai a prefeitura me liberou o documento que esta faltando.

    Mo meu e de todos que possuem Livença Scm Nacional Anatel é obrigatorio.

  16. #16

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    o bom seria uma boa alma colocar um documento de modeloa aqui...

  17. #17
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    O Relatório de Conformidade vc não precisa mandar pra ANATEL.

    Vc manda uma declaração assinada pelo representante da empresa Autorizada juntamente com o engenheiro que fez o Relatório que eles estarão nas estações em caso de fiscalização da agência.

    A Anatel não estava cobrando este documento, mas agora parece que resolveram cobrar.

    Outra coisa, como o limite estabelecido pela Resolução 303/02 foram superdimensionados, não há a necessidade de medição em loco (o que é mais caro). Como não chegam a 2/3 do estabelecido, basta o cálculo teórico (Memorial de cálculo, declaração e ART do serviço), que fica mais em conta.

    Quem precisar, estou a disposição,

    Abs

  18. #18

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    a esta claro como fazer as contas e tudo mais, mas sera que alguem teria um modelo para postar aqui, assim ficaria mais facil... Pois meu projeto por exemplo, praticamente eu quem o fez, meu engenheiro é muito copetente, mas mora logem de minha cidade e praticamente so assinou

  19. #19
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    a esta claro como fazer as contas e tudo mais, mas sera que alguem teria um modelo para postar aqui, assim ficaria mais facil... Pois meu projeto por exemplo, praticamente eu quem o fez, meu engenheiro é muito copetente, mas mora logem de minha cidade e praticamente so assinou
    Então ele deve saber fazer...

  20. #20

    Padrão Re: Laudo Radiométrico ou Relatório de Conformidade

    1º - Ola boa tarde senhores o Topico foi criado com Intuito de informar
    aos amigos que a ANATEL esta cobrando este laudo,
    e não é de um ou outro e sim de todos...

    2º - Não vamos entrar em discuções sobre qual engenheiro é capaz ou não
    ou se é facil ou não...se fosse tão facil eu ja estava com o meu pronto...
    (Bom facil é ja aparecerem uns 10 me oferecendo o serviços por R$ 800,00....R$ 1.000,00
    assim é facinho, é só pagar..rsss)


    Mas ainda acredito que ira aparecer uma boa alma aqui colocando algum modelo
    se não aparecer de qualquer forma Obrigado a todos que colaboraram
    Que DEUS abençoe...